A amizade é uma dádiva preciosa


Esta tarde, a minha amiga Lieselotte trouxe-me um cesto cheio de marmelos que comprou no mercado ao ar livre de Duisburg. Ela sabia que eu queria fazer compota de marmelo e não é fácil encontrar este fruto outonal num mercado próximo.
Relacionado com as peras e maçãs, ao marmelo falta-lhe a comestibilidade e o apelo destes seus parentes, mas em contrapartida bate-os aos pontos no que respeita ao forte aroma que emana. Símbolo da fertilidade desde os tempos da antiga Grécia, este fruto, muito rico em vitaminas além de ser rico em vitamina A, em vitamina C, em vitaminas do complexo B e em vitamina E, também fornece fibras solúveis, potássio, ferro, cobre, ácido málico e pectinas e tem também propriedades que combatem problemas como a anemia e o cansaço.
Et voilà!
Dos marmelos à compota.
Lavo e descasco os marmelos. Corto em pequenos pedaços e coloco dentro de uma panela juntamente com o açúcar e a água. Mexo, tapo a panela e levo a ferver em lume médio-baixo cerca de 1 hora e 15 minutos. Desligo o lume e trituro os marmelos com uma varinha mágica até obter uma mistura cremosa. Deixo arrefecer completamente. Coloco o doce em frascos de vidro.
Um frasco é para a minha querida amiga Lieselotte.

Kommentare

  1. Guarda-me um fraquinho
    Não te dei marmelos
    Mas sou teu amigo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não tenho por ninguém um fraquinho.
      Estás longe demais para te oferecer um frasquinho.
      Sou feliz por te ter como amigo.

      Löschen
  2. Serviço de envio para Macau??? :)))

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quando nos encontrarmos em Vila Nova de Gaia ofereço-lhe um frasquinho.

      Löschen
  3. Uma dádiva que deve ser celebrada todos os dias.

    AntwortenLöschen
  4. Fazer compotas, uma actividade típica do Outono... colorida e aromática.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A amizade é ainda mais colorida e aromática do que todas as compotas do outono 🍂

      Löschen
  5. Que bom ter uma amiga como a Lieselotte (adoro este nome!) num tempo em que as relações interpessoais se transformaram em brevíssimas "ligações toca-e-foge"!

    Boas compotas e um abraço, Tersa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não tenho um amigo a cada canto, mas todos os meus amigos são verdadeiros e não são „toca-e-foge“. Um dos nossos amigos é também um tipo porreiro — o Rogério que merece todo o nosso carinho.

      Vou fazer compota de abóbora 🎃 após o Halloween 🎃

      Abraço forte da amiga de longe.

      Löschen
  6. Fizeste-me viajar no tempo e ao tempo de criança. Nasci e vivi no campo até aos 11 anos, altura em que, sozinho embarquei para a zona de Lisboa de onde nunca mais sai. Perto da nossa modesta casinha, morava um tio que tinha muitos marmeleiros desses que oferecem uns marmelos grandes, doces, maravilhosos. Esse meu tio dava à irmã, minha mãe, kilos e kilos deles, com os quais, a minha mãe fazia kilos e kilos de marmelada, que os filhos, éramos 5, comíamos à colher, - e claro no pão - exceto a minha irmã mais novinha que ainda era uma bebé. Antes dela nascer o mais novo também nunca comia, pois havia sempre um que era ainda bebé quando nascia o seguinte. Isto passava-se todos os anos. Eu, como o mais velho, era o que comia mais, lol.
    Eu com 9/10/11 anos, apanhava os marmelos e cozia-os só com água num lume feito na rua com madeira apanhada ali ao lado. Depois metia açúcar - às carradas - e comida que era uma maravilha. Pronto, deu-me para isto... RECORDAR

    Imagino-te, embora não o admitas, tão doce como as compotas que fazes.

    Beijinho daqui até aí com aroma, e sabor, de compota

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não é... comida ... mas sim, comia ...

      Löschen
    2. Li as tuas recordações com todo o interesse e carinho — uma dádiva tão preciosa como a nossa amizade — embora seja somente virtual. Não sou tão doce como as compotas, sou sim, uma amiga fiel e divertida, mas sobretudo tolerante.

      Beijo da amiga que nunca teve irmãos para dividir a marmelada 🍂

      Löschen
  7. NOTA:- Porque não se pode comentar no Trovoada de Maio?

    AntwortenLöschen
  8. Como a minha ficou deliciosa não vou pedinchar um frasquinho! :)

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A tua marmelada é que é deliciosa. Não tenho engenho e arte e sobretudo não tenho paciência para fazer marmelada ou geleia. Contento-me em cozer os marmelos com açúcar especial para compotas e em vez de água uso licor de marmelo.

      Abraço tão doce como a compota outonal 🍂

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!