Rock Strangers || Rochas estranhas


“Ao confrontar as pessoas com o poder da natureza, quero reiniciar o diálogo sobre nossa percepção urbana. Perdemos o contato com a natureza e enchemos nossas cidades de zonas cinzentas artificiais. Devemos fazer melhor do que isso e tornar nosso espaço público diversificado novamente.”
Arne Quinze

Arne Quinze desenvolveu um grupo de esculturas chamado Rock Strangers para a cidade de Ostende.
É a primeira instalação metálica de Arne Quinze, com 100 metros de diâmetro, fez parte da seleção oficial da Beaufort04, a Trienal de Arte Contemporânea da costa belga.
Em 2012, Arne Quinze instalou a escultura “Rock Strangers” na costa da Bélgica em Ostende. Ostende, que significa 'extremo leste' na língua flamenga, tem uma história de atrair uma população muito diversificada. Devido à sua localização geográfica, ao longo do tempo, pessoas de todo o mundo desembarcaram.  
A emigração é um tema que Arne Quinze e o seu estúdio vêm investigando há anos. Estudar o fluxo humano pelas cidades de todo o mundo é o ponto de partida para muitas das suas instalações de arte pública. Isso o ajuda a determinar onde intervir e causar o maior impacto.










Kommentare

  1. Uma bonita escultura, se é que é. Mas parece :)
    -
    Beijos, bom fim de semana.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/23/2022

      É uma imensa instalação metálica, que desilude absolutamente!!

      Löschen
  2. Pensei primeiro o que li depois, que seria desconcertante encontrar de repente na cidade algo assim - gostei da crítica sobre a obra, apesar de ter frequentado um curso em Serralves continuo com dificuldades para interpretar a arte contemporânea

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/23/2022

      O artista flamengo Arne Quinze queria quebrar a monotonia da paisagem urbana de Ostend.
      A sua instalação de arte era destinada a aproximar as pessoas e obrigá-las a deixar
      a sua zona de conforto. Não sei até que ponto que as onze caixas de ferro amassadas avermelhadas de tamanhos variados concretizam a visão do artista.

      Löschen
  3. A cor faz logo com que as pessoas parem e reparem na estranheza da obra.
    Penso que seja um dos objectivos do escultor, dar uma nova visão da cidade.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/23/2022

      Rock Strangers gera o sentimento de estranhamento por causa de sua cor laranja elétrica.
      Com as suas esculturas monumentais Arne Quinze busca o confronto com o público.
      Ele considera o seu trabalho como um estudo sobre como experimentar a vida e como as pessoas em geral experimentam as suas vidas.

      Löschen
  4. Para mim o valor artístico é relativo. Não faz o meu género. Mas... que parece fornecer boa sombra as fotos mostram que sim.

    Feliz fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/23/2022

      Antes de visitar Ostende vi uma fotografia de Rock Strangers. Gostei e fiquei curiosa em ver a instalação de arte de Arne Quinze. Quando a vi, fiquei desiludida. Não foram as onze caixas de ferro de cor vermelho-alaranjada que me incomodaram, foram sim, as pessoas à sua volta, especialmente as sentadas junto às esculturas para se protegerem do sol. Contudo, concordo que Rocks Strangers estimula a abertura e traz à tona diferentes visões e grupos da sociedade.

      Löschen
  5. Não conhecia o artista, mas este conjunto de obras que nos mostra no post, certamente provocam uma reflexão em quem as vê, por mais simples que seja.
    Bom fim-de-semana!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/23/2022

      Concordo com Arne Quinze quando diz que muitas cidades do mundo parecem iguais, embora estejam localizadas em continentes diferentes. Encontramos prédios idênticos ou as mesmas ruas. Não se detecta diferenças. Construir instalações em grande escala faz com que as pessoas se sintam pequenas como seres humanos, e comecem a fazer perguntas sobre qual é a função deles neste planeta. Pessoalmente acho-a "obra de arte" esteticamente feia e de grandes dimensões, bloqueando a vista para o mar do norte.

      Löschen
  6. Parece que fazem boa sombra...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/23/2022

      Embora eu não gostasse do fluxo humano junto às esculturas, esse fluxo humano cumpre a visão política e social de Arne Quinze. Estudar o fluxo humano pelas cidades de todo o mundo é o ponto de partida para muitas de suas instalações de arte pública.

      Löschen
    2. Dizes num comentário acima que o seu objetivo é fazer com que as pessoas se sintam pequenas. Há certas situações que estão fora do nosso controlo e em que nos sentimos impotentes e nos associamos ou pensamos na tal “pequenez”. Não sei se me agrada que um escultor (neste caso) tenha essa intenção quanto a mim.
      Isto sou eu a pensar em voz alta. : )

      Löschen
    3. Anonym7/24/2022

      A instalação metálica de Arne Quinze, com 100 metros de diâmetro, faz-nos sentir insignificantes e obriga-nos a refletir sobre a nossa insignificância. Esta obra de arte levanta questões. É um marco que nos lembra ousar pensar diferente. Embora ache a "obra de arte" esteticamente feia, não me deixou indiferente.

      Löschen
    4. Aí está! Eu não me considero insignificante.
      Isto daria pano para mangas... :)

      Löschen
    5. Anonym7/24/2022

      O sentimento de insignificância frente ao universo faz de mim um ser humano melhor?!
      Tu tens razão, Catarina, uma discussão sobre a insignificância daria pano para mangas …

      Löschen
  7. Interessante o formato e a cor forte das obras, mas dificilmente conseguiria entendê-las, se não tivesse lido a sua explicação.
    Abraço, saúde e continuação de boas férias.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/24/2022

      Uma cidade à beira-mar, no fim da terra. Muitos acabam aqui e nunca mais saem.
      Elementos estranhos aparecem e contribuem para a 'multi'-sociedade, na qual
      Ostende se está a transformar. A escultura “Rock Strangers” incorpora essas ideias
      e visa provocar o espectador a dar resposta aos problemas que hoje enfrentamos.

      Não considero de férias a minha viagem a Ostende.
      Férias foram as três semanas na Itália 🇮🇹

      Löschen

Kommentar veröffentlichen