COSMOPOLITISMO — Revisão de um Ideal


 „Que a política tenha o dever de tratar todos os cidadãos como indivíduos de igual e imensurável valor, é uma das constatações fundamentais e poderosas, do pensamento ocidental“   
Martha Nussbaum 

Na sua obra, a filósofa defende acima de tudo, valores humanistas e argumenta a favor de uma educação que tenha como objetivo principal formar cidadãos universais e não formar pessoas convenientes para o mercado. Dentro de uma tradição liberal clássica, no sentido da defesa das liberdades políticas, e mais ainda, dentro de um liberalismo social, Martha Craven Nussbaum dialoga com pensadores como John Dewey, Jean-Jacques Rousseau, Donald Winnicott, Ralph Ellison e Rabindranath Tagore, revelando o pluralismo de suas referências. 
Com a sua brilhante reavaliação da tradição cosmopolita Marta Nussbaum oferece uma contribuição bem-vinda e urgentemente necessária nos tempos actuais em que assistimos ao crescente chauvinismo. 
O livro COSMOPOLITISMO“ é elucidativo e estimula a refletir.

Kommentare

  1. Com o renascimento dos nacionalismos todo o pensamento que vise educar cidadãos do mundo é bem vindo!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. No seu último livro „Cosmopolitismo“ Martha Nussbaum não escreve sobre a educação dos cidadãos; escreve sim, sobre a dignidade do ser humano.

      Löschen
  2. Eu sei que também sou um pensador, mas agora, não consigo pensar

    Beijinho
    Feliz fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não sou uma pensadora, gosto sim, de ler o pensamento dos entendidos, e Martha Nussbaum sabe o que escreve.
      Ao fim da tarde, um membro do Círculo Literário vêm visitar-me, e eu vou-lhe oferecer o livro.

      O meu fim-de-semana é em casa, olhando através das janelas a neve que cobre o jardim. E como vai ser o teu, Ricardo?! Já foste votar?!

      Löschen
    2. Teresa

      A mesa de voto fica a cerca de 200 metros da minha casa. Sim, fui votar de manhã, embora o vencedor esteja "anunciado". Por aqui não há neve, mas há chuva, frio e algum vento. Não está agradável andar na rua, de fato. Deixa-te estar no quentinho da tua casa que é o melhor que fazes.

      Beijinho garota.

      Löschen
    3. Sem surpresas: Marcelo reeleito à primeira volta, Ana Gomes em segundo e André Ventura em terceiro E Ventura ainda pode ser 2.º. Sobre os terceiro, quarto e quinto lugares há muitas dúvidas sobre qual será a ordem, segundo as projeções: Marisa Matias, João Ferreira e Tiago Mayan muito renhidos.

      Uma fim de tarde muito agradável, bebendo champanhe e conversando sobre a política internacional e as rígidas restrições do governo alemão até 14 de Fevereiro.

      Löschen
  3. Confesso que não tenho bagagem para comentar a sua publicação. Dado a minha "ignorância" Lool
    *
    Sou a alma da minha força.
    *
    Beijo. Boa noite, de Domingo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A Cidália é a alma da sua força.
      Enquanto que a minha força está em descobrir as sementes da verdade.

      Löschen
  4. «Pétala» bela e verdadeira.
    Vou pesquisar sobre a filósofa.
    Beijo, Teresa continua em casa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Olha, Teresa, a MARTHA NUSSBAUM merece uma publicação no teu „PÉTALAS“

      Löschen
  5. Até podia levar já esta. Concordas?
    Bjs

    AntwortenLöschen
  6. Antworten
    1. Quem te agradece sou eu, Teresa, por aceitares a minha proposta 🌸

      Löschen

Kommentar veröffentlichen