Pablo Picasso. Os Anos da Guerra 1930-1945



"Não pintei a guerra porque não sou o tipo de pintor que sai como um fotógrafo buscando algo para representar. Mas não tenho dúvidas de que a guerra está nestas pinturas que fiz", disse o espanhol Pablo Picasso após o fim da Segunda Guerra Mundial.  
 Após os nazistas ocuparem a França, o trabalho de Pablo Picasso foi qualificado de "arte degenerada". Mesmo assim, o pintor permaneceu no país. Entre 1939 e 1945, Picasso pintou principalmente retratos, nus ou naturezas mortas.
A exposição —  Pablo Picasso. Os Anos da Guerra 1930-1945 — no museu K20 foca a vida do pintor e a relação entre a arte e o conflito mundial.

Kommentare

  1. Tenho um certo fascínio elo pintor espanhol, pelo que essa Exposição estaria bem a meu gosto.
    A sua forma de pintar a guerra foi, como todos sabemos, a monumental "Guernica".

    Fica bem, Teresa.
    Bom Dia dos Avós.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Charlotte ou Pablo pouco importa.
      O que interessa é que a vida cultural voltou à normalidade.
      Terça-feira visito uma exposição em Bonn.

      Löschen
  2. Acredito que seja uma exposição que adorava ver.
    .
    Desejando um Domingo feliz
    Beijo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora eu já conhecesse a maioria dos trabalhos expostos, valeu a pena ver a exposição.

      Desejo-te um domingo tão feliz como o meu!!

      Löschen
  3. Na tarda nada
    vou organizar uma visita guiada

    http://www.cm-oeiras.pt/pt/agenda/Paginas/reabertura-exposicao-picasso-mestre-universal-.aspx

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Nessa visita guiada, ides conhecer e conversar entre cerâmicas, desenhos e gravuras, e descobrir através delas algumas curiosidades sobre relações humanas e os temas que mais entusiasmaram Pablo Picasso.

      Löschen
  4. Vi recentemente um documentário sobre a Guernica.
    Um génio extraordinário, Pablo Picasso.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Guernica, uma das obras mais famosas de Pablo Picasso, pintada a óleo em 1937, é uma “declaração de guerra contra a guerra e um manifesto contra a violência”.

      O pintor comunista esqueceu as atrocidades do Czar Vermelho — um sádico e psicopata.

      Löschen
  5. Gosto de algumas obras de Picasso.

    Como libelo contra o absurdo da guerra continuo a preferir os Fuzilamentos de Maio, de Goya, a Guernica.

    Boa semana e abraços

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Francisco de Goya e Pablo Picasso viveram a guerra de uma maneira diferente, portanto. duas pinturas distintas, dois artistas distintos, um só tema: a Guerra.

      Löschen
  6. Vi há relativamente pouco tempo uma exposição sobre a sua obra em Algés.
    Confesso que não sabia que também era ceramista!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten

    1. As obras provêm de coleções particulares, destacando especialmente aquelas que pertencem à Coleção Fran Daurel, entre as quais se incluem todas as cerâmicas, desenhos e obra gráfica.

      Löschen

  7. Como disse no post anterior, ainda não me que expor a ambientes onde haja público, mesmo que reduzido, com exceção de parques. Pelas razões que apontei.
    A exposição de Picasso que estava programada para Junho ou Julho foi adiada para o Outono de 2021.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Há multidões —sem máscaras —nos nossos parques. É menos perigoso visitar museus —pouco público, sendo o uso obrigatório de máscaras.

      Löschen
    2. Uma das razões por que tenho ido sempre ao mesmo parque (para além do seu ambiente relaxante), e sem máscara, é porque temos muito espaço, tanto quando faço as caminhadas como quando me sento na minha cadeira debaixo de uma árvore. Por isso tenho evitado aqueles onde costumava ir à beira do Lago Ontário.
      Acredito que nos museus e galerias tenham regras exigentes para a segurança de todos. E quando decidir ir prefiro conduzir. Habitualmente vou de metro até à baixa. É a única vez que uso os transportes públicos e até gosto.
      Vamos passar à fase 3 – finalmente!!! – esta sexta-feira. Os ginásios e as piscinas vão abrir. E estes serão a minha prioridade neste momento. Vou aguardar uns dias para me informar de como se processará a entrada, como será o set up do ginásio e o número de pessoas autorizado na piscina. Como tenho focado no aspeto mental/emocional/psicológico com tudo o que tenho ao meu dispôr, tenho que focar no aspeto físico que, lamentavelmente, descurei. Imperdoável!! Estou a ficar perra!! : ))

      Löschen
    3. Não frequento ginásios. Embora tenha uma piscina quase à porta de casa, não me apetece meter o meu corpo na água, onde possa estar um corpo contaminado. Nunca se sabe. As caminhadas com o Caldor Amadeo evitam que eu fique perra!! : ))

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon