Miss Piggy passeia pelas ruas de Bruxelas...



 “O porco era o único animal que enquanto metáfora cobria todas a extensão de emoções humanas e concepções ideológicas”


No encontro do Círculo Literário a 28 de Agosto de 2020, em Hösel, analisamos «A Capital» o último livro do escritor austríaco de origem judaica Robert Menasse. Politica e filosoficamente ele identifica-se com o marxismo e com Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Um tema recorrente é também a tradição judaica e a crítica ao prevalente anti-semitismo europeu.
Para escrever o seu livro, Robert Menasse pesquisou quatro anos in loco, desenvolvendo um olhar amavelmente crítico em relação aos burocratas da União Europeia e à sua condição de seres humanos que podem cometer erros.  
Vencedor do Prémio Livro Alemão 2017, o primeiro grande romance sobre a União Europeia é, ao mesmo tempo, uma sátira, um romance policial e uma análise – e ainda um apelo em prol de uma Europa que vá além dos egoísmos nacionais; para que se relembre o que está no centro do «projeto de paz europeu» e se tenha a coragem de o levar ao próximo nível. 
O júri, composto por sete membros, elogiou o livro como um “texto de múltiplas camadas, que tece com maestria as questões existenciais do privado e do político e solta o leitor em um campo aberto”. Com competência dramatúrgica, Robert Menasse, nas palavras dos jurados, escava “com leveza as camadas mais profundas desse mundo que chamamos de nosso”. 

 Para o próximo encontro do Círculo Literário a 9 de Outubro de 2020, em Düsseldorf, escolhemos 
«Die Bagage» da escritora alemã Monika Helfer.

Kommentare

  1. Suínos são que mais vemos passear por aí, mundo afora.
    Todos intragáveis!

    Boas leituras e bons convívios, Teresa.

    Abraço e bom fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Miss Piggy passeia pelas ruas de Bruxelas, capital de uma união em risco. Uma sátira, de uma ironia quase grotesca, com um crime por resolver, uma proposta muito provocatória e um exercício ensaístico. Um livro que vale a pena ler.

      Fim de semana borbulhante. E como vai ser o teu, Janita?!

      Löschen
  2. Amanhã, fale-me da Lídia
    daquela que foi hoje distinguida com o Prémio de uma Feira Internacional do Livro ...

    AntwortenLöschen
    Antworten

    1. Amanhã, não falo da Lídia Jorge, que ganhou no México o prémio FIL de Literatura!!

      Löschen
  3. O que existem mais são suínos e nem todos de quatro patas. Alguns, embora disfarçados, até andam de bicicleta. Diz-se...lol
    Como sempre gostei de ler - e ficar a conhecer - a tua publicação.
    .
    Bom fim de semana
    Um beijinho, daqui até aí, em ti.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O porquinho que passeia pelas ruas de Bruxelas é simplesmente uma metáfora. Robert Menasse escolhe um porco, porque é o animal que cobre todas a extensão de emoções humanas e concepções ideológicas.

      Os suínos a que tu e a Janita se referem, são seres humanos que correm o risco de errar. O problema é, que “Errar é humano, permanecer no erro é diabólico”

      Fim de semana borbulhante. E como vai ser o teu, Ricardo?

      Löschen
  4. Um grupo literário que escolhe obras bem pouco conhecidas em Portugal.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O grupo literário não se interessa pelas obras conhecidas em Portugal, com excepção da portuguesa fundadora do Círculo Literário.

      O livro é tão bom, que me apetecia oferecê-lo ao Carlos.

      Löschen
  5. O nosso clube de leitura da biblioteca acabou por ser cancelado. Recomeçaremos, em princípio, em janeiro. De uma maneira geral, escolhem autores canadianos ou americanos. Gosto de conhecer escritores novos e quase todos os que mencionas são novos para mim.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Robert Menasse que nasceu em 1954, em Viena, é um dos escritores mais importantes e conhecidos da literatura austríaca contemporânea. «A Capital» é a sua obra de estreia em Portugal.

      Löschen
    2. Escolhi "A Capital". Já o tenho no meu tablet. A biblioteca tem "Enraged citizens, European Peace and Democratic Deficits", "Don Juan de laMancha, or The Education of Lust" - Gostei do título; vai ser o seguinte.:))... e também possui "Wings of Stone".

      Löschen
    3. Embora, tanto "Don Juan de laMancha, or The Education of Lust", como "Wings of Stone" sejam romances com excelentes críticas, ainda não os li.

      Löschen
  6. Gostei da sua publicação! Que essa Miss Pygg, vistorie bem as ruas ...
    :)🌼
    -
    Sonhava ser...
    -
    Beijo, e um bom fim de semana.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu sonhava ser a Miss Piggy a passear pelas ruas de Bruxelas... lindas de morrer!!

      Sábado tranquilo 🌼
      Domingo borbulhante 🌼
      E como vai ser o seu fim de semana, Cidália?!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen