TSCHICK



No 39º encontro do Círculo Literário em Duisburg, no dia 18 de Julho de 2014, opiniamos sobre um romance do escritor alemão Wolfgang Herrndorf (1965-2013) TSCHICK publicado em 2010. Embora seja um dos romances mais emblemáticos de 2010 e leitura obrigatória nos liceus, não me cativou, mas nesse ano nada me cativava. Todos os membros do Circulo louvaram os méritos literários de Wolfgang Herrndorf. Comoveram-se com a história de amizade entre o alemão Maik e o russo Andrej, Tschick como alcunha.


Maik (Tristan Göbel), Isa (Mercedes Müller) e Tschick (Anand Batbileg) relaxam na beira de um lago.
A entrada em cena da instável Isa adiciona tensão sexual à viagem, já que a beleza insuspeita da menina logo chama a atenção de Maik, fazendo-o esquecer-se momentaneamente o amor por Tatjana, colega de escola.




Esta noite vi o filme de 2016 no canal alemão RBB. Realização de Fatih Akin com Tristan Göbel como Maik Klingenberg, Anand Batbileg como Andrej “Tschick” Tschichatschow.
Enquanto a sua mãe está internada numa clínica de reabilitação e o seu pai vai de viagem com a jovem amante, Maik, 14 anos, desperdiça as suas férias de verão sozinho em casa. Até o dia em que aparece Tschick, um adolescente russo, marginalizado e rebelde. Tschick roubou um Lada Niva para fugir de Berlim e Maik resolve ir com ele. É o começo de uma aventura louca que mudará as suas vidas para sempre. num verão que eles jamais se esquecerão. 

Kommentare

  1. Porquê essa cara? Sorriam!
    Tô de volta

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não têm uma cara linda como o teu Diogo, mas também são bons rapazes.
      Tô satisfeita por tu estares de volta, Rogério.

      Löschen
  2. Uma experiência que nunca mais esquecerão e que terá um grande impacto na vida de ambos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A amizade entre o alemão Maik e o russo Andrej, é da mesma natureza que a amizade de Theo Decker com Boris, o amigo libertário, meio perigoso, que o leva sempre a caminhar na corda bamba e sem rede de proteção, descrita no romance da autora americana Donna Tartt, “O Pintassilgo”. Esse período em Las Vegas repercutiu muito na vida do Theo daí pra frente.

      Löschen
  3. Confesso que não conheço minimamente.
    Bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. É um eastern, um road movie clássico.
      Realista, rasante e inteligente.

      Löschen
  4. Antworten
    1. Maik está apaixonado por uma menina da sua sala de aula, mas é ignorado. Ele precisa vivenciar todas essas aventuras e, quando retornar, finalmente ser visto por ela. Mas isso já não importa mais para ele.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon