Passei o Dia Ouvindo o que o Mar Dizia



Eu hontem passei o dia
Ouvindo o que o mar dizia.

Chorámos, rimos, cantámos.

Fallou-me do seu destino,
Do seu fado...

Depois, para se alegrar,
Ergueu-se, e bailando, e rindo,
Poz-se a cantar
Um canto molhádo e lindo.

O seu halito perfuma,
E o seu perfume faz mal!

Deserto de aguas sem fim.

Ó sepultura da minha raça
Quando me guardas a mim?...

Elle afastou-se calado;
Eu afastei-me mais triste,
Mais doente, mais cansado...

Ao longe o Sol na agonia
De rôxo as aguas tingia.

«Voz do mar, mysteriosa;
Voz do amôr e da verdade!
- Ó voz moribunda e dôce
Da minha grande Saudade!
Voz amarga de quem fica,
Trémula voz de quem parte...»
. . . . . . . . . . . . . . . .

E os poetas a cantar
São echos da voz do mar!

António Botto, in 'Canções'

Kommentare

  1. Pena que o poeta
    não seja nome de rua
    no bairro
    onde a poesia
    acontecia

    Teria filmado

    AntwortenLöschen
  2. Que lindo de se ler.
    Grata pela partilha.

    Boa semana

    AntwortenLöschen
  3. Conheço alguns poemas de António Botto mas este não.

    Abraço

    AntwortenLöschen
  4. Já estava preocupada com o teu silêncio...
    Felizmente voltaste, e com um poema tão bonito.
    Fico a imaginar como ficaria musicado!

    Beijinhos e vê se dás notícias.
    (^^)

    AntwortenLöschen
  5. Regressaste em grande. Poema lindíssimo do ilustre poeta António Botto. O Mar, a sua essência, sempre foi, é, e continuará a ser uma forte inspiração para poetas e poetizas.
    Gostei muito de ler
    Beijinho desde aqui até aí.

    AntwortenLöschen
  6. QUE BELO POEMA DE ANTÓNIO BOTTO, TERESA!

    UM BEIJO

    AntwortenLöschen
  7. António Botto, um poeta quase esquecido. Muito bonito.

    AntwortenLöschen
  8. Magnífico poema do corajoso poeta, contista e dramaturgo.
    Obrigada por partilhares.
    Beijo, Teresa.

    AntwortenLöschen
  9. "E os poetas a cantar
    São echos da voz do mar!"

    Excelente escolha! Obrigada!

    beijinho, feliz semana !

    AntwortenLöschen
  10. Também gostava de ouvir o mar falar.
    Quando???
    Boa semana

    AntwortenLöschen
  11. Muito bonito e até enternecedor.
    Abraço meu

    AntwortenLöschen
  12. Teresa Hoffbauer7/01/2021

    Esta homenagem a alguém que ama o mar e a um dos poetas portugueses que eu tanto admiro já estava planeada. Eu continuo ausente. Vou regressar devagarinho, muito devagarinho �� die

    AntwortenLöschen
  13. Uma homenagem magistral. O meu aplauso! 💙🌹
    Espero que esteja bem de saúde.
    -
    Amor em tempo de pandemia...
    -
    Beijos, e uma excelente noite

    AntwortenLöschen
  14. Grata pela partilha de tão belo poema. Conheço muito pouco da poesia de António Botto
    Abraço e saúde

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen