O colosso alemão



No seu livro sobre “os grande compositores”, o autor americano Harold C. Schonberg deu ao capítulo sobre Richard Wagner o estrondoso título de “O colosso alemão”.
 Quem assistiu em Bayreuth o ritual de uma apresentação completa de “O Anel do Nibelungo”, confirmará de boa vontade esta avaliação do “colosso alemão”
Embora eu não tenha assistido em Bayreuth a uma apresentação completa de “O Anel do Nibelungo”, ao visitar o museu Richard Wagner na cidade do Festival de Bayreuth, senti algo de sufocante através da massa e poder da sua obra. No seu caso, juntam-se a qualidade e a quantidade da produção artística, como não ocorre com quase nenhum outro 
compositor na história da música. 
Wilhelm Richard Wagner nasceu a 22 de Maio de 1813 em Leipzig, na Saxónia, uma cidade onde já haviam vivido diversos outros artistas de renome, como Bach, Schumann, Mozart, Mendelssohn e Goethe.


Kommentare

  1. Infelizmente da obra de Richard Wagner só conheço algumas obras de nome, pois nunca ouvi nenhuma pelo menos que me lembre, e na minha coleção de compositores não tenho nenhum CD de obras dele.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Richard Wagner transmitiu-me a força de que eu precisava, na altura em que comecei a minha vida em Düsseldorf. Agora sou wagneriana de coração e alma.

      Löschen
  2. Não conheço a sua obra nem me sinto com conhecimentos artísticos e/ou musicais/composição para comentar essa e outras obras análogas. Mas gostei de ler e ficar a conhecer o nome desse colosso alemão
    Feliz fim de semana
    Beijinho desde Lisboa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O prestígio da Alemanha como grande nação cultural baseia-se em nomes famosos como RICHARD WAGNER — um colosso na história da música 🎶 🎶

      Löschen
  3. É na realidade um Grande Compositor. Sou um grande admirador da sua música !!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. E o seu “leitmotiv” favorito: a redenção através do amor ❤️

      Löschen

Kommentar veröffentlichen