TEMPO DO CORAÇÃO


“A vida não vem ao encontro de pessoas como nós, Ingeborg, esperar que isso aconteça seria, sem dúvida, o modo de estar mais desajustado à nossa natureza.”

“TEMPO DO CORAÇÃO” reúne a correspondência entre Ingeborg Bachmann e Paul Celan — mantida em segredo até 2008 – e traça um retrato de dois poetas que se debatem com a escrita, os silêncios e a procura de uma voz própria depois de Auschwitz. Este livro inclui também a correspondência trocada entre Ingeborg Bachmann e Gisèle Celan-Lestrange, mulher de Paul Celan, e entre este e Max Frisch, companheiro de Bachmann.
Viena, Primavera de 1948.
Na cidade ocupada pelos Aliados, cruzam-se Ingeborg Bachmann filha do professor Mathias Bachmann, que se juntou ao Partido Nazista em 1932 , e Paul Celan sobrevivente do Holocausto. Ele suicidou-se por afogamento, no rio Sena, em abril de 1970, aos 49 anos. Ela morre num hospital em Roma, com queimaduras pelo corpo, três semanas depois dum incêndio no seu quarto de hotel, em 17 de outubro de 1973. A real causa de tal incêndio permanece desconhecida.

Kommentare

  1. Antworten
    1. Tenho a versão original.
      Muitíssimo obrigada pela informação, Luís, nunca pensei que a correspondência entre Ingeborg Bachmann e Paul Celan interessasse aos leitores portugueses.

      Löschen
  2. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu NÃO quero que acredites, Ricardo, eu QUERO que leias 📖

      Löschen
    2. Está bem. Vou tentar ler
      Fica bem

      Löschen

    3. “Tempo do Coração” não é literatura cor de rosa.
      É o diálogo íntimo e literário ao longo de 20 anos.
      A última carta é de Julho de 1967.

      Embora não naveguemos nas mesmas águas literárias, Ricardo, continuas a comentar as minhas publicações — gesto gentilíssimo que aprecio. Beijo merecido 💋

      Löschen
  3. Acaba por tocar a tragédia que foi a 2ª Guerra Mundial com o seu desfile de horrores, de gente ferida por dentro e por fora e que deixou marcas desse sofrimento na escrita e nas escolhas da morte!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma relação complexa e muitíssimo difícil de encontrar «as palavras certas», como poetas, amigos e amantes. Ela filha de um partidário do compatriota Adolf Hitler, o assassino dos pais dele.

      Abraço outonal 🍂

      Löschen

Kommentar veröffentlichen