„Werk ohne Autor“


Realizado por Florian Henckel von Donnersmarck, o filme „Werk ohne Autor“  não trata oficialmente da vida de Gerhard Richter. Mas conta a história do jovem pintor Kurt Barnert cuja tia é assassinada pelos nacional-socialistas por ser considerada louca e que foge para a Alemanha ocidental onde conhece, na famosa Academia de Artes de Düsseldorf,  figuras célebres como Joseph Beuys, Günther Uecker e Sigmar Polke. Assim como Kurt, Gerhard nasceu em Dresden, em 1932, foi aluno da Academia de Artes antes de fugir para Düsseldorf, onde estudou e trabalhou, produziu impressionantes pinturas fotográficas e também teve a tia assassinada pelos nacional-socialistas. Além disso, algumas cenas do filme fazem referências directas à telas de Richter. O filme começa quando o pequeno Kurt visita, com a tia, a célebre exposição „Arte Degenerada“ realizada por ordem de Adolf Hitler com a intenção de expor a impureza e o caráter perverso da arte moderna comparando-a à loucura ou a deformações genéticas – expressão máxima da decadência de um povo na óptica bem peculiar do ditador. Eram cerca de 650 obras criadas por nomes como Picasso, Kandinsky, Paul Klee, Mondrian, Georges Braque e Henri Matisse. Terminada a visita, o miúdo revela que talvez não queira mais ser artista. Gerhard Richter é o pintor vivo cujas obras atingiram os maiores preços em leilões. Uma pintura abstrata do pintor alemão foi arrematada por cerca de 45 milhões de dólares na Sotheby’s em Londres em 2015. 

Kommentare

  1. Parece-me uma proposta interessante! Beijinhos de longe, cá deste Portugal à beira mar plantado. Espero que esteja tudo sereno com a Teresa e os seus. Sorrisos =)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Candidato alemão ao Oscar „Nunca Deixe de Lembrar“ é um drama que mistura arte, política e história de amor. Gerhard Richter não gostou do filme.

      Löschen
    2. Já está na lista para ver, talvez no dia de ano novo!

      Löschen
    3. Dê-me a sua opinião, Fátima!!

      Löschen
  2. Votos de um ano de 2021 repleto de muita saúde!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon