Angela Merkel: fim de uma era


Embora ainda permaneça no comando interino da Alemanha até a posse oficial de seu sucessor, o social-democrata Olaf Scholz, a chanceler federal Angela Merkel recebeu honras militares nesta quinta-feira, em cerimónia de despedida do cargo que ocupou ao longo de 16 anos.
Angela Merkel fez um breve discurso durante a cerimónia em Berlim — um apelo a favor da defesa da democracia contra o ódio, a violência e a desinformação. 
Angela Merkel escolheu três canções: um hino cristão do século XVIII, uma canção de Hildegard Knef; e uma música do ícone punk da Alemanha Oriental Nina Hagen. Na sua juventude, ela ouviu a canção “Du hast den Farbfilm vergessen” || “Tu esqueceste o filme colorido”. na qual a Nina se zanga com o seu namorado por ele ter trazido apenas um filme preto e branco para as suas férias. Uma crítica à República Democrática Alemã, onde o filme colorido era uma mercadoria rara.

Kommentare

  1. Que diria
    Entre mim
    e a Ângela
    há um gosto
    comum
    chamado Nina

    Aí, tão menina!
    (e linda)

    AntwortenLöschen
  2. Não conheci a senhora pessoalmente nem me quero meter na vida dela mas deu-me a impressão que mudou de convicções políticas para se adaptar às novas realidades que se lhe apresentaram, temos em Portugal exemplos desses.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não acredito que a "mãe do Punk" mudasse de convicções políticas. Como a sua formação foi na cultura Punk, é claramente anti-fascista, já tendo posicionado-se contra à perseguição aos imigrantes e contra as guerras preventivas dos Estados Unidos, como a ocupação do Iraque.
      É uma das integrantes mais famosas do PETA, Organização que luta contra os abusos à vida animal. É vegetariana e propagandista do vegetarianismo.

      Löschen
    2. Angela Merkel é uma convicta e verdadeira social cristã — que NUNCA concordou com a política da República Democrática Alemã.

      Löschen
  3. Até em gostar da Nina Hagen a Angie demonstra que é especial.
    Bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Em 1974, a canção de Nina Hagen “Du Hast den Farbfilm Vergessen” era o grito de uma juventude que queria uma vida livre e colorida. A social cristã Angela Merkel lutava pelo mesmo ideal.

      Löschen
  4. Uma mulher com classe! Destemida, corajosa, inteligente. : )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Durante a transmissão do “Großer Zapfenstreich” — cerimónia militar — estive eu ainda mais comovida do que a minha amiga Angie. Ela como sempre pragmática. Todavia, vi no rosto dela uma certa emoção, durante as canções interpretadas pela orquestra militar.

      Löschen
  5. Amada por muitos, odiada por alguns. Como são todos os/as políticos.
    Que tenha uma reforma pacata, feliz
    Beijinho daqui

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. No tempo livre Angela Merkel pretende refletir sobre o que realmente lhe interessa, coisa para que teve pouco tempo, nos últimos 16 anos. Depois, talvez ela tente ler algo, aí os seus olhos vão se fechar, porque está cansada. Então, vai dormir um pouco, e depois vamos ver onde ela reaparecerá.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!