Georges Braque e a música


Georges Braque amava ouvir música. Ele era o proprietário orgulhoso de uma grafonola e visitava concertos com frequência. As oportunidades musicais em Paris eram de extensiva variedade: os habitantes frequentavam os cafés-concerto, revistas, salas de concerto, onde trabalhos de contemporâneos como Claude Debussy, Maurice Ravel, e Ígor Stravinski eram executados ao lado da música clássica tradicional. 
O círculo de amigos de Georges Braque incluía os compositores Erik Satie e Joseph-Marie Déodat de Séverac. O próprio Braque tocava violino, flauta, piano, e especialmente o acordeão, com o qual entretinha os seus amigos e colegas, quando se juntavam.
A paixão de Braque pela música também influenciou a sua arte.
Para Georges Braque, os instrumentos musicais são a expressão de uma inter-relação entre música e imagem, assim como há uma inter-relação entre escrita e imagem para ele.
Ele usava frequentemente instrumentos como motivos para as suas naturezas-mortas, e títulos de música, nomes de compositores, 
e claves podem-se encontrar como fragmentos nas suas pinturas.
Os trabalhos cubistas de Braque em particular revelam referências musicais.
Como uma peça de música, que pode só ser apreendida como um todo através de sucessão temporal das notas, 
as suas composições cubistas desdobram só gradualmente.
Desafiando o processo de percepção através de multiperspectividade, Braque integrou temporariamente nas suas pinturas, quase incidentemente, 
libertou o motivo da sua ligação estática.
As suas pinturas cubistas são frequentemente descritas como polifónicas — análogas à música do seu compositor favorito 
Johann Sebastian Bach

Kommentare

  1. Estou perdido
    onde é que oiço isso?

    AntwortenLöschen
  2. Esqueci-me de copiar este comentario com a gargalhada. : ))

    O Centro George Pompidou em Paris tem alguns quadros dele e o Museu Nacional de Arte Moderna também. Que quadros vi, não me recordo, mas sei que vi alguns. Não me recordo se alguma vez os vi aqui na AGO. Há mais de dois anos que lá não vou. Quando nos será possível voltar a uma “normalidade” que nos permita sair e aproveitar todos os momentos intensamente! : )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. „O trabalho de Georges Braque (1882-1963) foi exposto extensivamente na Alemanha, particularmente nos anos 1930 a 1960, com a última grande exposição ocorrendo em 1988. No entanto, enquanto vários museus da Europa homenagearam o artista com grandes mostras, pouco de seu trabalho foi visto no circuito alemão desde o final dos anos 1980. Agora, após um hiato de mais de 30 anos, uma ampla seleção de suas pinturas estará finalmente em exibição na Alemanha, em uma exposição com 80 obras importantes emprestadas, a maioria delas do Centre Pompidou, em Paris. A exposição Dance of Shapes foi organizada cronologicamente em sete capítulos e demonstra como Braque, com toda a sua diversidade, e, apesar das mudanças estilísticas e formais, sempre se manteve fiel à sua linha característica – bem ao contrário de seu colega artista Pablo Picasso, por exemplo.“

      Löschen
  3. A prepósito de música, já são conhecidas as 20 músicas concorrentes ao Festival da Canção (Portugal). Estão disponíveis no site da RTP. Também as disponibilizei no meu cantinho: https://revisitaraeducacao3.blogspot.com/2022/01/magistral.html
    Boas audições. Depois diga-me qual a sua favorita. Abraço e bom domingo!

    AntwortenLöschen
  4. Fui pesquisar pois infelizmente nunca tinha ouvido falar de Georges Braque.
    Abraço, saúde e bom domingo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Georges Braque um ilustre desconhecido em Portugal 🇵🇹 nunca pensei.

      Löschen
  5. Algumas dessas telas cubisto-analíticas de Braque são praticamente indistinguíveis das do velho Pablo. Sobretudo as de representações de instrumentos musicais.

    Abraço, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A criatividade é do Georges Braque.
      A genialidade é do Pablo Picasso.

      Löschen
  6. Não conhecia, confesso.
    Sempre a aprender.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
  7. Viver numa cidade de grande abertura cultural traz sempre muitos benefícios, até para George Braque que não precisava deles.
    Ontem falei com uma cunhada que vive entre Lisboa e Paris, agora mais Paris, que foi três vezes ao teatro na semana que passou.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Georges Braque é na Alemanha um ilustre desconhecido.
      Esta retrospectiva deu-o a conhecer aos visitantes da fantástica exposição.

      Löschen
  8. Como nada sabia de Georges Braque fui pesquisar e trouxe para ti um pétala dele: "O vaso dá uma forma ao vazio e a música ao silêncio."
    Beijo, boa semana, porta-te bem... mal!!!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Nas paredes das salas da exposição estavam escritas várias citações de Georges Braque e, a tua pétala era uma delas … em alemão e inglês.

      Löschen
  9. Gostei desta publicação.
    Um abraço.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um dos temas recorrentes nas obras de Braque são os instrumentos musicais, daí a relevância de escrever algo sobre a sua paixão muito especial pela música 🎶🎶🎶

      Löschen

Kommentar veröffentlichen