Azul como expressão do ilimitado



A flor azul aparece pela primeira vez no fragmento de Novalis do romance "Heinrich von Ofterdingen".
O jovem Heinrich, que pensa na viagem, sente-se particularmente atraído pela ideia de ver a flor azul.
O que isso significa é revelado mais tarde no sonho, quando ele realmente a encontra numa caverna.
De todas as flores ao redor, esta é a que mais o atrai, sua fragrância enche a sala e ele até acha que vê um rosto delicado nela. Ele só é arrancado de seus sonhos quando a voz de sua mãe o chama.
As possíveis interpretações do símbolo da flor azul também parecem infinitas.

Kommentare

  1. Confesso que gosto mais do vermelho

    Beijinho

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ricardo, esta publicação não tem nada a ver com o futebol.

      Löschen
  2. Estou demasiado pressionado, para ser atraído por uma memória que não é minha! Talvez seja a ser injusto... contudo... não me culpo!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não, não és injusto, Rogério, por não seres atraído por uma memória que não é tua!!

      Löschen
  3. Muitos consideram o azul como uma cor fria. E no entanto, a flor azul veio a simbolizar a paixão e o amor absoluto... ou seja, o impossível. : )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma das obras mais conhecidas – ao lado do romance de Novalis – é certamente o poema A Flor Azul (1818) de Joseph von Eichendorff:

      A flor azul
      Procuro a flor azul,
      procuro-a e nunca a encontro,
      sonho que na flor desabrocha
      minha boa sorte.

      Ando com a minha harpa
      por países, cidades e prados,
      seja em nenhum lugar do círculo
      para ver a flor azul.

      Eu estive vagando por um longo tempo, eu
      esperei por um longo tempo, eu confiei,
      mas, infelizmente, eu nunca vi
      A Flor Azul em qualquer lugar.

      Löschen
    2. Li a versão inglesa que me parece mais próxima da original. Já me faz mais sentido.

      Löschen
    3. A versão inglesa não está mais próxima do original.
      A tradução em inglês é mais poética do que a tradução portuguesa.

      The Blue Flower

      I am searching for the blue flower,
      I am searching and never find it,
      I have a dream that my good fortune
      Will flourish in that flower.

      I am hiking with my harp
      Through countries, cities and wetlands,
      To behold the blue flower
      Anywhere in the earthcycle.

      I am hiking for a long time,
      For a long time I hoped, I trusted,
      But alas, I have not yet
      Beheld the blue flower anywhere.

      Löschen
  4. Também gosto do azul... nada a dizer que acrescente alguma coisa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu já amava a cor AZUL mesmo antes de conhecer a Blaue Blume de Novalis.

      Löschen
  5. E azul e branco como expressão de campeão.

    AntwortenLöschen
  6. Acho que o azul fazia falta na natureza.
    Fria ou quente a flor azul é linda mas quem sou eu para comentar seja o que for?!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A flor azul é um símbolo da era romântica e representa o anseio pelo inatingível, o infinito e o incondicional.
      O símbolo de amor, saudade, infinito e autoconhecimento, mas também representa a conexão entre o homem e a natureza e combina a realidade com o onírico.

      Embora eu seja obcecada pela cor azul, na natureza quero o VERDE que me acalma completamente 🌿

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon