11 de setembro: 20 anos depois

 
O que estava a fazer em 11 de setembro de 2001 no momento em que o primeiro avião atingiu as Torres Gémeas, houve destroços fumegantes no Pentágono e da queda de um avião num campo da Pensilvânia? 
Ainda que tenham se passado 20 anos dos ataques, é difícil esquecer.
 



Eu estava na Praia do Funtão, quando o dia 11 de Setembro 2001 entrou na História.
O miúdo da familiar que estava comigo tinha sede e ela foi com ele à esplanada. Chegou com um ar preocupado, dizendo que algum acontecimento estranho se estava a passar em Nova Iorque, mas que não conseguiu perceber o que diziam na TV.
Desinteressada, respondi que eu tencionava visitar Nova Iorque nesse verão, e que me tinha decidido pelo Porto, por causa da minha mãe.
Esqueci Nova Iorque até chegar a casa e abrir a TV.


... e já lá vão 20 anos! ...
Hoje lembro a data com um minuto de silêncio.

Kommentare

  1. Os infernos que os E.U.A. semeiam por várias partes do mundo, naquele dia calhou-lhes a eles.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. “Um minuto de silêncio por essas vítimas e todas as outras que os americanos também fizeram nas guerras que se seguiram, entre os seus soldados, soldados de outros países e população civil de territórios alheios! Certo?”

      Löschen
  2. Acrescento, grave são os inocentes sacrificados.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. As vítimas NÃO tinham culpa da política americana.
      Os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 foram absolutamente infernais e indesculpáveis.

      Löschen
    2. Penso da mesma forma. As vítimas são pessoas que não foram para a guerra e viviam na paz. O absurdo foi justamente o ataque à inocentes. Vidas de cidadãos de vários países que ali trabalhavam. Foi uma grande covardia!

      Löschen
    3. Enquanto que a Luma Rosa vê no ataque terrorista um acto de covardia. Susan Sontag viu um acto de heroísmo — o que me deixou sem palavras — eu vejo um acto de fanatismo absurdo e bárbaro.

      Löschen
  3. O extremismo islâmico não respeita a vida humana, a paz, a liberdade e a democracia. Suicidam-se e levam consigo inocentes. E assim aconteceu o 11 de setembro. Não creio que sejam esses os ensinamentos de Maomé.
    Talvez não haja ninguém que não se recorde onde estava naquele dia. Eu estava no trabalho. As atividades normais do dia foram canceladas. As agendadas para as semanas seguintes também. O receio, o medo, e a apreensão começaram a ser uma constante durante algum tempo. Assistentes sociais e psicólogos foram redirecionados e instruídos para dar apoio em casos de grande ansiedade e a organizar sessões de esclarecimento.
    Nunca mais esquerecemos. Deveremos continuar a estar muito atentos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. “Eu estava já no local de trabalho. Eram quase 9 horas. Não sei quem nos alertou, sei apenas que ligámos as televisões de todos os andares. Foi-nos impossível trabalhar naquele dia. Em casa o único canal que ví foi a CNN... durante semanas e semanas...
      Já estive perto do Ground Zero ainda com uma vedação de rede a separar-nos.
      Também hoje lembrámos a data com um minuto de silêncio.”

      O teu comentário, Catarina, no ano 2013.

      Löschen
    2. Não me recordava desse meu comentário. : )

      Löschen
    3. Em 2013 fiz essa pergunta e as vossas respostas foram tão relevantes que as li novamente. Claro que entristeci, quando li as respostas da Teté e do Rui.

      Löschen
  4. Não falo sobre esse 11 de Setembro. Corria o risco de ser politicamente incorrecto.
    Bom fim de semana, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. AQUI podes ser politicamente incorrecto.
      Perante os sobreviventes e familiares das vítimas NÃO corras o risco.
      Fim-de-semana em luto 🖤

      Löschen
  5. Eu estava sentado no meu sofá quando a emissão foi interrompida e começo a dar em direto a tragédia das torres gémeas. Um horror ver o terror das pessoas a atirarem-se pelas janelas para a morte.
    Foram dezanove os terroristas que marcaram essa data para sempre na memória das pessoas. Que ardam no inferno

    NOTA: O UE SE PASSA?

    BOM FIM DE SEMANA

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Estavam 22 virgens para cada um dos terroristas, quando chegaram ao céu muçulmano. Os cristãos é que ardem no inferno.

      Ando um tanto fugida a aproveitar os últimos dias de verão 🌻

      Löschen
  6. Eu estava na cozinha e o meu marido e o meu filho mais velho chamaram-me da sala.
    Disse logo que não seria um acidente, pouco depois despenha-se o 2° avião e ali ficámos os três estarrecidos!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. “Eu estava em casa, na cozinha, a preparar o almoço quando o meu filho mais velho me grita da sala:
      — Vem cá, mamã!
      E ali ficámos, ele, o pai e eu estarrecidos, a olhar para a televisão e a pensar ainda que era um acidente quando assistimos em directo ao 2º impacto!
      Aí vimos logo que estávamos perante um atentado!“

      O teu comentário, Leo, ano 2013.

      Löschen
  7. Estava na casa de uma amiga, os nosso filhos brincavam na sala e televisão estava sem som. porque estávamos entretidas a conversar.
    Quando vi as imagens, a minha primeira reação, foi que se tratava de um filme. Depois o horror !
    Mas este assunto, tem muito que se lhe diga.

    Lamento pelas vítimas e seus familiares.

    Um beijinho, Teresa, noite serena.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Como eu NÃO navego em águas anti-americanas, digo que o povo americano NÃO merecia o ataque terrorista às Torres Gémeas e ao Pentágono que atingiu os EUA no coração. Um dos atentados mais bárbaros da história, não apenas em termos de número de mortos e feridos, mas também na precisão com que os terroristas destruíram os símbolos da supremacia económica e militar do mundo em apenas uma hora.

      Uma noite tranquila também para si, Fê blue bird.

      Löschen
    2. Gostei muito de ler este teu comentário, Teresa.

      Löschen
    3. A minha resposta à Fê blue bird expressa a minha opinião sobre 11/9.
      A resposta ao primeiro comentário de Brancas Nuvens Negras é a opinião de uma amiga virtual, que expressa exactamente o que a Esquerda pensa, daí em parênteses. Embora eu não seja uma mulher emocional, ainda hoje lágrimas me correm pelas faces, quando vejo as imagens de uma das maiores barbaridades do século XXI.

      Löschen
    4. Teresa, quero crer que não duvida, que lamento profundamente, TODAS AS VÍTIMAS INOCENTES, DE QUALQUER VIOLÊNCIA OU ATENTADO TERRORISTA, seja nos EUA, na Europa, na Ásia, ou em qualquer outra parte do mundo.
      Porque não diferencio pessoas, nem países, nem religiões, nem qualquer outra diferença.

      Desejo-lhe uma excelente semana.


      Löschen
    5. Que uma mulher sensível e inteligente como Fê lamente todos os actos de violência — NÃO tenho dúvida — só não compreendi a frase “Mas este assunto, tem muito que se lhe diga” que interpretei, possivelmente erradamente, uma crítica indirecta aos EUA.

      Continuação de um domingo sereno e feliz 🌸

      Löschen
    6. Tenho lido e visto muitos artigos e documentários sobre o 11 de Setembro, há muitas teorias obviamente, e eu ainda não consegui perceber muito bem toda a verdade sobre este assunto.

      Noite feliz e serena 🌷

      Löschen
    7. Aprendi com os filósofos que encontrar a verdade é difícil.

      Löschen
  8. Eu estava me arrumando para o trabalho e tinha saído do banho, a tv ligada. Corri para frente da tv, mas achei que era uma propaganda de algum filme. Custou a cair a ficha.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O ataque terrorismo chocou o mundo e ninguém esqueceu esse dia.

      Löschen
  9. Os inocentes que morreram não são os culpados de políticas tidas pelos americanos.
    Um acto indigno da raça humana!!!
    Mas os atentados, a guerra, geram sempre vítimas. E mais no digo, porque sou um idealista e "pessimista" (realista !!!) ...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Onde estavas no dia 11/9 na manhã dos ataques ao povo americano?!

      Löschen
    2. Então, estavas na praia como eu?!
      Ricardo, preciso de tirar as palavras a ferro?!
      Sê mais concreto!!!

      Löschen
  10. Lembro-me tão bem. Custa-me horrores olhar as imagens. Imaginar o sofrimento daquelas gentes. Não, não se imagina. O Mundo nunca mais foi o mesmo :(

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Já que se lembra tão bem, Cidália, diga-me onde estava no dia do ataque às torres de Nova Iorque?!

      Löschen
  11. Estava a fazer as malas para partir para Nova Iorque no dia seguinte.
    Parecia mesmo surreal.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. “ A fazer as malas para partir no dia seguinte para.....os Estados Unidos.
      Começando por São Francisco.”

      O comentário do Pedro no ano 2013.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen