CARLOS OLIVEIRA | Comemorações do Centenário do Nascimento



A Fundação D. Luís I, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, assinala o centenário do nascimento de Carlos de Oliveira, autor que marca indelevelmente toda a produção romanesca e poética portuguesa do século XX e cuja poderosa influência se mantém, com música, cinema, poesia e conferência (19, 24 e 25 de setembro).

 

Carlos de Oliveira (1921-1981) nasceu no Brasil, mas a família regressou a Portugal quando o poeta tinha 2 anos, fixando-se em Febres (Cantanhede), onde o pai exerceu medicina e ele pôde conhecer a dura realidade social da gândara. Em 1933 mudou-se para Coimbra a fim de prosseguir os estudos, licenciando-se em Ciências Histórico-Filosóficas em 1947, com a tese Contribuição para uma estética realista. É neste período que despertou para a escrita, no seio do movimento neo-realista (se bem que tenha sido um neo-realista diferenciado), tendo publicado o seu primeiro livro de poesia, intitulado Turismo, em 1942, e o primeiro romance, Casa na Duna, no ano seguinte. Em 1948 muda-se para Lisboa, onde passa a colaborar com várias publicações, como a revista Vértice, da qual foi director, tendo apresentado o livro de poesia Colheita Perdida nesse mesmo ano e, em 1950, Terra de Harmonia. Em 1953 publica o romance Uma Abelha na Chuva, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa do século XX (adaptado ao cinema por Fernando Lopes). Com a publicação do livro de poemas Cantata em 1960, que marcou a evolução do seu discurso poético, os seus trabalhos posteriores – Sobre o Lado Esquerdo, Micropaisagem e Pastoral – são marcos de referência da poesia portuguesa contemporânea. Em 1978, publica Finisterra, Paisagem e Povoamento (romance, como escreveu no frontispício), mas que, para muitos, é um dos mais belos poemas em prosa da literatura portuguesa.

Kommentare

  1. Teresa,
    fora do país mas sempre atenta a quem merece ser homenageado, não esquece as raízes e os que nos enriqueceram culturalmente.

    AntwortenLöschen
  2. " É neste período que despertou para a escrita, no seio do movimento neo-realista (se bem que tenha sido um neo-realista diferenciado)"
    neo-realista diferenciado? ele, à frente da Vértice?
    Tenho que tirar isto a limpo... não em Cascais, mas em Vila Franca de Xira (Museu do Neo-realismo, há tanto que estou para lá ir...)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora CASCAIS te fique mais à mão, Rogério, o Espólio de Carlos de Oliveira encontra-se no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.

      Löschen
  3. Lembrei outro Carlos Oliveira...
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Com que então o Pedro lembrou-se do nosso amigo jornalista CARLOS BARBOSA de OLIVEIRA.

      Ótima semana parado no OUTONO 🍂

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Reunião em casa da avó de Mariana Mortágua

A pera por Jane Kenyon