O Domingo das Mães



«Estava-se em março de 1924Não era junho, mas parecia ser um dia de junho. E devia passar um pouco do meio-dia. Uma janela estava escancarada, e ele andava despido, pelo quarto cheio de sol, tão descontraído como qualquer animal nu. Era o seu quarto, não era? Ali podia fazer o que lhe apetecesse. Era óbvio que podia. E ela nunca estivera antes naquele quarto, e nunca mais voltaria a estar.
E também estava nua.  
30 de março de 1924. Há muito tempo. As sombras do gradeado da janela deslizaram sobre ele, como folhagem. Depois de tirar de cima da cómoda a cigarreira, o isqueiro e um pequeno cinzeiro de prata, ele virou-se, e ali, sob o ninho de pelos escuros e totalmente banhados pelos raios do Sol, encontrava-se o seu pénis e os seus testílos, meros apêndices flácidos e ainda pegajosos. Podia olhar para eles se quisesse, ele não se importava.» (p.13)

30 de Março de 1924. Era domingo. O domingo conhecido como o Dia da Mãe, em Inglaterra, um dia em que as empregadas domésticas regressam a casa para visitar as suas famílias. Mas Jane Fairchild, de 22 anos, é orfã e passa esse domingo, naquela época, o chamado Mothering Sunday,de modo diferente.
 Encontra-se com Paul Sheringham, o jovem herdeiro de uma propriedade vizinha. Jane e Paul mantêm uma relação secreta durante quase sete anos, contudo, ele irá casar em breve com uma rapariga da sua condição social. Os dois jovens fazem amor pela última vez e, ao despedirem-se, sucede algo inesperado que muda para sempre a vida de Jane.

 «Uma espécie de Cinderela feminista... inquietante... um romance com uma nova intensidade emocional.»
The New York Times Book Review

A minha opinião 🖌

O escritor britânico Graham Swift aborda no seu romance “Mothering Sunday” de 2016, um amor impossível entre uma orfã e um rapaz da classe alta em 1924, uma história que trata da busca pela identidade pessoal e pelo poder da literatura. Uma leitura impregnada de sensualidade, paixão, emoção. 
Ao deixar Jane banquetear os olhos no corpo nu do amante após a relação sexual é uma demonstração da maturidade do autor premiado com o Booker Prize. 
Antigamente, os “meninos de família” descobriam na adolescência os mistérios do sexo com as criadas da família, que logo a seguir eram despedidas.
Nos anos que se seguem, Jane desenvolve o seu interesse pela leitura e vai trabalhar numa livraria em Oxford, acabando por se tornar uma romancista de sucesso, daí ela ser uma espécie de “Cinderela feminista”.
“Mothering Sunday” é um romance sobre uma mulher que segue o seu próprio caminho, inserido numa época, em que o Movimento Feminista Britânico está em marcha.
Um romance curto mas poderoso.
Uma leitura fascinante, elegante e subversiva.          

Kommentare

  1. Um Bom Dia também para Ti !!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Todos os dias são bons para mim, Ricardo 🦋

      Löschen
  2. Um romance que eu gostaria de ler. A situação entre rapazes ditos de família e as criadas vem de tempos longínquos. Quantos filhos sem pai - com pai - não vieram ao mundo em função dos meninos serem ricos e as criadas pobres? Tantos e tantos.

    A verdade é que o amor de mãe tem de ser - porque as mães na sua grande generalidade - o merecem, respeitado e aceite no coração de cada filho.

    N ota: Penso que se a letras fossem a preto ficaria muito melhor. Assim quase que não se vê o que se escreve, o que é uma pena..
    Um beijinho deste teu amigo de longe mas que gosta - ou gostaria - de estar perto do teu coração..
    Um domingo feliz

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A situação entre rapazes ditos de família e as criadas não vem de tempos longínquos — dizem que o meu avô materno usou esse método para conhecer os mistérios do sexo. Mais tarde, as suas preferências sexuais eram as bailarinas espanholas.

      A minha mãe embora fosse uma diva caprichosa, mereceu sempre o meu respeito e profundo amor — a sua morte foi a experiência mais dolorosa da minha vida.

      Vou tentar escurecer as letras, mas se mexo muito, o blogue desaparece como aconteceu no ano passado.

      O poeta do amor está perto do meu coração ❤️

      Löschen
    2. ""... meu avô materno usou esse método para conhecer os mistérios do sexo. Mais tarde, as suas preferências sexuais eram as bailarinas espanholas.""

      Tiveste um avô de refinado bom gosto, lol

      Beijinho português

      Löschen
    3. O meu avô materno era fidalgo, monarca, infiel e morreu cedo.
      A minha avó materna nunca o abandonou — apesar de não precisar dele — era professora e tinha fortuna própria. Outros tempos, outras vontades.

      PS: Espero que a tua amiga “lenor” não se irrite que eu me meta sempre onde não sou chamada, mas os comentários dela são inteligentes e com sentido de humor.

      Löschen
    4. Teresa

      Tenho o pensamentos desde 2008. A Lenor acompanha-me desde essa data. Tenho um carinho por ela incomensurável. NÃO A CONHEÇO PESSOALMENTE. Sempre brincámos um com o outro, mas nunca nos vimos. Nunca pusemos os olhos em cima um do outro, lol
      Por isso desconheço se ela se irrita ou não com os teus comentários - esse onde não és chamada - mas penso que não. Ela, é sem dúvida, possuidora de um salutar sentido de humor. E mais não te sei dizer.

      Difícil comentar com esta cor de letra. Mas ok..

      Um beijinho em tu...com saber a baunilha.

      Löschen
  3. Fiquei muito interessada neste romance, vou registá-lo!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A escrita de Graham Swift é diferente, especial e subtil.

      E pronto, dia feliz para as mães portuguesas 🌺

      Löschen
  4. ...Coisas que eu não sei, mas que gostei da leitura. Obrigada pela partilha!
    ~~
    Beijo, e um excelente dia para todas as Mães.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. AQUI 🇩🇪 o Dia das Mães é no próximo domingo.
      Beijo, e uma excelente noite para todas as MULHERES 🌸

      Löschen
    2. Obrigada pelo carinho 🌹💙😘

      Löschen
  5. Onde terá ido parar o comentário que ontem deixei aqui?!

    Dizia eu que anotei o título do romance e... não recordo o que disse mais.
    Também já não interessa.
    Beijo Teresa (de todos os dias bons), excelente semana.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Tenho problemas em publicar os meus comentários — não me digas, que também vou ter problemas em os receber — como vês o teu comentário não foi publicado.

      Gozar os dias bons e aceitar com coragem os dias maus.
      Retribuo o beijo Teresa e excelente fim-de-semana 🌸

      Löschen
  6. Em Macau é no próximo domingo.
    Boa semana

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen