ANDREAS SCHMITTEN ESCULTURAS

Andreas Schmitten, nascimento, 2022, foto: Michael Richter

Andreas Schmitten trata do antropomorfismo e das personificações materiais. As suas novas esculturas convidam a pensar no readymade de Duchamp a partir da perspectiva do século XXI.
 Exploram enigmaticamente as relações entre as formas escultóricas e humanas, entre o corpo, os objetos simbólicos e os rituais. 
A exposição de Andreas Schmitten inclui onze obras que podem ser vistas no pavilhão de exposições superior, na villa e no parque de esculturas Waldfrieden. Nascimento (2021), O Outro (2021), Intangíveis (2021) e Nascimento(2021) partem das formas básicas do vaso, fonte ou bacia e as fundem com partes do corpo humano. À primeira vista, parecem ser de porcelana, mas na verdade são de bronze e pintados de branco. O acabamento do material é muito alto e as superfícies dessas esculturas fundidas foram cuidadosamente lixadas, envernizadas e enceradas para obter a impressão de novidade que Schmitten busca. Os moldes de bronze oferecem uma coerência formal, detalhes e durabilidade inigualáveis ​​por suas tentativas anteriores de cerâmica e resina de poliéster. Em uma conversa recente sobre seu trabalho, ele comentou: "Cada centímetro de superfície recebe muita atenção", e acrescentou: "A maior parte do meu trabalho não revela de que material são feitos. Não há 'justiça material' aqui”
Essas esculturas perfeitas não foram apenas produzidas com cuidado meticuloso, mas também projetadas com muito cuidado. O alto nível de controle e precisão é impressionante e uma característica fundamental da arte de Schmitten em geral. Schmitten não é apenas um fazedor, mas também um pensador – um artista com formação em artes liberais e formação artística (ele estudou filosofia na Heinrich Heine University por cinco anos, onde despertou seu interesse pelos escritos de Gilles Deleuze, e frequentou seis anos a Academia de Arte de Düsseldorf). Curiosamente, Schmitten já era um construtor de modelos muito talentoso quando criança e depois transformou esse trabalho em profissão por um curto período de tempo. 

Texto: Jon Wood (trecho)  
Tradução: Barbara Hess

 

Fotografia: Teresa Palmira Hoffbauer 

Kommentare

  1. Gosto do que me parece ser uma ou duas conchas.
    Quanto à(s) outra(a) escultura(a), vou pesquisar. Interessam-me. ;)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/14/2022

      Andreas Schmitten vive e trabalha entre Düsseldorf e Neuss.
      As suas obras multidisciplinares e diversificadas transitam entre desenho, escultura e instalação. Ele se preocupa com questões sobre os seres humanos, a sua história, os objectos aparentemente mundanos e funcionais que eles criam e as estruturas culturais que resultam das suas ações.

      A escultura da minha fotografia chama-se TOCHTER || FILHA.

      Löschen
  2. Gosto, particularmente da escultura figurativa
    a estilizada
    não me diz nada

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/15/2022

      Não interessa, se a escultura é figurativa ou estilizada, importante é a qualidade artística.

      Löschen
  3. Bronze pintado de branco é mesmo muito original tanto mais que o branco parece esmaltado.

    Abraço


    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/15/2022

      Na verdade são de bronze e pintados de esmalte branco.

      Löschen
  4. Muito bonito. Ah! E pensar que há quem possa comprar estas peças, por exemplo um xeque das arábias!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/15/2022

      Peças muitíssimo bonitas num parque, num museu ou no meu jardim.

      Löschen
  5. Desconhecia completamente o artista e da sua obra nunca vira nada.

    Te abraço com voto de bom fim de semana :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer10/15/2022

      Andreas Schmitten nasceu em 1980. Ele estudou filosofia e história da arte e depois mudou para a Academia de Arte de Düsseldorf, onde se formou como aluno de mestrado na aula de escultura de Georg Herold. Ele é um dos artistas de destaque da sua geração, representado por importantes galerias e premiado com o Prémio Falkenrot em Berlim em 2017.

      Abraço-te, São, com a alegria de te ver por aqui 💙

      Löschen

Kommentar veröffentlichen