Abertura da Berlinale 2022



Hoje à noite começa a corrida pelo Urso de Ouro, de Prata e de Vidro com a abertura do 72° Festival de Cinema de Berlim, em alemão Internationale Filmfestspiele Berlin, também conhecido como Berlinale— um dos mais importantes festivais de cinema da Europa e do mundo, tão importante como o Academy Awards, o Festival Internacional de Cinema de Cannes ou o Festival de Veneza. 
Durante dez dias, os amantes de cinema terão a oportunidade de descobrir como os cineastas de hoje veem o mundo e suas diversas sociedades, estilos de vida e horizontes de experiência.
O júri deu sempre ênfase a filmes representativos de todos os lugares do mundo, do antigo bloco de leste bem como dos países ocidentais. Os prémios são chamados de Urso de Ouro e Urso de Prata, sendo que o urso é o símbolo de Berlim.
Gostaria de estar em Berlim nesta altura. Não só pelo Festival, mas também para rever a cidade de que muito gostei das várias vezes que lá estive, duas das vezes para participar na Berlinale.
A vida sem cinema não seria fácil, tal como sem livros!!
 

Kommentare

  1. Há um filme português a concurso.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O Luís refere-se à curta portuguesa que compete pelo Urso de Ouro?!

      Löschen
    2. O Luís refere-se à curta-metragem realizada por Pedro Cabeleira, com argumento de Diogo Figueira, Pedro Cabeleira e Ana Vilaça?!

      A história centra-se em Márcia, uma jovem mãe solteira do interior do país, com mais ambição do que trabalhar na loja de roupa do centro comercial da zona. Ser mãe não a impediu de sonhar mais e não a fez retrair-se num papel tradicional, comum numa sociedade conservadora, como a do interior de Portugal.

      Löschen
  2. Um dos prémios que são atribuídos nesta altura do ano.
    Um ritual que todos conhecemos e antecipamos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Será realmente um ritual que todos conhecemos e antecipamos?!

      Löschen
  3. Temos sempre esses ecos por cá!
    Adoro cinema.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora a minha paixão seja o teatro 🎭 também adoro cinema.

      Löschen
  4. Concordo Teresa,
    "A vida sem cinema não seria fácil, tal como sem livros!"
    Tenho o canal Eurochannel, e tenho me surpreendido com a qualidade de filmes e séries europeias .

    beijinho

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Tenho oportunidade de ver todos os filmes que interessam (de séries não gosto) sentada confortavelmente no sofá. Mas não é a mesma coisa!! Quero regressar às salas escuras do cinema com ecrãs tão grandes como o mundo cinematográfico 🎥 Abraço cinéfilo, sem pipocas 🍿

      Löschen

Kommentar veröffentlichen