250º ANIVERSÁRIO DE NOVALIS


“O destino colocou nas minhas mãos um jovem que pode se tornar qualquer coisa", é a famosa passagem de Friedrich Schlegel sobre Novalis, que nasceu em 2 de maio de 1772 e morreu em 1801.

Friedrich von Hardenberg é considerado o poeta universal do início do romantismo alemão. 
Sob o pseudônimo de Novalis, ele escreveu principalmente poemas e deixou para trás os fragmentos do romance "Os Aprendizes em Sais" e "Heinrich von Ofterdingen".
Ele estudou na Bergakademie em Freiberg, Saxônia, que no final do século XVIII era um centro internacional de ciência da mineração, e sobretudo no romance "Heinrich von Ofterdingen" o mundo subterrâneo desempenha um papel decisivo como arsenal de sinais e placas de sinalização.
O romantismo é frequentemente associado a atitudes anticientíficas.
Novalis acaba com tais preconceitos: o romântico mais famoso não era apenas poeta e filósofo,
mas também engenheiro de minas.

Kommentare

  1. Para mim Novalis era (é) um ilustre desconhecido... fui ver (ler) frases suas, pensamentos seus e passei em revista uma tonelada de "máximas" sem encontrar algo que (hoje) fizesse sentido... ia a desistir, quando tropecei nesta (que parece minha)
    "Para saber uma verdade bem, é preciso ter lutado."

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A investigação é exatamente aquilo que exijo dos meus leitores.
      Eu luto pela divulgação da cultura alemã, que é uma luta tão vã como procurar a verdade.
      Abraço forte e solidário na tua luta contra baboseiras de tipos anti-democráticos.

      Löschen
  2. Um ilustre desconhedico para mim tambem.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Numa próxima publicação, escrevo sobre o simbolismo da flor azul
      em "Heinrich von Ofterdingen" de Novalis

      Löschen
  3. Só o conhecia vagamente através de frases soltas.

    Abraço

    AntwortenLöschen
  4. Não conheço a sua obra. Possivelmente defeito/erro meu.

    Fica bem

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não exijo que os meus leitores conheçam a sua obra.
      Uma investigação sobre NOVALIS já me satisfazia.

      Löschen
  5. A sua intervenção cultural aqui é louvável. Novalis é pouco divulgado em Portugal, há duas ou três obras editadas, só eruditos as lêem.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Desvendar questões fundamentais da literatura e da existência é algo emocionante, não acha, Luís?!

      Löschen
    2. Nem mais, é algo que nos mantém a inteligência em exercício.

      Löschen
    3. A inteligência em exercício, não digo.
      É algo que me afasta do medo que actualmente sinto.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen