Andrei Kurkov: "Abelhas cinzentas"


O encontro do Círculo Literário teve um lugar ao sol no terraço requintado da Marianne,
que mora na cidade de Duisburg. 


Com o seu último romance "Abelhas Cinzentas" Andrej Kurkow aventura-se em território politicamente explosivo: o seu tema é o sofrimento da população civil no leste da Ucrânia, em cujas costas o conflito está sendo travado. Com grande clareza e atenção aos detalhes, o autor conta a vida cotidiana tediosa e com risco de vida de pessoas pequenas que têm a infelicidade de viver na área de fronteira contestada com Donetsk e, assim, ficarem presas nas linhas de frente. 
Embora o autor ucraniano pertença à população ucraniana de língua russa e escreva os seus romances em russo, ele é um crítico persistente da política de Vladimir Putin para a Ucrânia. Ele o acusa de alimentar uma guerra civil latente no lesta da Ucrânia, nas regiões separadas de Lugansk e Donetsk, para desestabilizar o país.
O livro é sobre um apicultor chamado Sergey Sergeyich que vive na „zona cinzenta“ de Donbass, entre áreas controladas pelos militares ucranianos e aquelas nas mãos de separatistas apoiados pela Rússia.

Confesso que não me apeteceu ler um livro sobre a Ucrânia durante as minhas férias na Itália.
Leio-o mais tarde. 



Para o próximo encontro do Círculo Literário em Düsseldorf, no dia 30 de setembro de 2022, escolhemos o clássico Orgulho e Preconceito || Pride and Prejudice o romance mais conhecido da autora britânica Jane Austen. A obra é um estudo contemporâneo da sociedade inglesa no início do século XIX.

Kommentare

  1. Surpreende-me que “Orgulho e Preconceito” tenha sido escolhido. Um livro lido, relido e analisado ao mínimo pormenor. Suponho, então, que os membros do vosso Clube de Leitura nunca tivessem partilhado opiniões entre si. Mas palpito que todos/todas vós já o tivessem lido. : )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/01/2022

      A Marianne comprou a nova edição da obra de Jane Austen e pediu para escolhermos um dos romances para o próximo encontro. Eu meti logo a colherada, dizendo que „Orgulho e Preconceito || Pride and Prejudice“ é o melhor romance. Curiosamente, a maioria dos membros do Círculo Literário não conhece a obra a escritora britânica. Eu estudei filologia germânica (curso para meninas burras) os outros membros estudaram engenharia, gestão, económicas e financeiras, cursos que têm mais hipóteses do que o meu. Querem que eu apresente o livro 📕 Aceito o desafio e tenciono virar o romance de pernas para o ar e apresentar uma análise literária moderna.

      Löschen
  2. Sendo assim, se nenhuma dos membros do clube o leu, eu também o teria escolhido.
    É um clássico que todas devem ler. : )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/02/2022

      Um clássico que mostra que ninguém é perfeito, nem mesmo o amor ❤️

      Löschen
    2. Esqueci-me de acrescentar que gosto muito da tua fotografia. : )

      Löschen
    3. Anonym7/02/2022

      E eu esqueci-me de te perguntar se já leste algum livro do escritor ucraniano.
      Quanto à fotografia é produto de uma bela coincidência.
      Admirava e fotografava o artístico e maravilhoso terraço da Marianne, quando reparei que num malmequer branco repousou uma abelha 🐝

      Löschen
    4. Não, nunca li nenhum livro dele. Na verdade, nem me recordo de alguma vez ter ouvido falar deste escritor. Acabei de ver que a biblioteca tem “As Abelhas Cinzentas” mas em papel. Apenas dois no formato digital: “Penguin Lost” e “Death and the Penguin”. Acabei de requisitar este último. Têm 6 exemplares e uma lista de espera com 30 nomes, o que quer dizer que tem tido bastante sucesso.

      Löschen
    5. Anonym7/02/2022

      Embora tenha dois livros de Andrej Kurkow: “Grey Bees” e “Death and the Penguin” ainda não os li. Não me apeteceu ler livros de um escritor ucraniano durante as minhas férias na Itália. Leio-os mais tarde.

      Löschen
  3. Proponho em data a determinar
    quem alguém conte, um conto de contar
    (o livrinho vai a caminho)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/02/2022

      É no Outono 🍂 que começo com a tradução do teu maravilhoso livro para alemão.
      Entretanto, quero aproveitar todos os momentos deste Verão ☀️

      Löschen
  4. Gostei do nome da estória!

    Ps: Já tentou aceder ao seu blogue (e outros) através da Google chrome??
    -
    Dias distantes, e sombrios ...

    Beijos. Feliz fim de semana.

    AntwortenLöschen
  5. Anonym7/02/2022

    Andrej Kurkow não apresenta as suas preocupações políticas com a fúria de um agitador, mas num romance tranquilo e ponderado que transmite a sua mensagem de maneira esteticamente convincente e que deixa claro que a literatura ainda é capaz de continuar a ter efeito, enquanto que as imagens de guerra na imprensa e na televisão estão desgastadas há muito tempo.

    Receio que aceder ao meu blogue através da Google chrome seja pior a emenda do que o soneto!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Mas olhe que a forma como alguns blogues têm resolvido esta questão/problema...

      Löschen
    2. Anonym7/03/2022

      O Safari é um navegador de internet desenvolvido pela Apple Inc. e todos os meus aparelhos são da Apple, daí eu não querer usar o Google chrome!!

      Löschen
  6. Acredito que seja um livro super simpático de ler.

    Feliz fim de semana
    Beijinho daqui...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/02/2022

      Não te posso dizer, Ricardo, se o último romance de Andrej Kurkow "Abelhas Cinzentas" é um livro super simpático de ler, porque ainda não o li. Não me apeteceu ler um livro sobre a Ucrânia durante as minhas férias na Itália. Leio-o mais tarde.

      Löschen
  7. O último livro do meu Clube de Leitura foi Conhecer uma Mulher de Amos Os.
    Muito interessante, levou-nos a reflexões deveras originais.
    Esse de que falas deixou-me interessada pela sua actualidade.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/03/2022

      No encontro do Círculo Literário de Junho de 2018 discutimos sobre o romance Judas, de Amos Oz, no qual ele questiona a fundação do estado de Israel e as guerras que abalam o Oriente Médio. Na cultura cristã, Judas Iscariotes é o símbolo da traição, pois entregou Jesus Cristo aos romanos por 30 dinheiros. Amos Oz observa a situação de outra forma. Para ele, Judas foi o mais fervoroso apoiador de Jesus entre os discípulos, aquele que acreditava fielmente na missão do Messias em ressuscitar e instaurar um novo tempo de paz.

      Löschen
  8. O meu comentário não entrou!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/03/2022

      O teu comentário entrou no spam!!

      Löschen
  9. Nunca li nada dele. E Orgulho e Preconceito só li há três anos embora quase toda a vida tenha ouvido falar nele.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Anonym7/03/2022

      Eu também não, mas tenho dois livros dele à minha espera.
      Li toda a obra de Jane Austen na minha adolescência.
      Abraço literário 📚

      Löschen

Kommentar veröffentlichen