A GÉNESE DO AMOR




Talvez um intervalo cósmico

 a povoar, sem querer, a vida: 
talvez quasar que a inundou de luz,
 retransformou em matéria tão densa
 que a cindiu,  
a reteve, suspensa,
 pelo espaço –  

Eram formas cadentes

 
como estas:

  Imagens como abóbadas de céu,
 de espanto igual ao espanto em que nasceram
  as primeiras perguntas sobre os deuses,
  o zero, o universo, 
a solidez da terra, redonda e luminosa,
 esperando Adamastores que a domestiquem,
 ou fogos-fátuos incendiando olhares,
 ou marinheiros cegos, ávidos de luz,
  da linha que, em compasso,
  divide céu e  

mar  

Quasar é pouco, porque a palavra rasa  
o que a pele descobriu. E a pele
  também não chega:
  pequeno meteoro em implosão  

Estátua em lume, talvez,
 à espera, a paz (ainda que haja ausente
  crença ou fé), e, profano, o desenho
  desses estranhos bichos,
semi-monges, malditos,
 deslumbrados, 
e uma visão, talvez,
  na penumbra serena de algum  
claustro  

Talvez assim tivesse algum  
sentido

Kommentare

  1. Este poema não conhecia.
    Perdemos uma excelente criadora no nosso mundo das letras.
    Deixei lá no meu espaço o nome de mais dois escritores alemães que também conheço.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym8/06/2022

      Sabias que a Ana Luísa Amaral era professora da Faculdade de Letras do Porto e membro do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, onde se dedicava às áreas de poéticas comparadas e estudos feministas?!

      Sobre os escritores alemães, que li no teu blogue, falamos mais tarde.

      Löschen
    2. Sabia tudo isso!

      Abraço

      Löschen
    3. Teresa8/06/2022

      Desculpa, Leo, mas aproveito os comentários para fornecer alguns dados sobre a sua biografia. Receio que a nossa amiga Janita também se irrite com a minha intromissão.

      Löschen
    4. Não me irritei, apenas fui lacónica!
      Ninguém anda por aqui para se irritar, querida Teresa, fazes bem em ser explicativa há sempre dados que falham e todos aprendemos com todos.

      Abraço

      Löschen
    5. Teresa8/07/2022

      Parece que engoli a colher da sabedoria, quando em vez de concordar ou agradecer os comentários, dou informações. Descendente de professores do lado materno.

      Löschen
  2. Fiquei surpreendida. Desconhecia que esta autora tivesse já partido e não conhecia, de todo, essa sua faceta de artista plástica, Teresa.

    Abraço!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym8/06/2022

      Ana Luísa Amaral morreu na noite de sexta-feira, 5 de agosto, aos 66 anos, vítima de cancro.

      Quanto à minha faceta de artista plástica, lembrei-me de uma professora de desenho, com quem tinha longas conversas sobre arte, que me dizia tristemente: „Teresinha, é uma pena que não tenhas o mínimo talento artístico.“

      Löschen
    2. Nos tempos atuais seria repreensível que uma professora dissesse isso a uma aluna.

      Löschen
    3. Teresa8/06/2022

      Catarina, ela disse simplesmente a VERDADE.
      A minha professora de piano disse o mesmo, quando eu tinha seis anos. Verdades nunca me causaram desgosto.

      Löschen
    4. : ) Não tenho mais nada a dizer sobre as nossas opiniões divergentes....

      Löschen
    5. Anonym8/07/2022

      Eu compreendo o teu ponto de vista, Catarina.
      Como eu não tinha ambições artísticas, era somente a minha professora
      que lamentava a minha falta de talento. De qualquer maneira, eu prefiro
      uma verdade brutal do que uma mentira piedosa.

      Löschen
    6. Nós estamos a falar sobre professores e alunos. Os professores não mentem nem desmotivam. Os professores supostamente têm uma boa capacidade de comunicação, encorajam, incentivam os alunos dando-lhe um feedback positivo. : )
      Até os adultos se ressentem e podem perder um pouco da sua auto-estima com verdades “nuas e cruas”. Outros não... Eu sinto-me absolutamente à vontade para dizer que não tenho jeito absolutamente nenhum para tocar piano (ou qualquer outro instrumento). Só o oiço quando os meus filhos me vêm visitar. Em junho, quem se divertiu imenso com as teclas do piano foi o meu tesouro de dois anos. A de 4 anos observou e também tentou. São daqueles momentos que não queremos esquecer. : )

      Löschen
    7. Escrevi um comentário longo. Ou me esqueci de clicar em "enviar" ou desapareceu.

      Löschen
  3. Poema deslumbrante que me fascinou ler. Bela imagem que o ilustra.
    .
    Feliz fim de semana… abraço poético
    .

    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa8/06/2022

      Ana Luísa Amaral, a poetisa mais popular de Portugal e uma das grandes poetisas do nosso tempo, nasceu em Lisboa, mas desde os nove anos que vivia no Porto e em Leça da Palmeira.

      Löschen
  4. Uma poesia de alta qualidade. É perante a superioridade destes poetas que nós nos achamos apenas vulgares. Terminou a sua obra em alta.
    Curvo-me à sua memória.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa8/06/2022

      Curvo-me à memória de Ana Luísa Amaral como MULHER e POETA.

      Löschen
  5. Uma excelente tradutora também, nunca é demais recordar e que na Antena 2 da RDP conversava de forma tranquila e apaixonante com o ouvinte, confesso que era um gosto escutar a sua paixão pelas letras que navegam quase esquecidas neste estranho milénio.
    Belo post!
    Desejo-lhe um bom fim-de-semana!
    Muito boa tarde!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa8/06/2022

      Estudiosa da obra de Emily Dickinson e referência internacional no campo dos Estudos Feministas, conta com uma importante obra realizada no campo académico, da qual se destaca o ensaio Dicionário da Crítica Feminista, em coautoria com Ana Gabriela Macedo.

      Löschen
  6. Gosto desta poeta, sabia que nasceu em Lisboa, e que vivia em Leça da Palmeira, mas não soube que partiu ontem. Ana Luísa Amaral foi uma da primeiras poetas que postei no "A mulher e a poesia" em 2008 e como deve saber procuro sempre a biografia das poetas que por lá estão.
    Abraço, saúde e bom domingo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa8/07/2022

      Conheci a sua obra poética ainda em Portugal e adorei imediatamente
      o seu tom feminino obstinado.

      Löschen
  7. Fiquei com o olhar preso na criativa ilustração
    nem deu para saborear o poema
    mas admito que valha a pena

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa8/07/2022

      É difícil encontrar imagens que sintonizem com a poesia de Ana Luísa Amaral.
      Quase que me envergonhei de publicar a minha imagem para ilustrar uma pérola
      da poesia portuguesa.

      Löschen
  8. Só agora vi a autoria da imagem. Nada desprezível, diria até que há uma intencionalidade no abstraccionismo que mostra maturidade artística. Gostava de ver mais para fundamentar esta minha ideia.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa8/07/2022

      Luís, eu sou uma nulidade no campo artístico.
      A imagem é uma fotografia desfocada que eu trabalhei digitalmente.

      Löschen
    2. Essa é também uma actividade artística.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon