Aquele Inverno em Veneza || Don't Look Now



„O terror não nasce daquilo que se vê,
mas daquilo que se teme ver atrás de uma porta fechada.“
Carl Theodor Dreyer

Esta noite assisti a um dos grandes filmes de suspense e terror de todos os tempos:
Don’t Look Now — um filme de Nicolas Roeg (1928-2018).
Existem dois tipos de filmes arrepiantes e misteriosos.
Há filmes de terror pipoca, bons para uma emoção barata no momento, e há filmes de terror sérios, filmes que permanecem na mente como “Don't Look Now” — 
baseado no conto homónimo de Daphne du Maurier, no volume “Not After Midnight” (1971)

Kommentare

  1. Não gosto de filmes de terror.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Baseado num conto de Daphne du Maurier “Don’t Look Now” é uma pérola do cinema de suspense e terror. Já o vi várias vezes na TV 📺 A primeira vez, nas salas de cinema com a minha amiga Ana Maria — ambas soltámos um grito na cena final.

      Löschen
  2. Vi um ou dois há muitos anos.. nunca mais. Detesto essas emoçōes fortes. :))

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Então não conheces todos os filmes 🎥 de Alfred Hitchcock, que não são propriamente de terror, mas arrepiantes.

      Löschen
    2. Nao me lembro que filmes vi.

      Löschen
    3. Se esqueceste esses filmes 🎥 não eram de grande classe!!

      Löschen
  3. Existe mais um tipo de terror além desses referidos. Deste tipo, aqui omitido, até a Catarina suportaria. Não dá emoções nem fracas nem fortes. Instala-se, sem que se dê por nada.
    (o pior é quando o pessoal acordar)
    „O terror não nasce daquilo que se vê,
    mas daquilo que se teme ver atrás de uma porta escancarada.“

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O vídeo em que RUI RIO DIZ QUE O FASCISMO NUNCA EXISTIU não me deu emoções nem fracas nem fortes. Não votei nem no António, nem no Rui, nem no André. Vamos lá ver no domingo 🗳

      Löschen
  4. Gosto dos arrepiantes, de terror propriamente dito se calhar nunca vi.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Filme angustiante e enigmático — difícil tarefa de lidar com a morte de uma filha.
      A questão da religião, da fé, dos espíritos e do Mal é o tema predominante deste filme 🎥

      Löschen
    2. Essa difícil tarefa continua a viver comigo.

      Abraço

      Löschen
    3. Olha, Leo, que depois da publicação da minha resposta ao teu comentário, me arrependi de falar da filha que morre afogada, porque eu sei a grande dor que vive contigo.

      Abraço forte da amiga de longe!!

      Löschen
    4. Tudo bem, não te preocupes porque eu aguento!

      Abraço

      Löschen
  5. Em Portugal não é possível ver. Mas tenho curiosidade.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Vi o filme de 1973 no canal ARTE — canal que também existe em Portugal 🇵🇹

      Löschen
  6. Terror não é a minha praia.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. “Don't Look Now” não é um filme de terror 🍿
      É um filme que constrói suspense com imagens assombrosas de Veneza e uma trilha sonora arrepiante.

      Löschen
  7. Gosto dos péssimos filmes de terror (que quase sempre me fazem rir) para passar o tempo, quando estou demasiado cega ou doente e não posso ler nem escrever; aí é que reside o meu terror supremo...

    Gosto dos bons, mas é muito difícil encontrá-los na TV. Já não conseguem levar-me ao arrepio, mas sabe-me bem poder ir-lhes analisando os pormenores e conseguir descobrir os sucessos e falhas dos realizadores...

    Abraço, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora a Ana Maria e eu tenhamos soltado um grito na cena final, o que mais nos impressionou foi a morte trágica da filha. “Don't Look Now” faz com que os espectadores sintam a dor do casal inglês John e Laura Baxter profundamente.

      Abraço, Maria João!!

      Löschen
  8. Não. Não consigo ver filmes de terror... Não durmo :)
    -
    No silêncio do tempo...

    Beijos, e uma excelente tarde!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora seja uma obra-prima de terror psicológico, não tira o sono a ninguém.
      No silêncio da tarde envio saudações de Düsseldorf.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon