A musa de Virginia Woolf que inspirou Orlando



„Lutou pelo direito de amar mulheres, rejeitando as convenções de exclusividade exigidas pelo casamento, de que as mulheres devem amar apenas homens, e os homens apenas mulheres. Por isto estava disposta a deixar tudo... Como poderia ela lamentar que as suas opiniões chegassem hoje aos ouvidos de uma nova geração, uma geração infinitamente mais compreensiva que a sua própria?„

Nigel Nicolson, filho de Vita Sackville-West e de Harold Nicholson, ficou conhecido sobretudo pelo polémico e celebrado „Portrait of a Marriage“, escrito em 1973, em que relata as aventuras homossexuais extra-conjugais dos seus pais.


A poetisa, romancista e paisagista inglesa Victoria Mary Sackville-West, mais conhecida por Vita Sackville-West, nasceu a 9 de Março de 1892, Knole House, Reino Unido e faleceu a 2 de junho de 1962, Jardim do Castelo de Sissinghurst, Reino Unido. Livros: All Passion Spent, The Edwardians, Pepita. O seu longo poema narrativo, „The Land“, valeu-lhe o prémio Hawthornden Prize em 1927. 
 A relação mais recordada de Vita Sackville-West foi com a famosa escritora Virginia Woolf, no final da década de 1920. O romance de Virginia Woolf, Orlando — Uma Biografia, inspirado na relação com Vita, foi descrito por Nigel Nicholson como „a mais longa e mais encantadora carta de amor de toda a literatura“. O momento da concepção do romance ficou registada no diário de Virginia Woolf em 5 de Outubro de 1927: „E instantaneamente os típicos mecanismos de excitação inundaram a minha mente: uma biografia começando em 1500 e continuando até ao presente, chamada Orlando: Vita; apenas com trocas de um sexo para o outro.“

Kommentare

  1. Sempre erudita
    ainda
    um dia ficarás a saber
    que uma verdadeira carta de amor está pejada de erros de ortografia
    com muitas palavras banais e alguma rima

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O que tu me dizes, Rogério, significa que eu nunca recebi uma verdadeira carta de amor 💌

      Löschen
  2. O que era conhecido como vício, perversão.
    Existia mas tinha que se esconder.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Vita Sackville-West nunca escondeu o seu relacionamento sexual com escritoras notáveis de seu tempo, entre elas Virginia Woolf e Violet Trefusis.

      Löschen
  3. Orlando está na minha lista de leitura obrigatória e ainda mais agora, depois de ler esta publicação.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Carta de amor disfarçada de biografia que Virginia Woolf dedicou à Vita Sackville-West. „Orlando“ é um romance exuberante.

      Löschen
  4. Desconhecia. Porém, acho, que aqui vou aprendendo alguma coisa!:)
    -
    Vagueio em sonhos singelos
    -
    Beijos e um excelente dia :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Conhecer a obra de uma das autoras centrais dos textos feministas e da reflexão sobre a sexualidade — é aquilo a que eu chamo „aprender“.

      Löschen
  5. Nunca pensei que Orlando tivesse como uma inspiração uma pessoa real, muito menos uma mulher e claro que fosse pensado numa amante de Virginia. Adorei o romance .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. „Orlando“ chegou como „uma pedrada no charco“ ao meio literário britânico em 1928 e conquistou a Virginia Woolf um lugar de protagonismo na história da literatura universal.

      Löschen
  6. Se ela gostava de mulheres tinha muito bom gosto, lol Ou será que entendi mal o teor do texto?

    Beijinho desde Lisboa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Vita Sackville-West amava a sua exuberante vida aristocrática e as suas apaixonadas relações lésbicas com mulheres como Virginia Woolf.

      Löschen
  7. Não li o livro mas vi o filme com a Tilda Swinton no papel de Orlando. Tenho que ler o livro ;)

    Um beijinho

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Sally Potter demonstra um imenso respeito pelo trabalho de Virginia Woolf, conseguindo transparecer na tela tudo aquilo que a autora britânica transmitiu em „Orlando“. A interpretação de Tilda Swinton é inesquecível.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen