15 de Maio de 2009


O 1º encontro do Círculo Literário aconteceu no dia 15 de Maio de 2009, em Düsseldorf, na minha casa. Convoquei um grupo de amigas, às quais transmiti o meu propósito de criar um Círculo Literário. Expliquei, a quem me acusou de que eu só gostava de ler livros difíceis, que todos os membros do Círculo tinham a oportunidade de escolher o livro que queriam ler e opiniar com o grupo. “O Castelo de Vidro” (The Glass Castle) da jornalista e escritora americana Jeannette Walls foi o livro escolhido por Karin Merse para o encontro de 26 de Junho de 2009.  
“Die Bagage” da escritora de língua alemã Monika Helfer, foi o livro que analisamos no último encontro do Círculo Literário, em 9 de Outubro de 2020, em Düsseldorf.
Tínhamos marcado o próximo encontro para 4 de Dezembro de 2020, em Düsseldorf-Benrath, que não teve lugar por razões mais do que conhecidas.
Queremos recuperar o tempo perdido, apresentando os livros que lemos durante o afastamento, assim como contar a nossa experiência durante esse tempo — o nosso próximo encontro será na sexta-feira, 21 de Maio.

Kommentare

  1. Nós tínhamos o encontro do Clube de Leitura virtual patrocinado por uma das bibliotecas. Entretanto, falhei um encontro, falhei o seguinte.
    Vejo a vantagem destes encontros privados. Não só lemos livros que o mesmo grupo lê e, consequentemente, debatemos sobre o mesmo, mas há o componente social que é extremamente importante. Já através da biblioteca, assim que acabamos de analisar o livro em questão, saimos e não há convivência.
    E já agora uma pergunta. Tens-te referido muitas vezes a “livros difíceis”. O que é que a tua amiga ou amigas entendem por “livros difíceis”?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Sou a única do grupo que estudou literatura, daí o receio pelas minhas escolhas. Johann Wolfgang von Goethe, Thomas Mann, Franz Kafka, Robert Musil, Günter Grass entre outros, são os meus escritores favoritos. Enquanto que eu amo os clássicos, elas preferem os autores contemporâneos.

      Löschen
    2. Compreendo.
      O Clube de Leitura proporciona a oportunidade de cada membro dar a sua sugestão. Assim, terão a oportunidade de ler livros de vários géneros e contemporâneos.
      :)

      Löschen
    3. É isso mesmo.
      A última sugestão veio da Helga: “The Cockroach” de Ian McEwan.
      Na próxima semana vamo-nos encontrar em Hösel para falarmos da nossa experiência durante o “lockdown” — Corona Stories 🦠

      Löschen
  2. Uma bela maneira de juntar amizades e leitura :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu já pertenci a vários grupos de leitura da biblioteca pública, mas sempre com o pensamento de organizar um Círculo Literário com os meus amigos: leitura e amizade 📚

      Löschen
  3. Pronto, ok, eu sei
    Que para a tertúlia
    só se elege quem
    tenha obra obrada
    nome reputado
    curriculum reconhecido
    e valor de mercado
    do livro

    Mas que tal
    dares a palavra a alguém desconhecido?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Escolhi esta imagem, embora ela nada tenha a ver com as nossas leituras, porque mostra os livros de autoras portuguesas traduzidos em alemão. Até agora, lemos somente um autor português: José Saramago.

      Löschen
  4. Muito interessante. Que eu tenha conhecimento, na minha cidade não há nada assim, embora houvesse até ao inicio da pandemia uma tertúlia poética na última segunda feira de cada mês. Era escolhido um poeta, analisada a sua obra e ditos alguns poemas.
    Estou de volta, depois de três dias de cama, com febre, dores no corpo todo, vómitos e inchaço nos pés e mãos. E como toda a gente me diz que o pior é a segunda dose, estou bem arranjada. Bom mas o que interessa é que hoje já estou bem.
    Abraço, saúde e bom domingo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Aqui 🇩🇪 há uma grande oferta de tertúlias literárias, até a igreja nos oferece a oportunidade de participarmos num círculo de leitura, mas eu sempre quis organizar um encontro literário com os meus amigos.

      Desejo-lhe que tenha menos problemas com a segunda dose da vacina 💉

      Löschen
  5. E assim, gastando pouco na compra de livros, se podem ler vários, caso "rodem" por várias mãos e vários olhares. É uma ideia e decisão que elogio

    Feliz domingo
    Beijinho

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os livros NÃO passam por várias mãos, cada uma de nós compra o seu livro. Amantes da leitura não economizam na compra de livros.
      O meu domingo foi muito feliz. E o teu, Ricardo?!

      Löschen
    2. Ah!! Tenho que discordar, Teresa!

      Maior amante da leitura que eu (em quantidade e qualidade – sou muito eclética também na leitura) não deve haver muita gente... a não ser que não façam mais nada durante o dia!! : ))) E, no entanto, nos últimos anos, não tenho comprado livros. São todos da biblioteca. Em qualquer parte do mundo onde me encontre, posso requisitar este tipo de livros da rede de bibliotecas de Toronto e de Mississauga (sou membro das duas).

      Löschen
    3. Referi-me aos livros digitais.

      Löschen
    4. Retiro a palavra "qualidade" ... soa a pedantismo e eu não sou pedante. Mantenho a "quantidade". :))

      Löschen
    5. Sou a única do grupo que requisita livros das bibliotecas. As minhas amigas compram os livros porque querem ficar com eles. Eu evito comprar livros porque já não tenho espaço. Quando compro um livro, deixo um outro numa das “vitrines” espalhadas pela cidade.

      Löschen
  6. Olá!

    Uma excelente iniciativa!

    Saudações poéticas!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Confesso que tenho orgulho do Círculo Literário.

      Saudações literárias da amiga de longe.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen