caminhada matinal



O QUE SERIA DA FILOSOFIA E DA LITERATURA SEM O CAMINHAR?

Kommentare

  1. Caminhar faz bem à saúde e alegra o espírito
    Bom dia.
    Uma semana feliz

    AntwortenLöschen
  2. Uma pergunta a que é difícil responder porque não há uma relação directa entre uma coisa e outra. A menos que "caminhar" queira dizer "progressão do espírito". Que seria dos escritores que têm deficiências físicas?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer5/22/2024

      Há uma relação directa e importantíssima entre caminhar e a filosofia
      e a literatura alemã. Tema de vários mestrados e doutorados.
      Hoje, tomo como exemplo Friedrich Nietzsche.
      O caminhar ocupou um lugar importante na vida do filósofo alemão.
      Ele entende que os pensamentos que vêm com pés alígeros governam o mundo.
      Ele reagia ao seu desânimo caminhando e ao caminhar iniciou uma verdadeira
      aventura intelectual auto formativa e autobiográfica.

      Löschen
  3. JANITA5/22/2024

    Como a resposta mais coerente e lógica já foi dada, nada mais tenho a acrescentar à tua pergunta. A não ser que...nem filósofos nem escritores escrevem e pensam com os pés, no entanto, é olhando com os olhos do corpo, as paisagens que deparam durante a caminhada que se abrem os olhos do pensamento e se alargam horizontes...
    Um abraço caminhante. :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer5/22/2024

      Caminhar é uma filosofia na cultura alemã.
      O caminhante enérgico, envolto no seu ritmo quotidiano, curva-se em face do vento,
      contra o vento, com a cabeça erguida, o peito desbravador, a potência nas pernas.
      Assim, o caminhar é signo de força e coragem, e na expressão rítmica dos seus
      passos e passadas, vive uma felicidade profunda.

      O meu marido alemão, mas não filósofo ou escritor, tinha horror às minhas
      caminhadas de 20 quilómetros nos fins de semana.

      Abraço da aldeia do Düssel com laivos de tempestade.

      Löschen
  4. Pois eu ainda estou confortavelmente sentada num sofá da sala do meu filho.
    Vim para Lisboa ontem festejar o 13° aniversário do neto mais velho!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer5/22/2024

      Para me aninhar no sofá e aproveitar o seu conforto, tenho que
      primeiro dar uma passeata, de pelo menos, cinco quilómetros.
      Muitas felicidades para o teu neto — o futuro de Portugal.

      Löschen
  5. Charles Darwin fazia caminhadas todos os dias – creio que com o seu cão. As caminhadas não o teriam levado diretamente à teoria da evolução, mas de certo melhoraram exponencialmente as suas competências cognitivas. : )
    Murakami confirmou que as caminhadas são muito importantes para a sua carreira literária.
    Para mim as caminhadas são meditativas e são excelentes exercícios de cardio. : )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teresa Palmira Hoffbauer5/22/2024


      Até onde Gandhi pretende caminhar, e com que objectivo?
      Qual é a relação entre as caminhadas de Kant e a sua filosofia moral?

      Depois de andar durante muito tempo, chega um momento em que
      tenho de regressar a casa, porém, sinto vontade de continuar por
      dias, por séculos. Caminhar é a minha fonte de energia e inspiração.

      Löschen
  6. Gostaria de te dizer que, na minha opinião, tens um grande talento para colagens, sabes combinar bem as cores, as imagens e os temas das tuas publicações. E, naturalmene, o “visual” do blog no seu todo ... : ))

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quem toda a vida ouviu dizer que não tinha veia artística,
      fica perplexa com os teus elogios, Catarina.
      De qualquer maneira muitíssimo obrigada.
      Enquanto que caminhar me dá forças para enfrentar o dia.
      As colagens são uma actividade relaxante.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen