Torre Eiffel


 A família de Alexandre Gustave Eiffel, engenheiro que deu nome à celebre construção parisiense, veio de uma área montanhosa no oeste alemão chamada Eifel. Na verdade, o seu sobrenome era Bönickhausen, algo impronunciável para muitos franceses. A família adicionou, então, o nome da região de origem e passou a chamar-se Bönickhausen Eiffel. E o engenheiro entrou para a história com o novo sobrenome.

Kommentare

  1. Não me ocorre dizer nada sobre o assunto desta publicação a não ser que trouxe de lá um porta-chaves com uma miniatura da Torre.
    Ah, também foi um sítio onde passei fome, noutros tempos longínquos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Passou fome, mas viveu o amor intensamente. Digo eu.

      Löschen
  2. E já há uma miniatura aqui em Macau.
    Veneza, Paris, agora Londres, tudo concentrado num pequeno espaço no Cotai.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Também Las Vegas possui uma Torre Eiffel que é um importante ponto turístico desta cidade.
      Para mim, só existe uma Torre Eiffel — a de Paris, cuja construção é a obra de um engenheiro alemão.

      Löschen
  3. Então o símbolo de Paris tem a genialidade e nome alemão, muito bom para o chauvinismo francês. 😉

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Só em Março do ano passado é que tomei conhecimento, que a família do engenheiro construtor da Torre Eiffel vinha do Eifel, uma zona de colinas relativamente baixas no oeste da Alemanha e que cobre também uma pequena parte do leste da Bélgica. Ocupa parte do sudoeste da Renânia do Norte-Vestfália e do noroeste da Renânia-Palatinado. É atravessado pelo famoso aqueduto de Eifel, da época romana, e um dos mais longos do Império Romano. Uma região muito agradável para passar férias.

      Löschen
  4. Conheço apenas uma torre... e é essa. Só nos apercebemos da sua enormidade quando estamos debaixo dela. Impresssionante. Não a subi, deitei-me no relvado ao lado, já cansada de tanto ter andado, e observei-a durante algumas horas. Também passei por ela à noite. Toda iluminada...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O símbolo mais proeminente de Paris e da França é realmente impressionante. Numa das minhas visitas a Paris subi à Torre e vi a cidade à noite toda iluminada. Durante o dia é quase impossível, tantos são os turistas que querem lá entrar. Em Março do ano passado, a Torre Eiffel entrava pelo meu quarto a dentro, tão perto que estava do apartamento, onde eu fiquei. À noite iluminada até à uma hora. INESQUECÍVEL!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes

interlúdio musical