A Alemanha, o parque, os patos...

 “Obrigado por não nos alimentar com pão. Pão nos faz mal e não contém os nutrientes que precisamos para sobreviver no inverno. Também polui a nossa água e faz com que prolifere as algas da superfície, e matando peixes. Também faz com que produza um mau cheiro na água.”

Segundo um estudo recente, a prática pode parecer inofensiva, mas alimentar patos com migalhas de pão não só prejudica a saúde destas aves, como pode também colocar em risco todo o ecossistema onde vivem.

Kommentare

  1. Gostei desta "informação"! :)🌹💙
    .
    Beijos, e um excelente dia :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. É simplesmente a explicação, porque escrevi aquele comentário tão antipático no blogue da minha querida amiga JANITA.

      Excelente dia no parque sem alimentar patos, gansos, cisnes...

      Löschen
  2. Se os humanos os alimentarem com frequência, os patinhos podem ir perdendo, aos poucos, a sua independência para procurar os alimentos nutritivos de que precisam. Uma das muitas razões por que não os devemos alimentar. Mas é uma prática que se vê constantemente quando não há placas a indicar de que não se deve fazer isso.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Deitar máscaras, cuspir e deitar lixo no chão também é uma prática que se vê constantemente, porque não há placas a indicar de que não se deve fazer isso. Claro que os alemães dizem, que são os estrangeiros que fazem essas parvoíces.

      Löschen
  3. Ontem, enquanto fazia a minha caminhada na parte da tarde, aproximei-me duma área pequena, selvagem, e tirei algumas fotos. É um emaranhado de árvores e arbustos, de ramos e plantas, sem veredas. Enquanto me aproximava do carro vi um trabalhador a apanhar o lixo e meti conversa com ele. Perguntei por que mantinham aquela área “selvagem” e ele explicou que era um habitat natural. Fez sentido. Depois foi apontando para as árvores que tinha acabado de aparar e deu-me algumas informações sobre as suas responsabilidades profissionais. Falei sobre o problema do lixo que vejo no outro lado do parque em redor do lago onde se encontram as áreas para piqueniques e dei a entender que, na minha opinião, não se justifica que depois de um fim de semana se veja algumas garrafas vazias no chão, papéis, e máscaras – já tenho visto algumas – e cinzas espalhadas das fogueiras que fizeram. E ele disse... “assim temos alguma coisa para fazer”. Não me referi (e ele sabe-o bem) que a maior parte das famílias, em pequenos e grandes grupos, que fazem piqueniques neste parque, são do Médio e Extremo Oriente. Eu sei, porque vou a este parque praticamente todos os dias. Oiço-os falar em inglês sem pronúncia, sinal que ou nasceram aqui ou vieram muito jovens. São, para quase todos os efeitos, canadianos. Serão apenas eles que atiram lixo para o chão? Não, só que há algumas áreas onde se vê mais lixo que outras. Quanto a mim, é completamente inaceitável. Ensinamos as crianças desde tenra idade a não deitar lixo para o chão independentemente do lugar onde nos encontramos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Excelente texto, Catarina!!
      Uma visão sobre o comportamento de grupos de canadianos com raízes do Médio e Extremo Oriente. Exactamente os mesmos comportamentos de alemães com raízes turcas.

      Löschen
  4. E se cada um cumprir, torna-se mais fácil!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Falar é muito fácil, mas cumprir já é outra história.

      Löschen
  5. Esquecendo isso de "matar os patos com bocadinhos de pão", deixa que te diga...desta vez superaste-te!! Belas fotos de um bonito lago ALEMÃO e lindos patos-reais.
    Gostei muito desta réplica, TERESA!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Fotografias antigas tiradas com a minha primeira câmera digital, no Zoologischer Garten Düsseldorf.

      Löschen
  6. Desconhecia por completo. Nasci numa zona onde existe um grande lago e onde existem patos mansos e bravos às dezenas. Os miúdos roubavam o pouco pão que havia para irem ao lago dar aos patos. Cascas de fruta idem idem aspas aspas.
    Faz mal dar pão aos patos mas...decerto, que dar ao pão uma perna de ...pronto já me espalhei, lol
    Deixando um beijinho que pode ser...à pato.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Atirar migalhas de pão aos patos, gansos, cisnes de um lago ou de um rio é um ritual muito antigo. Agora, ambientalistas estão alertando sobre os perigos da prática. Segundo eles, o alimento pode estimular a proliferação de bactérias e algas nos rios e lagos, que por sua vez, podem envenenar outras espécies e também atrair animais invasores, prejudicando ainda mais o meio ambiente.

      Queres o meu beijo à CISNE NEGRO?!

      Löschen
  7. Quando pensávamos que estávamos a ser simpáticos para os animais...
    Bfds

    AntwortenLöschen
  8. Tinha deixado aqui um comentário
    Se calhar, o comeu um pato

    (era assim https://youtu.be/ttn81dhwtS8 )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. NÃO foram os patinhos que comeram o comentário. Esqueces-te de o publicar.

      Löschen
  9. Excelentes fotos!!!
    Quanto ao resto, máscaras eu deito no lixo, mas já deitei migalhas para um lago... e gosto de pato com laranja...
    Beijo inofensivo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. NÃO me lembro de comer pato com laranja, uma especialidade da cozinha chinesa, mas NÃO gosto de ver boiar pedacinhos de PÃO nos lagos dos parques que visito.

      Löschen
  10. Não sabia mas tanto quanto me lembre nunca lhes atirei migalhas de pão.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Que me lembre também nunca lhes atirei migalhas de pão.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!