DOS DIAS MONÓTONOS


„Nos grandes momentos todos são heróis; tem-se sempre a ideia, embora vaga, de que se está representando e que o papel se deverá desempenhar com perfeição; de outro modo não aplaude o público. Depois as epopeias duram pouco; todas as forças se podem concentrar, faz-se um apelo supremo à suprema energia; em seguida permite-se o descanso, a mediocridade que apazigua e repousa; nada mais vulgar do que um herói fora do seu teatro. 
Não é, pois, necessário que te prepares para as crises; são horas em que sempre
— se não és totalmente apagado — te encontrarás acima de ti próprio; mil elementos te farão pedestal; tão alto subirás que só te será difícil, passada a exaltação, não te admirares do que fizeste; vês-te incapaz de repelir o golpe; e para a fama do herói certamente contribui este espanto que o toma de se não ter sempre igual, de em determinada conjuntura ter passado sobre ele o apelo dos deuses.
É para todos os dias que precisas de educar e afinar a alma; é para te sentires o mesmo em todos os minutos que deves dominar os impulsos e ser obstinadamente calmo ante as dificuldades e os perigos, as alegrias e os triunfos. O constante exercício do ginasta te sirva de estímulo e de guia; que saibas dar um passo com a mesma segurança, leveza e calma com que poderias dar um salto; aprende a ter nas resistências o esforço dos ataques.
O que a vida apresenta de pior não é a violenta catástrofe, mas a monotonia dos momentos semelhantes; numa ou se morre ou se vence, na outra verás que o maior número nem venceu nem morreu: flutua sem norte sem esperança. Não te deixes derrubar pela insignificância dos pequenos movimentos e serás homem para os grandes; se jamais te faltar a coragem para afrontar os dias em que nada se passa, poderás sem receio esperar os tempos em que o mundo se vira.“


AGOSTINHO DA SILVA
CONSIDERAÇÕES 
E
OUTROS TEXTOS

Kommentare

  1. Palavras sábias e inspiradoras.
    E digo isto porque quero dar nota do gosto que tive em ler esse texto e nada mais me ocorreu dizer senão a trivialidade com que iniciei este escrito.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Encontrei as palavras sábias e inspiradoras de Agostinho da Silva ao arrumar uma das minhas estantes.

      Löschen
  2. Na monotonia dos dias e perante tão sábias consideração de quem sempre considerei ser sábio, na sua aplicação filosófica à vida, plena de humanismo, só posso citá-lo:

    ...que saibas dar um passo com a mesma segurança, leveza e calma com que poderias dar um salto.

    Um abraço
    (sem agitação)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Perdão: *Sábias considerações, como é natural.

      Löschen
    2. Numa das minhas visitas ao Porto, um familiar ofereceu-me este livro.
      Li-o e guardei-o. Há dias encontrei-o.
      Quero que não me falte a coragem para afrontar o momento crucial em que vivemos.
      Saudações natalícias de um Düsseldorf sem neve.

      Löschen
  3. A vida é assim, cheia de altos e baixos, de sucessos e fracassos, de monotonia e de alegria.
    Há sempre um tempo de sim e um tempo de não!
    Que este seja um tempo de sim para ti.
    Bela foto!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Confesso que a nova variante do coronavírus Sars-CoV-2, que causa a covid-19, identificada no Reino Unido, me roubou a magia das festas natalícias.
      A fotografia é de um calendário antigo.

      Löschen
  4. Deixei um comentário, mas não aparece aqui.
    Dizia eu que a foto era um espanto e como a tinhas identificado como tua, que eu, quando fosse grande, queria ser uma fotógrafa como tu. : ))
    A razão porque sei que o comentário entrou foi que recebi os comentários dos outros leitores porque tinha sinalizado o quadradinho para que isso acontecesse.
    Mistério!!
    Ah! E que tinha gostado muito da consideração. Esta parece-se pais extensa que a original...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não sei o que aconteceu ao teu comentário, Catarina, mas como sou eu a única pessoa que entra na conta do google, ninguém o podia apagar.
      Quanto à fotografia é um caso a considerar. Eu tirei a fotografia à fotografia de um calendário antigo. Tenho pena de deitar fora os calendários, sem primeiro os fotografar.

      Löschen
    2. Tens calendários muito giros. Como os meus são do supermercado, apenas têm fotos de refeições. :)

      Löschen
    3. Tenho realmente calendários muito caros — presentes do Natal e do fim do ano — é quase um crime deitá-los no contentor dos papéis.

      Löschen
    4. Eu diria que é quase um crime comprar calendários muito caros. : ))
      Essas mesmas imagens (dos calendários) compiladas num livro, por exemplo, poupariam muito papel!! : ))


      Löschen
    5. Um amigo meu tem uma agência de publicidade. No Natal oferece calendários de grande valor artístico aos clientes. No habitual jantar natalício oferece também aos amigos esses lindíssimos calendários. Este ano não houve jantar nem calendários.

      Löschen
  5. Venho desejar-lhe uma noite de Natal festiva com a companhia possível nesta fase e que tudo corra bem na sua vida. Mesmo contra sua vontade tenho de lhe agradecer o incentivo que têm sido as suas palavras, acredite.
    Um grande abraço amigo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. As minhas palavras são insignificantes para expressar a profundidade da sua POESIA.

      Löschen
  6. Olá, Teresa !
    Venho desejar-te um Santo e Feliz Natal, em segurança.
    Que 2021 te traga TUDO o que desejas.
    Beijo muito amigo, saúde.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. ACREDITO que 2021 nos traga TUDO o que desejamos.
      Beijo da Teresa daqui para a Teresa daí.

      Löschen
  7. Olá Teresa minha estimada amiga de coração.

    Passo a fim de deixar votos de um Natal repleto de Saúde, Paz e Amor. Que o próximo Ano Novo de 2021 te traga tudo o que o teu coração desejar. Cuida-te porque está a chegar um frio agreste.

    Um beijinho desde Lisboa, Portugal

    FESTAS FELIZES

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O meu Natal foi repleto de saúde, paz e amor. E o teu, Ricardo?!
      2021 vai ser o ano da libertação. Ano em que vou sair da prisão.
      Beijo da amiga com as mãos frias, mas com o coração quente.

      Löschen
    2. Olá estimada amiga Teresa

      O meu Natal foi passado em família, onde o amor foi Rei e a ternura foi Rainha. Assim seja a passagem do ano velho para o ano novo

      O que queres dizer com: " Ano em que vou sair da prisão? A que prisão te referes, sendo que, não é aquela composta por paredes e frias grades.

      Tantas vezes um coração quente
      E umas mãos frias em queixume
      Abrasam o corpo tão docemente
      Que fazem a alma arder em lume
      .
      Beijinho aqui do rapaz, já homem, ;)

      Löschen
    3. A minha prisão é uma cidade lindíssima.
      Conhecida por „pequeno Paris“.
      Cidade verde; cidade da moda.
      Cidade nas margens do Reno.

      Mesmo assim, quero sair daqui.
      Visitar o Porto, Viena e Oxford.
      Conhecer outras culturas e outros países.
      Um dos meus presentes de natal é uma viagem a Bilbão.

      Beijo de uma mulher com as mãos; os pés; o coração a arder.

      Löschen
    4. Tu mulher, com teu corpo a arder
      E os teus olhos sorrindo
      Mulher linda só podes ser
      Que dessa prisão está fugindo
      .
      Ao passares pelas margens do Reno
      Lembra-te se assim puder ser
      Que te ofereço um beijinho terno
      Que te deixe o coração a arder
      ...............................
      Um beijinho em tu sem máscara.

      Löschen
  8. Feliz Natal, querida Teresa 🎄

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um dos meus presentes de Natal foi um livro, todavia não me zanguei 🎄

      Löschen
  9. Foste buscar um belo texto de quem sempre achei dissertar bem. Contudo, não deixa de ser contraditório quando escreve, e cito, "Não é, pois, necessário que te prepares para as crises"
    Na vida, temos que nos preparar para tudo. Ainda que saiba que a vida nos reserva surpresas e crises para as quais nunca estaremos preparados

    BOAS FESTAS!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora os meus dias não sejam monótonos, o texto „DOS DIAS MONÓTONOS“ disserta bem sobre as crises para as quais nunca estaremos preparados. A covid-19 é uma dessas crises, contudo há crises muitíssimo piores. A viagem sem regresso de alguém que amamos.

      Löschen
  10. Feliz Natal e um 2021 com esperança de melhores dias !

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os meus dias em 2020 não são assim tão maus!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen