Darcy e Elizabeth: Amor entre orgulho e preconceito
No encontro de hoje do Círculo Literário, em Düsseldorf, escolhemos o clássico Orgulho e Preconceito || Pride and Prejudice o romance mais conhecido da autora britânica Jane Austen. A obra é um estudo contemporâneo da sociedade inglesa no início do século XIX. A família Bennet pertence à nobreza rural e vive em condições bastante modestas com duas mil libras por ano. A diferença social entre a família Bennet e a nobreza abastada é um ponto importante do livro, senão seu ponto central, a saber, a dificuldade de superar as diferenças de classe. Isso se aplica sobretudo ao relacionamento entre a segunda filha mais velha, Elizabeth, e o rico aristocrata Mr. Darcy, que determina o enredo agitado do livro e se refere ao seu título: Elizabeth tem preconceito contra Darcy que não quer admitir o seu amor por Elizabeth. Por trás dos conflitos individuais, é sempre reconhecível o conflito de classes, que nunca perde sua importância, e sempre transparece o interesse económico que orienta os personagens. Aprendemos que a renda anual de cada personagem do romance, é precisamente expressa em libras esterlinas. Por isso, um crítico americano chamou Jane Austen de „a primeira narradora marxista“, o que certamente é um exagero, mas mesmo quando „Orgulho e Preconceito“ caminha para um final feliz, a autora nunca perde de vista as „condições sociais“ e tece as suas críticas inteligentemente escondidas em histórias de amor. Jane Austen (1775-1817) veio de uma grande família de pastores na Inglaterra rural, ela foi a sétima de oito filhos. A família é educada e culta, então a jovem Jane desfruta de uma educação relativamente boa para essa época. Ela começou a escrever em tenra idade, prosa satírica, romances curtos e peças de teatro quando adolescente. Quando Jane Austen 1817 com 41 anos morreu, tinha publicado quatro romances, „Sense and Sensibility“, „Pride and Prejudice“, „Mansfield Park“ e „Emma“. „Northanger Abbey“ e „Persuasion“ têm uma publicação póstuma. Compreender em detalhes o que é inerente a todos nós, esse é o princípio poético de Monikas Maron. No romance "Z Zwischenspiel", os vivos e os mortos são reunidos numa dança de conflito. O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente a 1 de novembro em honra aos santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano. Neste dia é também o próximo encontro do Círculo Literário, em Düsseldorf. |
É um dos meus livros favoritos *-*
AntwortenLöschenAmo o humor de Jane Austen e a crítica social direta.
LöschenA Elizabeth fez um julgamento muito apressado sobre o Mr. D’Arcy e o bonitão, julgando-se superior aos demais daquela vila, transmitiu orgulho.
AntwortenLöschenE a estória teve um final feliz!! : )
O livro não é apenas sobre o amor de Elizabeth Bennet Fitzwilliam Darcy, mas sobretudo sobre a sociedade inglesa no início do século XIX. Jane Austen tece as suas críticas inteligentemente escondidas em histórias de amor.
LöschenTeresa, já mencionei que este livro foi lido e relido, e o filme com Colin Firth visto uma série de vezes aqui em casa com os meus filhos. Naturalmente foi debatido até à exaustão. Bem, exaustão é um exagero... nunca nos chegámos a cansar com este romance. : )
LöschenOrgulho e Preconceito de Jane Austen é uma obra literária clássica amplamente lida e estudada em todo o mundo. Considerado um dos textos mais famosos da época de Austen, o romance foi minuciosamente analisado especialmente em termos de seu contexto sociocultural vitoriano, onde a vida das mulheres e a felicidade futura dependem muito de bons casamentos. Desejando lançar mais luz sobre as técnicas persuasivas empregadas em diferentes propostas de casamento, examinamos três diálogos significativos: a proposta do Sr. Collins para Elizabeth Bennet, a primeira proposta do Sr. Darcy para Elizabeth Bennet e a proposta final do Sr. Darcy para Elizabeth Bennet. As descobertas sugerem que, na tentativa de manipular Elizabeth Bennet para aceitar as propostas, os personagens masculinos de Austen empregam diferentes técnicas persuasivas nos três diálogos. Curiosamente, as descobertas também sugerem outras implicações sobre o que o casamento deveria ser, o que contradiz completamente o ambiente sociocultural da era vitoriana.
LöschenA causa do público feminino ver no clássico uma história banal de amor são os inúmeros filmes. „Orgulho e Preconceito“ NÃO é „O Diário de Bridget Jones“.
Quando o livro “O Diário de Bridget Jones” foi lançado, a autora disse ter sido influenciada pelo “Orgulho e Preconceito”. E não foi por acaso que Colin Firth foi escolhido para a versão cinematográfica do mesmo.
LöschenApesar de Bridget ser uma mulher moderna e independente, também ela sente a pressão social para arranjar um parceiro. : )
Daqui a duzentos anos ninguém lê „O Diário de Bridget Jones“.
LöschenNinguém sabe quem foi Helen Fielding.
„Orgulho e Preconceito“ assim como toda a obra literária de Jane Austen são clássicos da Literatura Mundial que continuaram a ser lidos pelos amantes de boa literatura.
Só o li muito recentemente por insistência da senhora aqui de casa e confesso que gostei, apesar de conhecer as adaptações que foram feitas para o écran, mas não há nada como ler o livro e apreciar o belo rendilhado das palavras!
AntwortenLöschenContinuação de boas leituras:-)
Desejo-lhe uma boa semana!
Muito boa noite!
Aprecio muito a ironia incomparável, o humor sutil e a perspicácia de Jane Austen.
LöschenAs adaptações cinematográficas reduzem a obra literária da escritora britânica
a histórias de amor banais.
Vou ler Jane Austen. É desta!
AntwortenLöschenObrigada Teresa daí, pelas boas dicas literárias.
Beijo. 💚
Jane Austen é uma das mais importantes escritoras britânicas de todos os tempos,
Löschenque publicou os seus romances anonimamente sob o título »by a lady«.
As principais obras de Austen, como Orgulho e Preconceito e Emma, estão entre os
clássicos da literatura inglesa. A sua obra literária concentra-se na turbulência interna
das jovens da alta burguesia rural, que estão presas entre as expectativas da nobreza
e sua própria ideia de felicidade.