THOMAS HOUSEAGO — WE WITH NICK CAVE & BRAD PITT


Sara Hildén Art Museum tem o orgulho de apresentar a primeira exposição de Thomas Houseago nos países nórdicos. Thomas Houseago é um artista de renome mundial, conhecido por esculturas em gesso, vergalhões, bronze e madeira. Para esta exposição, o artista britânico também apresenta novas pinturas e esculturas em pau-brasil e gesso, inclusive respondendo a trabalhos na coleção da Fundação Sara Hildén, a escultura de Alberto Giacometti (1901–1966) Woman on a Chariot (1943, 1962).
Nos últimos dois anos, Thomas Houseago descobriu a pintura, que lhe ofereceu uma forma de libertação.
A exposição contará com suas pinturas expressivas em larga escala da série Visions, que ele produziu ao ar livre, com foco em temas como natureza, paisagem, unidade cósmica e ciclo da vida.
Para a Houseago, a criatividade é fundamental, comum a todas as pessoas e fluindo em todos nós.
Para esta exposição, o artista respondeu de forma radical ao convite para a exposição no
Museu de Arte Sara Hildén.
Ao incluir obras de seus associados criativos, ele introduz o conceito de WE, recontextualizando o conceito de criação original para desafiar a ideia do artista como um indivíduo solitário e celebrar uma abordagem mais coletivista. Houseago está apresentando sua própria escultura e pinturas ao lado de uma série de cerâmica de Nick Cave e esculturas de Brad Pitt. Cave e Pitt já são conhecidos nos seus respectivos campos de música e cinema, mas esta é a primeira vez que exibem as suas obras — peças que foram criadas durante um diálogo contínuo com Houseago.
Embora cada corpo de trabalho permaneça de autoria individual, sua apresentação sob o título coletivo reflete a natureza conectada das obras e seus criadores. WE é um conceito aberto que encoraja novas formas de pensar sobre o fazer artístico e o papel do artista solitário, que são menos sobre ideias nascidas exclusivamente de um único autor. Houseago vê WE como uma incorporação de todas as formas de arte e qualquer pessoa com quem ele possa se conectar criativamente. Com o objetivo final de espalhar esperança e inclusão, os parâmetros e participantes da WE podem se expandir, mas com seu início aqui com três figuras amplamente reconhecidas por seu talento individual, desafiando a necessidade de tais distinções, a mensagem da WE é enfatizada enfaticamente.
Houseago visa dar maior reconhecimento à miríade de elementos e interações humanas que alimentam a criação de cada obra de arte. Seu ateliê há muito é um lugar de interação e conversação, com espaços sociais embutidos de forma destacada em seu tecido, sua função e caráter físico serviram de base para Cast Studio (2018), uma escultura que foi palco de performance e fórum de discussão, que fica no centro da exposição no Museu de Arte Sara Hildén. As conversas e dinâmicas que alimentaram e seguiram o Cast Studio fazem parte da génese do WE.
Os processos escultóricos que deram origem ao trabalho de cada artista aqui, de diferentes maneiras, representam etapas de devir, transformação e transfiguração ao longo do tempo. Na obra de Nick Cave, essa transformação é mais literalmente transmitida por meio de uma série narrativa de estatuetas de cerâmica vitrificada que retratam a vida do Diabo em 17 estações, da inocência à experiência e ao confronto de nossa mortalidade. The Devil – A Life é o primeiro grande corpo de trabalho visual de Cave. Inclui 17 peças individuais que variam entre 15 e 50 cm de altura, cada uma feita à mão, pintada e esmaltada por Cave na Inglaterra, entre 2020 e 2022. Esteticamente a série acena para o interesse do artista pelas figuras vitorianas Staffordshire Flatback, das quais ele é colecionador . Cave foi assistido com a série por Corin Johnson.
Também apresentada em público pela primeira vez, uma série de obras escultóricas de Brad Pitt inclui – entre outras obras – um painel de gesso moldado representando uma cena narrativa de tiroteio, moldado a partir de múltiplas impressões do corpo humano, bem como uma série de plintos. montadas, esculturas em forma de casa moldadas em silicone transparente, cada uma delas baleada com um calibre diferente de munição, revelando sua trajetória e congelando emoldurando o movimento destrutivo. Outra estrutura da casa – a primeira escultura de Pitt, intitulada House A Go Go (2017) – é um composto de 46 cm de altura de pedaços de madeira grosseiramente.
Estou muito feliz e orgulhosa por Thomas Houseago ter decidido trazer o WE para Tampere. Também é emocionante experimentar um lado artístico novo e diferente de Nick Cave e Brad Pitt. WE transmite uma forte mensagem de trabalho em conjunto, criando algo novo e um senso de comunidade compatível com Tampere, pois a cidade é conhecida pela capacidade de mudar e tomar decisões ousadas em conjunto. A mensagem de fazer juntos e confiar uns nos outros é muito poderosa nestes tempos turbulentos, diz Anna-Kaisa Ikonen, directora de Tampere.

Kommentare

  1. .Por falta de bagagem não vou comentar

    Uma semana feliz
    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer9/20/2022

      Uma semana feliz seria uma visita ao Museu de Arte Sara Hildén.

      Löschen
  2. Por coincidência, também li esta manhã um artigo de um dos “media” locais sobre esta exposição que começou ontem na Filândia.
    Este escultor já está a viver nos Estados Unidos. Os “génios” têm a tendência de procurar novas e maiores oportunidades naquele país. Uma realidade indiscutível.
    Dá-me a impressão que a arte deste escultor talvez represente um pouco (ou talvez muito) as dificuldades que tem enfrentado na vida, do foro psicológico. Estou a especular. Terei que ler mais sobre ele.
    Quanto ao Brad Pitt... pois ele não é apenas uma cara bonita!!! : )
    O artista australiano não conhecia.
    Gostaria muito de ter a oportunidade de ir a esse museu.
    Quando leio textos transcritos, presto atenção se é escrito em português europeu ou português do Brasil, como é este caso, e se há termos que foram aportuguesados que os brasileiros gostam de usar, suponho para os facilitar. : )
    Neste encontrei “renomados” que nunca tinha ouvido. Habitualmente, nós diríamos “de renome” ou mesmo “afamados”. Estamos (eu) sempre a aprender. Mas ainda prefiro os termos em português europeu... se os encontrar.



    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Faltou um “n” em Finlândia! : (

      Löschen
    2. Teresa Palmira Hoffbauer9/20/2022

      Confesso que foi o Brad Pitt — um dos atores de cinema mais fortes e versáteis da nossa geração. Ele é em grande parte autodidata e esta exposição no Museu de Arte Sara Hildén é a primeira exposição pública do seu trabalho — que despertou o meu interesse para esta exposição. Realmente ele era a cara mais bonita cinematográfica.
      Agora está velhote: nasceu em 1963 em Oklahoma, EUA.
      Nick Cave é um artista e cantor e compositor.

      O outono 🍂 cultural alemão também não é para desprezar!!

      Löschen
  3. A fama como motor de arranque para novas viagens.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer9/20/2022

      Arrancar para novas viagens é um acto de sobrevivência, mesmo quando
      não temos a fama como motor de arranque.

      Löschen
  4. Quem diria que o Brad Pitt e o Nick Cave (vida trágica) tinham semelhantes talentos!!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer9/21/2022

      Uma surpresa e peras!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!