O Problema da Democracia



“O problema da democracia é precisamente esse, o voto pouco informado, aliás foi por isso que Sócrates (o verdadeiro) foi condenado à morte, por defender que a democracia é defeituosa, e apenas quem está ciente daquilo que se passa na polis devia votar. Este problema, resolvia-se com um simples questionário que acompanhava o voto, para validar que era minimamente informado. Mas tal como com Sócrates, qualquer sugestão semelhante seria apedrejada com rótulos de antidemocracia.”

 

Kommentare

  1. Estamos a falar em epistocracia? Só os mais informados podem governar ou votar? E quem avaliaria a competência política ou os conhecimentos políticos básicos de cada um?
    Creio que todos nós concordamos unanimamente que os cidadãos têm a responsabilidade de se manterem informados sobre as questões que mais afetam a sua comunidade e que se devem manter ativos nos processos cívicos. Mas isto não implica obrigatoriamente um conhecimento político profundo.
    O que é essencial é saber qual o partido político e quais são os seus melhores representantes que podem melhorar determinadas falhas do sistema quando abordam certas áreas essenciais para o bem estar da sociedade/comunidade em que estão inseridos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Desde Platão que a epistocracia se define como o regime político exercido pelos sábios = os reis filósofos. Em Platão, portanto, a política não é coisa para carpinteiros. Não o vulgo, não o carpinteiro, não o ferreiro. Mas apenas o magistrado que, em outras traduções, surge como o filósofo. E a decisão política é um objeto de conhecimento como qualquer outro, não é um objeto de opinião.

      Embora o meu voto não fosse objeto de opinião, é difícil saber qual o partido político e quais são os seus melhores representantes, quando se vive tão longe. Nas últimas eleições legislativas pensei que o PS fosse o mal menor, nas eleições legislativas 2022 não lhe dei o meu voto.

      Löschen
  2. Concordo contigo. Por vezes não temos tempo ou oportunidade de estar a par de tudo. Creio que nos últimos dois anos conheço melhor os políticos americanos que os canadianos. :)
    Neste caso em particular estou confiante em quem vou votar. Comecei a gostar da sua postura política quando era presidente da câmara de Lisboa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Rosa Mota chama “nazizinho” a Rui Rio.
      Falta de conhecimento histórico sobre o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães,
      mais conhecido como Partido Nazista ou Nazi.
      Já António Costa agradece o apoio de Rosa Mota mas não a linguagem.
      Gostei da sua postura perante o insulto desnecessário e absurdo da Rosa 🥀

      Löschen
  3. Num pequeno texto, tanta confusão.
    Pergunta pejada de ironia
    Sabiam que na Grécia antiga
    quem detinha direitos era uma minoria?
    Sabiam que na Grécia antiga
    nem as mulheres cultas faziam parte da democracia?
    Sabiam que eram escravos a grande maioria da população ateniense,
    pois para cada cidadão adulto chegou a existir cerca de 18 (dezoito) escravos?

    Se vertêssemos para a realidade actual a Democracia grega
    no dia 30 a eleição seria uma sossegada tertúlia
    e a Jerónimo seria servido em cálice, uma boa cicuta

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Está tranquilo, Rogério, o Jerónimo não estará presente na sossegada tertúlia do dia 30 de Janeiro de 2022. António Costa não ganha a maioria absoluta, e farto da geringonça, forma uma coligação de governo com o Rui Rio.

      Löschen
  4. O controle da informação é real, os media estão na mão do capital que deturpa e omite notícias, escolhe comentadores que defendem os seus pontos de vista, promovem a desinformação e a incultura. Isso mata a consciência de classe.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A cidadã atenta e bem informada sabe separar o joio do trigo.

      Löschen
  5. Continuo com dúvidas acerca de quem vai ganhar as eleições e formar governo em coligação.
    Ontem estive a ouvir um programa sobre sondagens e é cada cabeça sua sentença!
    Como já disse uma vez o meu voto é sempre útil e acrescento consciente.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Meti uma lança em África ao votar nas eleições legislativas portuguesas 2022.
      É difícil formar uma opinião sobre a política portuguesa — enquanto que estou
      absolutamente dentro da política alemã — sem dificuldades de escolher o melhor
      candidato vs o melhor partido. Como continuo a recusar a nacionalidade alemã,
      tenho que me contentar em votar nas eleições autárquicas alemãs.

      As minhas “irmãs” lutaram para que nós mulheres tivéssemos o direito de votar,
      por isso, votar é algo que nunca prescindo.
      Dizem que o “voto do emigrante” tem pouco valor. Não sei, se isso é verdade.
      De qualquer jeito, VOTEI … e isso é, para mim, o que conta.

      Löschen
  6. Em democracia cada voto tem o mesmo valor. Ser emigrante ou residente em Portugal, é um direito e um dever do qual ninguém deveria prescindir. Aliás, deveria ser proibido e punido com coimas quem não fosse votar, salvo as exceções de casos clínicos comprovados de incapacidade física ou mental. É a minha opinião e, vale o que vale, apenas um voto.
    Por cá faz frio, mas não é razão para ficar em casa deprimido(a)! Vamos para a rua, porque o Sol já brilha! Bom domingo!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora não acredite que o voto do emigrante valha menos, NÃO compreendo que se possa mandar o voto até 9 de Fevereiro, quando as eleições legislativas portuguesas sejam no próximo domingo. Aqui há gato 😼

      Löschen
    2. Pensei que os votos eram recolhidos nas embaixadas e aí contabilizados, mas pesquisei e vejo que são enviados por correio. De facto faria mais sentido se fossem enviados antecipadamente, pelo menos uma semana. Enfim...

      Löschen
    3. Esta manhã vou ao Consulado de Portugal 🇵🇹 em Düsseldorf para prolongar o meu bilhete de identidade || cartão de cidadão, e então, quero que me esclareçam esse assunto.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!