CADA PESSOA



Nesta sexta-feira, dia 13, não vi nenhum gato preto.
Encontro que até gostaria de ter, porque amo gatos de todas as cores.
Encontrei sim, um livro com somente 31 páginas, cujo conteúdo é mais valioso e interessante do que o de livros que li com mais de 500 páginas.
O autor do livro é o advogado, dramaturgo e escritor Ferdinand von Schirach.
Nasceu em 1964 em Munique e vive actualmente em Berlim.
Sobre o livro falo numa outra ocasião, até lá deixo aqui duas perguntas:
Como podemos enfrentar os desafios do nosso tempo?
Como organisamos melhor a nossa sociedade?  
Nós temos hoje de decidir novamente, quem queremos ser.
Ferdinand von Schirach apela a um melhoramento da CARTA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA UNIÃO EUROPEIA.

Kommentare

  1. Eu vejo gatos pretos todos os dias, visto que tenho dois :p
    Não conhecia o livro, nem o autor

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Conheço bem a obra do escritor alemão, que conquistou o teatro, a crítica e a sociedade literária.

      Löschen
  2. Desse autor, em português, há apenas um livro com o título CULPA.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. CRIMES (Verbrechen) também está traduzido em português.

      Löschen
  3. Duas perguntas, para cuja resposta mais de trinta páginas pode se muito
    mas também pode ser pouco
    Como podemos enfrentar os desafios do nosso tempo?
    - que desafios? quem são os desafiados?
    Como organisamos melhor a nossa sociedade?
    - que sociedade queremos organizar melhor? Aqui, esta, ao pé da porta ou a sociedade que sofre a nossa pressão? (ocorre-me a sociedade do Afeganistão)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não navegamos nas mesmas aguazinhas, Rogério, daí não responder às tuas perguntas.

      Löschen
  4. O meu vizinho de baixo tem um gato preto, que raramente sai do quintal, portanto vejo-o todos os dias.
    Quanto às perguntas, a minha ignorância, não me permite responder.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Se todos os ignorantes fossem como a Elvira, tínhamos um mundo 🌎 inteligente e requintado.

      Parabéns pelos 52 anos de felicidade 🍀

      Löschen
  5. Não conheço o livro e nem o autor. Em frente ao meu apartamento, existe um jardim. Moro numa praceta. Esse jardim é "propriedade" de dois gatos pretos. São lindos. Muitas vezes, eu da minha janela e eles no jardim, trocamos olhares. Existe quem diga que, dia 13, sexta-feira, e ver um gato preto, é sinal de sorte. Será que ainda vou ser rico?

    Votos de um feliz fim de semana
    Abraço apertado

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. As crenças de sexta-feira, 13 não têm lógica, mas algumas têm piada 🐾

      Löschen
  6. Como organizamos melhor a nossa sociedade? - Sendo membros ativos da sociedade em que estamos inseridos – esperemos que todos sejam!! : )) ... temos a responsabilidade de votar nos políticos que melhor representem a nossa forma de pensar, para que possamos ter uma sociedade que usufrua (isto de uma maneira geral para não se tornar num “ensaio” maçudo) de um bom sistema de saúde, um bom sistema de ensino e acesso a uma alimentação saudável. Não esquecendo o voluntariado no qual eu acredito firmemente.
    Como enfrentar os desafios do nosso tempo? – Tendo uma boa base (como o que referi acima), não há outra alternativa que enfrentá-los – em vez de procrastinarmos e estar em constante estado de negação – escolhendo a melhor forma de os atenuar ou de os eliminar. Como é uma pergunta muito geral é difícil dar uma resposta mais precisa

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Nós navegamos nas mesmas aguazinhas, Catarina, daí tencionar publicar o teu excelente depoimento sobre o assunto 👍 caso não te importes.

      Löschen
  7. Tu ao fim de semana não podes fazer perguntas difíceis. 😅
    Essas são perguntas de difícil resposta porque, não existe uma receita mágica que resolva os problemas sociais que existem à escala global.
    Mas posso deixar algumas dicas: respeitar o "nosso vizinho", ser solidário e não nos preocuparmos apenas com o nosso umbigo, ter consciência de que a liberdade de uma pessoa acaba quando começa a da outra...

    Esta sexta-feira treze foi para mim um dia muito feliz (e também não vi nenhum gato preto e acho até que não vi gato nenhum)
    Beijinhos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Contigo também navego nas mesmas aguazinhas, Clara. Caso estejas de acordo publico aqui as tuas dicas, que farão felizes os meus leitores e todos os gatos 🐈‍⬛

      Löschen
  8. Dei de comer a um gatinho preto e tinha-me esquecido que foi sexta-feira 13

    AntwortenLöschen
  9. (acho que tenho um ou os dois livros dele que foram publicados cá - Culpa e Crimes, mas ainda não os li)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. CRIMES (Verbrechen) e CULPA (Schuld) foram os primeiros livros publicados de Ferdinand von Schirach, que relatam a sua experiência como advogado.

      Löschen
  10. Também gosto de gatos de todas as cores!
    Uma pessoa vai-se empenhando nessa difícil tarefa mas os efeitos são quase invisíveis!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. ... Amanhã, Leo, havemos todos de sentir os efeitos dos nossos esforços!!

      Löschen
  11. Ferdinand von Schirach :
    “OS ÚNICOS HERÓIS QUE FICAM SÃO A JUSTIÇA E A MORAL”
    Gosto muito de gatos pretos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. „ALS HELDEN BLEIBEN NUR DAS RECHT UND DIE MORAL“

      Löschen
  12. Teresa,
    As palavras que aqui te deixo são para ti, podes por isso fazer com elas o que achares melhor.

    (^^)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. As palavras que os meus leitores AQUI deixam são realmente minhas.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!