Testemunha Muda || BUMB WITNESS



SINOPSE

Quando Emily sofre uma queda aparatosa nas escadas, todos os seus amigos culpam o cão dela. Mas Emily está convencida de que alguém quer assassiná-la. Com medo de ser alvo de uma nova tentativa, ela confessa as suas suspeitas numa carta endereçada a Hercule Poirot. Só que, quando o detetive recebe a carta, Emily já está morta. 
O teimoso Poirot é o único a acreditar que se trata de um crime.  Mas quem teria motivos para o cometer… e capacidade de fazer com que parecesse acidental?
Hercule Poirot é o personagem mais famoso de Agatha Christie. Este agente reformado da polícia belga é um detetive brilhante, pomposo e de aparência extravagante.  Os seus métodos de investigação são únicos e infalíveis.  Não há mistério que resista às famosas celulazinhas cinzentas de Poirot.

Neste romance, somos guiados pelo fiel Capitão Arthur Hastings que nos serve de narrador. Hastings é o Dr. Watson de Hercule Poirot. Curiosamente nesta obra, Poirot e Hastings em certo momento tratam-se mesmo por Holmes e Watson. 
Alguns dos momentos mais engraçados do livro dão-se quando Hastings o nosso narrador dá voz a Bob — a "Testemunha Muda", o cão de Miss Arundell — nas suas interações com os dois personagens principais do livro. 

“Bob transpôs o portão de imediato. Trazia uma bola na boca.
— Não podes passear com isso.
Bob suspirou, deu meia-volta e, lentamente, largou a bola do lado de dentro do portão. Olhou ansiosamente para ela e depois saiu.
Levantou o olhar para mim.
‘Se o dono assim o diz, deve ter razão.’
Respirei fundo.
— Acredite, Poirot, é um prazer voltar a ter um cão.
—Os despojos da guerra — observou Poirot. — Mas lembro-lhe, meu amigo, que foi a mim que Miss Lawson ofereceu o Bob e não a si.
— Pode ser — redargui —, mas você não tem jeito nenhum para cães, Poirot. Não compreende a psicologia deles. Ora, eu e o Bob entendemo-nos na perfeição, não entendemos?
‘Uuf’, respondeu Bob, concordando energicamente.”

Pouco mais há a dizer 
Se os meus leitores quiserem saber quem cometeu o crime, leiam o livro 📕
um caso leve do detetive belga.

Agatha Christie é a escritora policial mais famosa do mundo. Entre as suas criações destacam-se dois detetives: o excêntrico Hercule Poirot e a velhinha Miss Marple. Os seus livros são os mais vendidos de sempre e estão publicados em mais de cem línguas. Muitos deles foram adaptados com enorme sucesso ao cinema e televisão. Em 2000, Agatha Christie foi considerada a Melhor Escritora de Livros Policiais do século XX pela Bouchercon World Mystery Convention, enquanto que os livros protagonizados por Hercule Poirot venceram na categoria de Melhor Série Policial do século XX. Agatha Christie nasceu em 1890 e morreu em 1976, no Reino Unido. Porém, os seus mistérios e personagens continuam a encantar leitores de todas as idades, um pouco por todo o mundo.

Kommentare

  1. Antworten
    1. Não se foge à realidade quando se lê um romance policial ☠️

      Löschen
  2. Gosto de livros policiais bem como de filmes.
    Prefiro Poirot nos livros do que nos filmes.
    Acho-o muito pomposo nos filmes.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Confesso que este foi o primeiro livro que li com a personagem mais famosa de Agatha Christie: Hercule Poirot. Embora tenha visto todos os filmes baseados nos livros da escritora britânica, li apenas três ou quatro romances escritos por ela. Adoro filmes policiais, mas gosto muito pouco de ler literatura policial.

      Abraço 🌻 e um fim-de-semana em beleza.

      Löschen
  3. Fiquei fã da Agatha... quando via a peça... sabias que "A Ratoeira", consta do Guinness Book of Records como a peça há mais anos em cena? Mais precisamente há 67 anos!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu sei absolutamente tudo sobre „A Ratoeira“, peça policial que vi em Londres e em Düsseldorf. Em Março tinha bilhete para a apresentação no Coliseu do Porto, mas em vez de visitar a cidade invicta foi parar à Diakonia.

      Löschen
  4. Acredito que seja um bom livro de ler
    Bom fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Acredita que eu não quero que os meus leitores acreditem …

      Löschen
  5. Caramba! Todas as minhas memórias da velha Agatha, datam da minha infância: já está tudo muito esbatido pela passagem das décadas...

    Abraço, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quando comecei a aprender inglês lia os livros da Agatha Christie simplificados.
      Já vi o filme “Testemunha Muda” diversas vezes e não tencionava ler o livro 📕 que nem me pertence. Tomei-o na mão e até gostei de o ler.

      Abraço, Maria João 🌻

      Löschen
  6. Está cá em casa na estante dos livros policiais por ler...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma familiar portuense, uma grande admiradora do famoso detetive belga, deixou-mo cá em casa em 2019. Não tencionava lê-lo. Afinal foi uma leitura agradável.

      Löschen
  7. Gosto dos livros da Agatha Christie, tenho quatro, mas esse não li.
    Abraço, saúde e bom domingo

    AntwortenLöschen
    Antworten

    1. “Mord im ORIENTE-EXPRESS” é o único romance da Agatha Christie que me pertence.
      Ainda não li o livro, mas vi todas as versões cinematográficas.

      Abraço forte da amiga de longe 🌻

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!