Nem só de POESIA vive a mulher…



Hoje faço doce de ameixa:
Lavo as ameixas, retiro o caroço e corto as ameixas em pedaços.
Numa panela, coloco as ameixas cortadas em pedaços juntamente com o açúcar especial para compotas „Gelier Zucker“, vinho do Porto e o pau de canela.
Mexo com a ajuda de uma colher de pau e levo a lume brando cerca de 40 minutos até atingir o ponto de estrada (quando se passa uma colher de pau no fundo do tacho e ela deixa um rasto como uma estrada), mexendo de vez em quando (eu gosto de deixar o doce com pequenos pedaços de ameixa).
Retiro do lume e deixo arrefecer até à temperatura ambiente.
Os frascos de vidro são os mais adequados para conservar compotas. 
Bom apetite!!!

Kommentare

  1. Aí está um texto a comunicar um momento de felicidade sem que essa palavra esteja escrita em algum lado. Muito bem.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. É bom saber que há alguém que compreende aquilo que eu sinto, embora o expresse indiretamente. Um abraço, Luís!!

      Löschen
  2. Adoro compotas. A Ameixa é maravilhosa (um bom laxante, dizem) Como de todos, mas o meu preferido é o doce de abóbora.
    Bom apetite?? Ai... com umas torradinhas e um chá, já marchava 😘💙🌹

    Beijos e uma dia feliz.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Só como compota ao pequeno-almoço de preferência doce de laranja 🍊 amarga. Gosto mesmo muito de doce de abóbora e de tomate. Como aqui não estão à venda, talvez me aventure a fazê-los no outono deste ano.

      Löschen
  3. Adoro ameixas, doce de ameixa e sumo de ameixa. É uma fruta belíssima.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A ameixa é um fruto muito saboroso.
      Quando estou em Portugal prefiro a ameixa Rainha-Cláudia, precioso fruto para fazer compotas.

      Löschen
    2. Também gosto da ameixa Rainha-Cláudia. Em miúdo saltei muitos muros para ir "roubar" algumas a quintais vizinhos, lol

      Löschen
    3. Eu sei que a ameixa de Elvas (como é vulgarmente conhecida), ou rainha Cláudia, é cultivada principalmente no Alto Alentejo — a tua terra.


      Queres que te mande um frasquinho com o doce das ameixas típicas da região, Ricardo?! Já o provei e está delicioso!!

      Löschen
  4. A Teresa na cozinha?! Modernizaste-te! Finalmente!! :))

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Faço compotas para mim e para oferecer desde sempre.
      Cozinhar é mais complicado.
      Ultimamente tenho mais apetite e tenciono ficar mais tempo na cozinha durante o tempo frio, que se aproxima a grande velocidade.

      Löschen
  5. Entrega em Macau?? :))))
    Bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A primeira entrega é já hoje em Düsseldorf.
      Fim-de-semana doce como a compota de ameixa.

      Löschen
  6. Este ano também fiz!
    Delicia-te!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Manda-me a tua receita, Leo.
      Enquanto houver ameixas vou continuar a fazer compotas.

      Löschen
  7. De doces também !
    Embora eu ache que qualquer coisa feita por nós, com amor, é poesia.

    Um beijinho com água na boca :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora não haja nada de poético na confecção de compotas.
      Cortar 1500 gramas de ameixas aos pedacinhos é um acto de descontração interior. Um treino voluntário à serenidade.

      Um beijo daqui para aí 🌻

      Löschen
  8. Mas também de cinema, música e carteiras, sapatos, lenços, chapéus.... e compotas, claro!
    Olá, Teresa!
    Saudade eu já tinha tuas!!
    Adoro ameixas! Como das secas uma ou duas, todos os dias. Juntamente com alperces, igualmente secos. Manias!!!
    Gosto de comer e fazer compotas, pois então. Faço com toda a fruta. As minhas preferidas são de tomate, abóbora (com requeijão hum, hum), ameixa, cereja (inteiras sem caroço), figo, marmelo.
    Teresa, experimenta fazer de marmelo - não é marmelada, é compota, feita como qualquer outra compota - aos pedacinhos. É divinal!
    Sericaia com ameixas de Elvas, adoro!
    Beijo, tem um Setembro cheiiiiiinho de coisas boas.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Também eu tinha muitíssimas saudades tuas e das tuas pétalas 🍂 TERESA
      O melhor acompanhamento com um filme policial escandinavo são frutas secas.
      Manda-me, por favor, as receitas dos doces de tomate, abóbora e marmelos.
      Que o teu Setembro seja de beleza literária e de tudo o que é agradável.

      Löschen
  9. Arranja-me um frasco pequenino com esse teu doce. Também sou guloso !!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Se és guloso, Ricardo, não gostas da minha compota.
      Para 1500 gramas de ameixas só deito 500 gramas de açúcar.

      Löschen
  10. Teresa sabes que ser guloso, não é obrigatório sê-lo por doces :) !!!
    Gosto de compotas ! A minha Mãe fazia-as e a minha Mulher também aqui há uns anos e sempre gostei. Elas também punham muito pouco açucar !

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A minha experiência é que os familiares e amigos portugueses gostam de tudo muitíssimo doce. Uma familiar deita açúcar nos kiwis e não acreditava que eu os comesse sem açúcar 🥝

      Löschen

Kommentar veröffentlichen