Dostoiévski — A tragédia de sua vida. Uma biografia — Stefan Zweig



“É como se este tempo de pessoas mornas tivesse salvado apenas esta pessoa para mostrar que proporções titânicas de prazer e tormento ainda são possíveis no nosso mundo, e ele, Dostoiévski, parece sentir a vontade poderosa sobre si mesmo. Porque ele nunca resiste ao seu destino, ele nunca levanta o punho. O corpo, o dolorido, se ergue convulsivamente em convulsões, às vezes um grito quente irrompe de suas cartas como uma hemorragia, mas o espírito, a fé, força a revolta.”

Uma obra-prima biográfica: A vida de Dostoiévski no famoso estilo romancista de
Stefan Zweig.

Stefan Zweig.  
Dostoiévski - A tragédia de sua vida. Uma biografia.  
Primeira impressão sob o título "Dostoiévski" em: Três Mestres. Balzac, Dickens, Dostoiévski.
Insel Verlag, Leipzig 1920.

Nova edição, novo conjunto revisado, LIWI Verlag, Göttingen 2020.  
LIWI Literature and Science Publishers

Kommentare

  1. Foi um autor prolífico. Creio que não li nada dele.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Li diversos livros de Stefan Zweig na minha juventude.
      A obra literária do autor austríaco de origem judaica mereceu sempre grande atenção da minha família materna.

      Löschen
    2. Li a sua bibliografia. Houve muitas adaptações cinematográficas, uma delas, The Grand Budapest Hotel (que vi), foi inspirada nalgumas novelas dele. Um destes dias vou requisiatar um, talvez A Governanta.

      Qual sugeririas para um primeiro livro dele?

      Löschen
    3. “VINTE E QUATRO HORAS DA VIDA DE UMA MULHER”

      É uma das histórias mais perturbadoras de Stefan Zweig.
      Um habilidoso jogo de espelhos que celebra a desordem e aborda com naturalidade
      e sem tabus os impulsos femininos. Uma obra-prima na minha opinião 📕

      Löschen
    4. A biblioteca tem muitos livros dele em papel, poucos digitais. Não encontrei ”A Governanta” em nenhum formato. Então optei por “Beware of Pity” – leste? - e “The Collected Novellas of Stefan Zweig” que têm no formato ebook.


      PS: Obrigada. Acabei de o requisitar mesmo sendo em papel. : )

      Löschen
    5. Li “Beware of Pity” em português “Coração Impaciente” na minha juventude.
      O conto “Schachnovelle” no original em alemão (literalmente, Novela de Xadrez) foi o último trabalho de Zweig. O primeiro livro 📕 que já li na Alemanha e no original.

      Löschen
    6. Já perguntei a duas amigas, tb elas ávidas leitoras, se conheciam o escritor e ambas me disseram que não. Falta perguntar a uma outra. :)

      Löschen
    7. O meu gosto pela leitura começou em Portugal com uma casa repleta de clássicos 📚
      Não admira que eu conheça o autor austríaco entre outros.

      Löschen
    8. A minha experiência quanto a algumas amigas é que lemos muitos clássicos praticamente na mesma idade sem ainda nos conhecermos e sendo de diferentes países. Uma das minhas melhores amigas é portuguesa, conhecêmo-nos aqui e, evidentemente, lemos todos os clássicos portugueses que todos líamos naquela época. Quando me surge um escritor muito conhecido que eu não me lembro, é a elas que eu pergunto se conhecem. Ou mesmo um contemporâneo. Embora leia mais de cento e tal livros por ano, há muitos escritores que não conheço. :)

      Löschen
    9. Como podes calcular, Catarina, a influência da minha família materna era colossal.
      Stefan Zweig era um dos escritores favoritos das mulheres.
      Jules Verne o autor preferido do meu avô materno.
      A biblioteca da família estava ao meu dispor.
      Com catorze anos li Balzac, Flaubert, Vitor Hugo, Zola.
      A literatura alemã era quase desconhecida.
      Claro que todos os membros da família amavam os autores portugueses.

      Löschen
  2. Desconheço. O titulo é bastante forte...
    -
    "Existem gritos que matam..."

    Bom fim de semana, e que a Paz se instale!
    Beijos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ouço GRITOS MORTAIS por todo lado … a paz está de férias 🕊

      Löschen
  3. Acredito que seja um livro muito interessante de ler

    Feliz fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A importância da leitura em tempos turbulentos, porque alivia o estresse 🕊

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon