Gala. A minha vida com Éluard e Dalì


Embora não goste de ler biografias, às vezes faço uma excepção. Ou, mais precisamente, fui quase obrigada por um membro do Círculo Literário a ler “Gala” de Dominique Bona. Membro esse, que veio esta manhã tomar o pequeno-almoço comigo. Então, aproveitei a oportunidade para lhe devolver o livro.

 Gala foi uma companheira cuja sedução permanece um mistério. Paul Éluard, Max Ernst e Salvador Dalí sucumbiram à sua sedução e dela receberam uma espécie de energia vital, poderosa, sem a qual talvez não tivessem se tornado os artistas que conhecemos. A figura de Gala significou para alguns arrogância e antipatia. A sua vida foi solitária, fechada no seu universo interior, repleta de segredos. Esta biografia revela a personalidade pouco conhecida, embora profundamente sedutora de Gala, e a sua relação com três dos maiores artistas do século XIX. Uma aventura surrealista sob nova luz que apresenta um retrato fascinante da história da arte moderna ao longo de sete décadas.

Kommentare

  1. Interessei-me mais pela importância que teve Gala na vida do pintor surrealista, Salvador Dali, - e sabemos que foi enorme - do que propriamente na sua biografia.
    Contundo, sei que foi uma mulher fascinante que despertou ódios entre os homens, mas foi com Dali que ficou até ao fim da sua vida.
    Quando Miró os apresentou, ainda Gala era casada com Paul Éluard.

    Bom Domingo e boas leituras.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Desde a minha adolescência que admiro a poesia de Eugène Emile Paul Grindel. Paul Éluard o nome que Gala escolheu para o poeta francês, autor de poemas contra o nazismo que circularam clandestinamente durante a Segunda Guerra Mundial.

      Foi através do marido, Paul Éluard, que Gala conheceu Salvador Dalí, por quem se apaixonou e com quem se casou mais tarde. Joan Miró não participou do movimento dadaísta, um dos pilares do surrealismo, em Paris.

      Continuação de um domingo em beleza.

      Löschen
  2. Nao faz o meu género, ler biografias, mas em determinados casos, talvez !
    De alguma maneira, ler uma biografia torna-nos obviament, mais próximo daquele/a que admiramos ou não, ou é meramente uma curiosidade.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Em Julho deste ano, visitei a exposição Salvador Dalì e Hans Arp: Die Geburt der Erinnerung # O Nascimento da Memória com dois membros do Círculo Literário e, um deles, meteu-me nas mãos “Gala” de Dominique Bona.

      Löschen
  3. Sabia das paixões que suscitou e pouco mais. Fiquei curiosa

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Elena Ivanovna Diakonova, seu nome de baptismo, na adolescência, foi enviada para um sanatório na Suíça para o tratamento da tuberculose. Lá, conheceu o jovem Eugène Emile Paul Grindel que mais tarde adoptou o nome de Paul Éluard. Gala teve forte influência sobre homens como Paul Éluard e Salvador Dalí, mas NUNCA sobre o alemão Max Ernst.

      Löschen
  4. Se na minha reunião de condomínio os vizinhos fossem por aqui... onde se falasse de gente digna de ser falada... onde se falasse de quem tinha um fraquinho por quem... onde se espraiasse sobre amores, desamores e outros sentimentos próximos...

    Se a minha reunião de condomínio fosse por aqui... poucos condóminos teriam a contribuição em dia!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. NÃO quero agradar a gregos e troianos com aquilo que escrevo aqui, Rogério, e ainda muito menos aos condóminos do teu prédio!!!

      Löschen
  5. Uma sedutora que conseguiu fazer sucumbir mesmo os mais excêntricos (Dali).
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma sedutora que conseguiu fazer sucumbir APENAS dois homens fracos: Paul Éluard e Salvador Dalì.

      Boa semana.

      Löschen
  6. A sedução personificada!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A sedução personificada?
      NÃO!!
      Gala seduziu APENAS dois homens fracos: Paul Éluard e Salvador Dalì. A relação com Max Ernst foi simplesmente sexual. Uma das muitas mulheres, que ele levou para a cama.

      Löschen
  7. Gostei da sua publicação!
    :)
    -
    Quão cinzenta é a vida ...

    -
    Beijos, e uma excelente semana.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quão colorida é a minha vida, lendo e caminhando pelas margens do Reno.

      Löschen
  8. Acredito que seja uma biografia muito interessante de ler.
    Deixando um beijinho
    Votos de uma boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. As alusões históricas são a parte mais interessante da biografia Gala. A minha vida com Éluard e Dalì.

      Votos de uma semana com coração feliz 💙

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon