UMA PROPOSTA IMORAL



No centenário do nascimento do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt o Círculo Literário escolheu para o encontro de hoje, em Düsseldorf, a comédia trágica “A Visita da Velha Senhora” escrita em 1955.
Estreada no Schauspielhaus de Zurique em 29 de Janeiro de 1956.


A vida seguiu o seu caminho, mas eu não esqueci nada, Alfred. Nem a Mata de S. Conrado, nem o palheiro do Peter, nem o quartinho da viúva Boll, nem a tua traição.  Agora estamos velhos, os dois, tu, acabado, e eu estraçalhada pelas facas dos cirurgiões, e agora quero que as contas sejam feitas entre nós dois: tu escolheste a tua vida, e obrigaste-me a seguir a minha. Tu querias que o tempo parasse, era isso, lá na floresta da nossa juventude, cheia de tempos passados. Agora, eu vim para parar o tempo, e exijo justiça, justiça por mil milhões.” 

Sim, Claire Zachanassian voltou para ajudar a sua cidade natal, Gullen é uma vila decadente e necessitada, e para a velha dama o dinheiro não é problema, mas com uma condição: ela quer a cabeça de Alfred, o homem que após engravidá-la, abandonou-a à sua sorte, negando a paternidade da criança. 

 “I Called Him Necktie” || “Ich nannte ihn Krawatte” de Milena Michiko Flašar foi o romance escolhido para o próximo encontro do Círculo Literário a 14 de Outubro de 2021, em Hösel.
 

Kommentare

  1. 14 de Outubro? Se sair agora ainda chego a tempo...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Oi Rogério!
      Se saíres agora ainda chegas em Agosto.

      Löschen
  2. Parece ser um livro que merece ser lido, embora eu nao tenha tendencia para ler comedias tragicas. Ainda estou na fase de ler temas que me ponham bem disposta, otimista e com esperanca, mediante tudo o que se esta a passar por esse mundo fora. E importante, para mim, manter um equilibrio mental e fisico... : )

    AntwortenLöschen
    Antworten

    1. Uma peça fulgurante sobre uma cidade arruinada que espera a visita da mulher mais rica do mundo para encontrar o seu resgate económico.
      Um texto que nos dá com a maior precisão a confusão ética e política em que o estado de necessidade financeira lança uma comunidade que sempre aparentou reger-se por valores morais.

      Löschen
    2. Um livro que vou receber dentro de poucos dias da biblioteca é “Inferior: How Science Got Women Wrong and the New Research That’s Rewriting the Story” de Angela Saini .
      O que li sobre o tema incentivou a minha curiosidade.

      Löschen
    3. Angela Saini tells us why more women should work in the sciences.
      I agree absolutely.
      I'd like to read this book soon.

      Löschen
    4. É muito mais que isso. Até põe em questão o que Charles Darwin pensava sobre o lugar da mulher na sociedade, que, segundo ela “contaminou as suas teorias”.
      Pensei que estarias interessada. : )

      Löschen
    5. Quando li um ou outro livro de Charles Darwin não fiquei desapontada por ele considerar as mulheres seres inferiores aos homens. Ideia conforme com a época em que ele viveu. Aceito a existência da Teoria da Evolução de Darwin, porque não acredito na interpretação literal da teoria da criação presente na Bíblia.

      Löschen
  3. Acredito que seja um livro/romance muito interessante, que prenda o/a leitor/a a cada página,
    Embora me pareça que versa sobre a tragédia quando, na minha modesta opinião, se precida é de leituras alegres, divertidas.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um clássico dos tempos modernos.
      A minha experiência literária me faz ser seletiva.
      E essa seleção é natural.
      Automaticamente, não preciso de leituras alegres e divertidas que refletem o gosto da sociedade.

      Löschen
  4. Só conheço de nome. Parece uma boa dica para uma próxima leitura.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten

    1. „A visita da velha senhora“ é uma peça interessante não só porque ela incorpora tanto elementos do trágico quanto do cómico, mas também por tratar de um tema até hoje actual.

      Löschen
  5. Grande actividade literária. Isso vale a pena.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. „Tudo vale a pena quando a alma não é pequena„
      Oi Luís!
      Onde é que eu já ouvi isso?!

      A sério
      A actividade literária é parte importante da minha vida 📚

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!