Arte moderna com toques de azul



Em 18 de dezembro de 1879, Paul Klee nasce em Münchenbuchsee, perto de Berna.
A mãe de Klee nasceu em Basel e o seu pai nasceu na Alemanha. Pela lei suíça, Paul Klee
tinha a nacionalidade do seu pai; mais tarde ele se candidatou à cidadania suíça, mas
morreu poucos dias antes de ela ser concedida. 
Paul Klee era um membro do grupo Die Blaue Vier (Os Quatro Azuis), ao lado de Kandinsky, Feininger, e Jawlensky. Na mesma época entrou em contato com o grupo Der Sturm, onde militava Kurt Schwitters, que compartilhava o seu gosto pela poesia, pela inserção de palavras e letras na obra plástica e pelo diálogo entre os dois campos artísticos. 
O fundador da  escola Bauhaus em Weimar, Walter Gropius, que unia arte e artesanato e enfatizava função e forma, convidou Klee para lecionar lá em 1920; Kandinsky o seguiu em 1922. Lá, eles trabalharam ao lado de um grupo diverso de artistas, incluindo Johannes Itten, Lyonel Feininger, e László Moholy-Nagy.
Paul Klee também deu aulas na Academia de Düsseldorf entre 1931 e 1933, e neste período foi citado num jornal nazista. A sua casa foi vasculhada e ele foi demitido do seu emprego. O seu auto-retrato Riscado da Lista (1933) relembra a triste ocasião.
A 29 de junho de 1940, faleceu o pintor Paul Klee.

Kommentare

  1. Paul Klee, o pai de muitos artistas, um talento dos maiores na história da arte.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Para abrigar a gigantesca coleção artística do Estado da Renânia do Norte-Vestfália foi necessário construir, em 1986, um prédio bem no centro da cidade. Ele foi batizado de K20. Neste, o forte são pintores expressionistas como Wassily Kandinsky, Ernst Ludwig Kirchner, sendo a coleção de Paul Klee a mais relevante.

      Löschen
  2. Pois. Grato pela partilha
    .
    Bom fim-de-semana
    .
    FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.
    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma publicação em homenagem a um artista alemão-suíço que viveu em Düsseldorf e foi professor na nossa Academia de Belas Artes ••• e que faria hoje anos.

      Ainda falta muito tempo para o Natal 🎄

      Löschen
  3. Sou insensível a esta corrente de arte
    Sou sensível ao que mexe com a sensibilidade
    com a inteligência,
    com o despertar da curiosidade

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O nosso amigo Luís Rodrigues, pintor e poeta, considera „Paul Klee, o pai de muitos artistas, um talento dos maiores na história da arte.“ Ele que é um homem sensível, inteligente e curioso.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!