25 de Janeiro de 1882



„Não se pode pensar bem, amar bem, dormir bem, quando não se jantou bem“

Virgina Woolf nasceu em Londres no dia 25 de Janeiro de 1882.
Virginia Stephen, nome de solteira, passou a infância numa mansão londrina com os três irmãos e tratada por sete criados, convivendo com personalidades como Henry James e Thomas Hardy. Virginia tinha 13 anos quando a mãe morreu e 22 quando o pai faleceu. Os quatro irmãos foram então viver para Bloomsbury, um bairro londrino da classe média-alta. A irmã mais velha, Vanessa, de 25 anos, tomou conta dos outros três.
Em 1912, casa-se com Leonard Woolf, com quem funda, em 1917, a Hogarth Press, editora que revelou escritores como Katherine Mansfield e T.S. Eliot. Fez parte do grupo Bloomsbury, círculo de intelectuais sofisticados que, passada a I Guerra Mundial, investiria contra as tradições literárias, políticas e sociais da era vitoriana.
As primeiras obras de Virginia Woolf foram The Voyage Out (1915) e Noite e Dia (1919). Em Mrs. Dalloway (1925), Virginia Woolf emprega recursos narrativos inovadores para retratar a experiência individual. O mesmo ocorre com Rumo ao Farol (1927). Em 1928, publica Orlando, fantasia histórica que evoca com brilho e humor a Inglaterra da era elizabetana. Nesse período, Woolf faz as famosas conferências para estudantes dos grandes colégios femininos de Cambridge, nas quais mostra sua verve feminista. Em 1931, publica As Ondas, uma de suas obras mais importantes. Seis anos mais tarde, lança Os Anos.
Toda a vida de Virginia Woolf foi dedicada à literatura. 
A 28 de Março de 1941, pouco depois de ter lançado Between the Acts, Virginia Woolf suicidou-se, atirando-se ao rio Ouse em Sussex com os bolsos cheios de pedras.

A Room of One's Own — onde Virginia Woolf defende a independência das mulheres, foi um dos livros que mais me influenciou, daí ter dado esse nome a um dos meus blogues, como homenagem a uma das mais importantes escritoras britânicas. 
 

Kommentare

  1. Comemoremos a efeméride lendo a autora.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Literatura elegante, poética e cheia de reflexões.

      Löschen
  2. Parece ter tido uma vida bastante atribulada, era uma pessoa complexa, cuja orientação sexual não teria sido bem aceite naquela época. Uma grande escritora, sem dúvida.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A poetisa Vita-Sackville West é a grande musa do romance biográfico “Orlando” (1928), que Virginia escreveu numa espécie de febre do momento.

      Löschen
  3. Pelo bilhete de despedida que deixou ao marido, dá a ideia de que os dois em conjunto foram felizes. Ela, por si só não o foi. Depressões, fama de ser abusada pelos meios irmãos. tudo junto com uma educação austera, rígida, morte da irmã, entre outras situações, fizeram com que "descarregasse nos livros muita da infelicidade que consigo (dizem que sempre) transportou.

    Mais uma vez a pergunta se impõe: O suicídio será um ato de coragem ou de cobardia?

    Deixando um beijinho aromado de pétalas de rosa. ����

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O caso verídico da relação amorosa entre Virginia Woolf e a e poetisa Vita-Sackville West, sob a vigilância dos maridos...
      O teu comentário enriquece e completa a publicação no aniversário da famosa escritora britânica.

      O suicídio será um ato de coragem ou de cobardia? Uma pergunta difícil de responder. Eu diria que é uma simbiose de coragem —cobardia.

      Löschen
    2. Concordo que , o suicídio, seja mesma uma simbiose de coragem —cobardia. Sem dúvida
      Fica bem
      beijinho

      Löschen
  4. Lamento pouco conhecer dela!
    Agradeço as informações.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não podemos conhecer tudo, Leo, mas aposto que gostavas da obra da Virginia Woolf.

      Löschen
  5. E a imagem prova
    haver pedras que falam
    (expressiva escultura)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Comentário expressivo sobre a escultura de Stephen Tomlin.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen