Transtorno explosivo || Systemsprenger


Esta noite a segunda emissora alemã de televisão, abreviado ZDF, apresentou “Systemsprenger” || “Transtorno explosivo” realizado por Nora Fingscheidt com Helena Zengel, Albrecht Schuch, Gabriela Maria Schmiede, filme visto no 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro de 2019.
Em contraste ao corpo infantil da pequena Benni — com uma impactante performance por Helena Zengel como raramente visto no cinema — existe uma personalidade feroz, violenta, selvagem, mas também sensível, que não consegue controlar a sua raiva explosiva diante da sua carência efectiva. Prestes a completar dez anos de idade, a traumatizada criança tornou-se o que os serviços de proteção infantil chamam de “destruidora de sistemas” e não pensa em mudar. Ela tem um único objetivo: voltar para casa e ficar ao lado de sua mãe, mas Bianca tem medo da própria filha. A única esperança da menina, é Micha, um especialista em controle de raiva. O filme acompanha um pedaço da vida desta menina-problema, convidando o público a entendê-la e as pessoas em seu redor.
Na Alemanha há cerca de 13.000 crianças que contam como “destruidoras de sistemas“.

 


Kommentare

  1. Confesso que é uma noção totalmente nova para mim.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Também eu não tinha noção até que „Systemsprenger“ de Nora Fingscheidt ganhou o Prémio Alfred-Bauer na Berlinale de 2019.

      Löschen
  2. Alguns estudos feitos indicam que a causa dos transtornos explosivos intermitentes podem ser devido a fatores ambientais e biológicos. Há medicação e psicoterapia, mas ainda há muito que fazer nesta área da saúde mental. A percentagem de adolescentes que sofrem deste distúrbio é muito alta e continua a haver falta de apoio intensivo para estes casos mesmo aqui no Canadá.
    Lembro-me de há alguns anos estar numa reunião em que a criança (um pré-adolescente), sem causa aparente, começou a ter indícios de que um “meltdown” estava iminente. Foi muito constrangedor.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Acredito que a causa dos transtornos explosivos intermitentes sejam devidos a fatores ambientais e biológicos. Embora eu tenha ouvido o grito da Benni do filme e o grito do Luca do documentário, pedindo o amor dos pais, que lhe era negado. Um drama social constrangedor, que sacudiu com todas as fibras do meu corpo.

      Löschen
  3. É um filme, mas que, existem na realidade muitas crianças assim. As ajudas, a meu entender, são muito poucas, Esse filme parece-me bem interessante!. Obrigada :) 🌹💙

    -
    Liberdade, em deixar passar o vento ...
    -
    Beijos e um excelente dia...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. AQUI 🇩🇪 as ajudas são muitas. É, porém, no seio da família que as crianças deviam ter um ambiente propício ao seu desenvolvimento normal.

      Deixo passar o vento... e tomo a liberdade de me encontrar com todos os membros do Círculo Literário em Hösel 📚 hoje de tarde.

      Löschen
  4. O sistema é que as destrói.
    Acho muito positivo dar a conhecer e dialogar com o publico sobre estes problemas.
    Só educando e sensibilizando se avança.

    Um beijinho

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não, não é o sistema que as destrói.
      É no seio da família que a crise se faz sentir mais tragicamente — em filhos indesejados, em órfãos com os pais vivos, em lares desfeitos, em pais recorrendo à droga, ao álcool e à violência como evasão para os seus problemas emocionais.

      Um beijo, desejando um fim-de-semana em beleza 🦩

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!