Entre: a quatro mãos e uma conversa



CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (capela), 6 ABRIL A 6 JUNHO

Entre: a quatro mãos e uma conversa é uma exposição em dois momentos: 

>6 de Abril a 2 de Maio - a quatro mãos: Catarina Domingues e Isabel Baraona

>5 de Maio a 6 de Junho - uma conversa : Mónica Garcia e Isabel Baraona

 

Com a curadoria de Isabel Baraona, esta é uma exposição expressamente pensada para a Capela da Fundação D. Luís I, em estreita colaboração com as artistas Catarina Domingues e Mónica Garcia. Está previsto o lançamento de Ute m livro de artista na semana de fecho da exposição.


Catarina Domingues

Vive e trabalha em Lisboa. Fez a licenciatura em Artes Plásticas na ESAD.CR, em seguida o Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e está em curso o Doutoramento também em Pintura na FBAUL. Trabalha com desenho, fotografia e auto-edição de livros, refletindo sobre o feminino, não enquanto género, mas enquanto abertura e nascença. As suas imagens são sobre uma determinada submissão à terra, uma consciência de que o corpo que somos não nos pertence e de que há um sofrimento comum a todos os seres: o sofrimento que é também a alegria de se ser agora (um instante em que se desconhece radicalmente o porvir). Tal reconhecimento exige a acção do humano: o pensamento, viver activamente. Tanto as imagens fotográficas como os desenhos surgem do espanto perante o que existe e poderia não existir: o espanto de se desconhecer a origem.

 

 Isabel Baraona

Vive e trabalha nas Caldas da Rainha. É licenciada em Pintura pela La Cambre (Bélgica) e Doutorada em Artes Visuais e Intermedia pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha). Em 2013, no âmbito de um pós-doutoramento, foi bolseira da Universidade Rennes 2 (França) onde desenvolveu Tipo.pt, um arquivo online sobre edição. Expõe regularmente, em Portugal e no estrangeiro, desde 2001. Está representada em colecções nacionais como a Fundação D. Luís I/C. M. Cascais, MGFR (Fernando Ribeiro), Safira e Luís Serpa, Centro Português de Serigrafia; e em colecções internacionais como Yolande De Bontridder, Galila Barzilaï-Hollander, Jean-Marie Stroobants, entre outras. Lecciona na ESAD.CR.

www.isabelbaraona.com

 

 Mónica Garcia

Vive e trabalha em Setúbal. É licenciada em Artes Plásticas pela ESAD.CR. É principalmente através da linguagem do desenho que se desenvolve o seu pensamento de cariz experimental, linguagem essa que contamina todos os diferentes mediums com que trabalha. Expõe individual e coletivamente desde 2011 tendo recebido alguns prémios e distinções, entre os quais se destaca a I Bienal de Desenho de Almada - Prémio Pedro de Sousa (2016).

Kommentare

  1. Lamentavelmente não sei quem são. Valha-me os blogs que visito para me darem temas que merecem pesquisa que, por sua vez, vão enriquecer o meu intelecto.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Nunca tinha ouvido falar sobre estas três mulheres, até receber o programa de A Fundação D. Luís I pela cultura de Cascais. Lamentavelmente não vou estar presente.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes