A VIDA DOS OUTROS: FOTOGRAFIA DE EVELYN RICHTER


No outono de 2022, o Kunstpalast apresenta uma exposição abrangente sobre o trabalho de Evelyn Richter, que morreu em Dresden em outubro de 2021 aos 91 anos, é um dos fotógrafos mais importantes da Alemanha. Em 2020, ela recebeu o primeiro Prémio Bernd e Hilla Becher da cidade de Düsseldorf pelo trabalho de sua vida.


Num período criativo de mais de 50 anos, Evelyn Richter documentou os ambientes de vida da Alemanha Oriental de forma crítica e empática, sempre colocando as pessoas no centro das suas observações.
É a primeira apresentação detalhada da obra dela num museu no oeste da Alemanha.
A exposição apresenta todos os grupos centrais de obras da artista desde o início da sua carreira até à virada do milénio, incluindo ricas séries sobre visitantes de exposições em museus de Moscou a Colónia, sobre artistas e principalmente músicos em ação, sobre pessoas em trânsito, nos comboios e caminhos-de-ferro e na temática do trabalho, com Richter a centrar-se em particular nas mulheres.  Trabalhos aplicados de Richter também são mostrados, como o seu projeto do livro relevante sobre o tema do desenvolvimento da primeira infância, para o qual ela convidou outros conhecidos fotógrafos da Alemanha Oriental, de Helga Paris a Christian Borchert. Pela primeira vez, também é possível dar uma olhada em relatórios de pedidos não vistos anteriormente.
A exposição é complementada por material de arquivo, inclusive sobre a recepção da obra de Richter na Alemanha Ocidental.  O projeto é uma cooperação entre o Kunstpalast, Düsseldorf, o Museu de Belas Artes de Leipzig e o Arquivo Evelyn Richter da Ostdeutsche Sparkassenstiftung no Museu de Belas Artes de Leipzig.  Curadora da exposição em Düsseldorf: Linda Conze

Kommentare

  1. Por favor, mova as suas influências aí para ver se essa exposição vem a Lisboa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/03/2022

      Caso eu tivesse influência esta exposição ia para Museu de Arte Contemporânea de Serralves na cidade invicta.

      Löschen
  2. Faço minhas, as palavras do Luís

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/03/2022

      A minha resposta é a mesma que dei ao Luís

      Löschen
  3. Junto a minha voz ás duas que me antecedem, não por mim, que não estou em condições de me deslocar, mas por eles e por todos os meus compatriotas.
    Abraço, Teresa

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/03/2022

      O Museu de Arte Contemporânea de Serralves é a minha segunda casa, quando me encontro na cidade invicta, daí a minha escolha.

      Löschen
  4. Muito interessante. E assino por baixo os comentários que me antecedem.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/03/2022

      Uma exposição de fotografia muitíssimo interessante, que eu gostaria de visitar no próximo ano no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

      Löschen
  5. Não conheço o fotografo, mas irei procurar os seus trabalhos.
    Obrigado por este post.
    Bom fim-de-semana!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer11/03/2022

      Com a sua Leica ela fotografou muito »para a caixa«, ou seja, apenas para si mesma, não para o público. Não era o que as autoridades gostavam de ver: rostos cansados, trabalho duro em máquinas antigas, pessoas sem ilusões em preto e branco. A RDA morreu, mas a arte de Evelyn Richter sobreviveu. E seu olhar atento à realidade.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes

interlúdio musical