LUAR DE JANEIRO



Luar de Janeiro,
Fria claridade...

À  luz dele foi talvez 
Que primeiro
A boca dum português 
Disse a palavra saudade...

Luar de platina;
Luar que alumia
Mas que não aquece,
Fotografia
De alegre menina
Que há muitos anos já ... envelhecesse.

Luar de Janeiro,
O gelo tornado
Luminosidade ...
Rosa sem cheiro
Amor passado
De que ficou apenas a amizade ...

Luar das nevadas
Álgido e lindo,
Janelas fechadas,
Fechadas as portas,
E ele fulgindo,
Límpido e lindo,
Como boquinhas de crianças mortas;
Na morte geladas 
— E ainda sorrindo ...

Luar de Janeiro
Luzente candeia
De quem não tem nada,
— Nem o calor dum braseiro,
Nem pão duro para a ceia,
Nem uma pobre morada ...

Luar dos poetas e dos miseráveis ...
Como se um laço estreito nos unisse;
São semelháveis 
O nosso mau destino e o que tens;

De nós, da nossa dor, a turba 
 — ri-se
 — E a ti, sagrado luar ... ladram-te os cães!

 

Kommentare

  1. Um poema muito antigo, triste e de saudade. Tantos anos depois é ainda intemporal.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Poema muito antigo e intemporal que ouvia da minha avó materna — tinha eu uns cinco ou seis anos — nas noites de luar.

      Löschen
  2. Augusto Gil enchia as páginas dos meus livros escolares.
    Sempre melancólico, às vezes soturno mas muito de encontro ao sentimento da saudade lusitana!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. António Nobre é um poeta muitíssimo mais melancólico e soturno do que o Augusto Gil — ambos ao encontro da alma lusitana 🇵🇹

      Löschen
  3. Antworten
    1. A fotografia é maravilhosa!
      Infelizmente não é da minha autoria.

      Löschen
  4. Poema muito bonito de Augusto Gil. Li em silêncio e, respeitosamente, em silêncio me deixei ficar

    Um beijinho doce de fim de semana, desde a maravilhosa cidade de Lisboa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Em silêncio te deixaste ficar, enquanto que os cães ladravam ao luar.

      Löschen
    2. Não seriam os cães ladrando ao luar
      Nem esse seria um som apetitoso
      Belo seria ser a tua voz a chamar
      E o meu silêncio ficaria ruidoso
      ........
      Fica bem. Beijinho silencioso e demorado.

      Löschen
    3. Eu pragmática e fria adoro a tua poesia romântica.
      Quem diria?!

      Löschen
    4. Se calhar não és tão fria assim
      Nem pragmática como pensas
      Talvez um beijo dado por mim
      Te virasse de avessas
      ............................................
      Brincando contigo, não leves a mal
      Beijinho

      Löschen
    5. Exercício de sedução?!

      Löschen
  5. Parabéns. Adorei este poema. Obrigada pela partilha! :))
    -
    A voz que me afaga e endoidece
    .
    Beijo, e bom fim de semana.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um poema que não endoidece ninguém.
      Poetando ao luar dizemos adeus ao mês de janeiro ❄️

      Löschen
  6. Estou fascinada com este poema!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Poema intemporal que também me fascina ❄️

      Löschen
  7. Augusto Gil , lembramo-nos logo do seu poema mais conhecido "Balada da Neve ". A sua poesia é simples, sentimental e nostálgica.
    Feliz escolha do poema para a imagem, tão bela.


    Beijinho e continuação de bom fim de semana !

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quando ouvia a minha avó materna a recitar „Balada de Neve“ até me arrepiava. Domingo poético ❄️

      Löschen
  8. Luar de Janeiro,
    Fria claridade... nesse tempo
    Hoje o luar gelou

    (Essa árvore? Reconheço-me! Sou eu!)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Tu és a árvore, meu amigo!
      Lá de longe a lua procura o teu sorriso.

      Löschen
  9. Adoro a poesia simples de Augusto Gil que tocava fundo o meu coração de menina.
    Ainda hoje gosto muito e sei de copr muitos poemas seus.
    Bonita conjugação entre a foto, belíssima, e o poema.
    Felicito-te, Teresa, pelo bom gosto da tua escolha.

    Um abraço.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quando recebi o livro de poemas do Rogério fiquei tão saudosa da minha pátria e da preciosa poesia portuguesa, que não resisti de publicar um poema do meu tempo de menina e moça.

      Beijo afectuoso da amiga de longe ❄️

      Löschen
  10. Que bela despedida ao mês de janeiro e à melancolia dos dias vividos na atualidade um pouco por todo o planeta. Esperemos por dias mais claros! Beijinho.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Aqui os dias não são assim tão „escuros“ como os dias terríveis que Portugal está a passar neste momento, segundo as notícias vindas daí.
      A sua visita ao „ematejoca azul“ trouxe claridade e alegria ❄️

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!