The Nobel Peace Prize 2021


The Nobel Peace Prize 2021 was awarded jointly to Maria Ressa and Dmitry Andreyevich Muratov "for their efforts to safeguard freedom of expression, which is a precondition for democracy and lasting peace."
Maria Ressa uses freedom of expression to expose abuse of power, use of violence and growing authoritarianism in her native country, the Philippines.   Dmitry Muratov has for decades defended freedom of speech in Russia under increasingly challenging conditions.
The Norwegian Nobel Committee is convinced that freedom of expression and freedom of information are crucial prerequisites for democracy and protect against war and conflict. The 2021 peace prize laureates are representative of all journalists who stand up for this ideal in a world in which democracy and freedom of the press face increasingly adverse conditions.
What do you think?
Do you agree that freedom of expression and freedom of press is important for fraternity between nations?
Announcement




Nobel da Paz 2021 vai para os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov, que lutam pela liberdade de expressão e contra o autoritarismo nas Filipinas e na Rússia.
"O jornalismo independente e baseado em factos serve para [nos] proteger do abuso de poder, das mentiras e da propaganda de guerra. Sem liberdade de expressão e de imprensa, será difícil promover com sucesso a fraternidade entre as nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor para ter sucesso em nosso tempo", disse Berit Reiss-Andersen do Comité Nobel quando anunciou o nome dos dois jornalistas distinguidos com o Nobel da Paz 2021.

Kommentare

  1. O poder, muito lento, da caneta, sobretudo nessa "mãozinha" apenas reformista ... e sempre pronta a dar a mão a quem não deve.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Salvaguardar a liberdade de imprensa e de expressão é a condição fundamental para a democracia e a paz duradoura.

      Löschen
    2. À pergunta "Você concorda que a liberdade de expressão e de imprensa é importante para a fraternidade entre as nações?" respondo:
      Importante mas não essêncial, o que pode promover a fraternidade, primeiro entre os homens, está dependente da abolição das classes sociais antagónicas, só depois virá a fraternidade entre as nações. A imprensa é fundamental para a tomada de posição na luta de classes mas, ao que assistimos, é a que os órgãos de informação estão na mão da classe dominante com todas as nefastas consequências. Este prémio Nobel enaltece a coragem de alguns mas não altera a situação.

      Löschen
    3. Embora não naveguemos nas mesmas águas políticas, Luís, concordo absolutamente com a sua visão sobre a fraternidade entre as nações.

      Löschen
  2. O tão propalado quarto poder tem uma influência decisiva em todas as sociedades; nos países amordaçados o seu papel tem tanto de fundamental como de corajoso.
    PS: no seu post de 24 Setembro deixei-lhe um desafio que não deve ter visto.
    Bom fim-de-semana.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Maria Ressa e Dmitri Muratov representam todos os jornalistas que defendem a liberdade de expressão.

      As minhas férias na ilha de Fehmarn foram a causa de ainda não ter respondido ao seu desafio, Joaquim Ramos. Vou responder ainda hoje.
      Um fim-de-semana sem novos desafios, não é um bom fim-de-semana.

      Löschen
  3. Antworten
    1. É um apoio à imprensa livre!!
      Abraço 🍃

      Löschen
  4. Alteraste o teu blogue e só consegui comentar no smartphone. No portátil não consigo e vejo os comentários algo "cortados"

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não sei o que se passa com o meu blogue.
      Alterei o layout, Ricardo. Vê se agora funciona.

      Löschen
  5. Falando da liberdade de imprensa
    olho para fora
    pensando no que se passa cá dentro
    https://youtu.be/eZWywmzqePo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. “ A precariedade é uma palavra cada vez mais surge associada ao jornalismo.
      João Torgal dá rosto e voz aos trabalhadores precários da RTP”
      Berit Reiss-Andersen do Comité Nobel quando anunciou o nome dos dois jornalistas distinguidos com o Nobel da Paz 2021 não sabia que em Portugal 🇵🇹 vive um certo João Torgal.

      Löschen
  6. Agora sim consigo ver as mensagens e comentários. Antes estava tudo meio cortado, e eu via no pc.
    Também acho que foram bem entregues embora também concorde com a opinião do "brancas nuvens negras".

    Um beijinho

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A causa é a minha mania de modificar constantemente o visual do blogue.
      Também concordo plenamente com a opinião do “Brancas Nuvens Negras”, embora não partilhe das suas ideias políticas.

      Beijo de um Düsseldorf quase primaveril 🌼

      Löschen

Kommentar veröffentlichen