OFERTAS AO MENINO


Minha pobreza tal é
que não trago presente grande.
Trago para a mãe caranguejos
pescados por esses mangues.

Minha pobreza tal é
que não tenho presente melhor.
Trago papel de jornal
para lhe servir de cobertor.
Cobrindo-se assim de letras
vai um dia ser doutor.

Minha pobreza tal é
que não tenho presente caro.
Trago aqui água de Olinda,
água da Bica do Amparo.

Minha pobreza tal é
que grande coisa não trago.
Trago este canário da terra
que canta corrido e de estalo.

João Cabral de Melo Neto
„Poemas Escolhidos“

Kommentare

  1. Será que é ao ouro, ao incenso, à mirra,
    que o Menino deita, lesto, a mão,
    ou será aos caranguejos, ao potinho
    com água da Bica, ou ao canário do João?

    Com tão ricas vestes ao jornal é que não é!

    Adorei os versos nesta Noite de Reis.
    Simples e bonitos como o verdadeiro Menino.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os Reis Magos nunca existiram (é pura ficção), além de que, segundo os estudiosos da Bíblia, o „ verdadeiro menino“ não nasceu a 25 de Dezembro, mas algures entre meados de Agosto e finais de Setembro.
      A data da comemoração foi ditada por um Papa, para coincidir com uma festa pagã de outras eras, em que se festejava o final das colheitas...

      Löschen
  2. Obrigado
    por me teres recordado o "Ciclo do caranguejo"
    e João Cabral de Melo Neto

    Quanto à imagem, afinal
    daria um belo bilhete postal
    para dádiva
    de uma prenda fora-de-prazo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quanto à imagem — que daria um belo bilhete postal — é uma pintura de Albrecht Altdorfer (1480 — 1538) pintor, gravador e arquiteto renascentista alemão. Um dos mais notáveis representantes da Escola do Danúbio, teve influências de Dürer e Cranach.

      Löschen
  3. Antworten
    1. Bom dia de Reis para si, Pedro, a mim falta-me uma fatia do bolo tradicional.

      Löschen
  4. Já está o dia de Reis passado. Acabaram-se as festas. Uffa... O covid19 em subida assustadora. Vamos continuar e continuaremos limitados. Que mundo louco!
    ~~
    Tapetes alvos em campos de bonança
    ~~
    Beijos. Feliz noite

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. É tradição arrumar as decorações de Natal no Dia dos Reis.

      Löschen
  5. Não conhecia este belo poema!
    Ontem ainda tive um saco de presentes vindo do Canadá!
    É uma história bonita esta do Natal!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Que poema de tão grande simplicidade.
      As ofertas mais importantes não são realmente as maiores mas as mais simples, as que são dadas não com as mãos mas as que são dadas com o coração.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen