VIVER EM TEMPOS DE VÍRUS


Tema com 13 autores e especialistas de língua portuguesa que 
escrevem sobre a situação nos 13 países em que residem e sobre a sua própria experiência.
Encantamento, um conto inédito de Mário de Carvalho
Ensaios de Boaventura de Sousa Santos, Viriato Soromenho-Marques e António Carlos Cortez. E Caetano Veloso na crónica de Valter Hugo Mãe.

Kommentare

  1. Bolas, gosto de todos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Bolas, só conheço o nome desta gente, mas não a sua escrita. Li a crónica "Cárcere com Caetano Veloso" de Valter Hugo Mãe:

      "Passo os dias desta pandemia a ouvir Caetano Veloso e a pensar como ele se tornou uma negociação entre mim e qualquer dificuldade. Primeiro plano para lidar com o desafio, sua voz abrindo na casa, como se pássaro subitamente cantasse pelo interior, mas sem perder voo nem o céu inteiro. Sei muito mal explicar porque me salva que cante. As paixões são outra razão, para a qual ainda não foram inventadas palavras. Mas é verdade que o disco com Ivan Sacerdote parece brotar de pérola na concha em que a casa se tornou. Na casa agora fechada, as paredes brancas, a voz de Caetano maturou preciosa, pérola, perfeita. Nem estou sozinho nem estou injustificado. Glorifico, privilegiado, a vida. Mais me levantam minhas paixões. Estão vivos os discos, os livros, os quadros que pendurei nas paredes e me acompanham profundamente."

      Löschen
  2. Grande selecção!
    Bom domingo, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Nunca li nada desta selecção, excepto um conto de Mário de Carvalho. De leitura obrigatória é o Jornal De Letras, Artes e Ideias.

      Bom domingo, António!!

      Löschen
  3. Tudo pessoal bom de escrita

    Desejando um domingo muito feliz. Se saires a fim de dar um passeiozito higiénico, cuida-te.

    Beijinho daqui, até aí, em ti...com ou sem máscara.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O Jornal de Letras é o meu mapa pelo universo literário da língua portuguesa.

      Confesso que começo a ficar um pouquinho imprudente.

      Beijos com sabor a morangos.

      Löschen
  4. Vi ontem os dois episódios da mini-série "Lutero: a reforma", com o actor Maximilian Brückner no papel principal, sobre a reforma protestante contra o comércio das indulgências e que culmina com a Guerra dos Camponeses (em alemão, Deutscher Bauernkrieg), uma revolta popular nos países de língua alemã entre 1524-1525, não apoiada por Lutero, mas que falhou por causa da intensa oposição da aristocracia, que abateu 100 mil camponeses e agricultores mal armados. Os sobreviventes foram multados e obtiveram poucos ou nenhum de seus objetivos, sofrendo atrocidades por parte dos príncipes alemães.
    A reforma luterana teve igualmente um grande alcance ao estabelecer as bases para a separação entre a Igreja e o Estado.

    Hoje morreu o embaixador José Cutileiro, que sobre a Reforma Protestante escreveu:
    «Entretanto, fiéis ofendidos não só por alguns dogmas da Igreja Católica mas também pela depravação do Vaticano (em festa dada ao papa Alexandre Borgia, cinquenta cortesãs dançaram primeiro vestidas, depois nuas, apanhando no fim - com as vaginas - castanhas do chão de mármore), com Lutero e Calvino à frente, reformaram o cristianismo. Os fieis passaram a ler a Bíblia e a falar directamente com Deus. A moralidade tornou-se ingrediente indispensável da salvação, e integrou o progresso material.»

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não vi a mini-série "Lutero: a reforma", com o actor alemão Maximilian Brückner. Li sim, vários livros sobre a Guerra dos Camponeses / Deutscher Bauernkrieg. Em sua memória, temos o Deutsche Bauernkriegsmuseum em Böblingen.

      Morreu em Bruxelas o embaixador José Cutileiro, que escreveu no Expresso sobre personalidades da política, da diplomacia, da ciência, das artes, dos negócios, do beau monde, etc., não li o que escreveu sobre a Reforma Protestante.

      Löschen
  5. Houve uma altura em que comprava o Jornal de Letras depois pouco a pouco deixei de o fazer, acho que porque às vezes não o encontrava, outras porque estava mais ocupada e me esquecia. Vou tentar encontrar este.

    AntwortenLöschen
  6. O último livro do Mário
    trago-o sempre no carro
    quando paro
    leio sempre um bocado

    há uma ano que ando nisto
    e não desisto
    https://conversavinagrada.blogspot.com/2019/04/promessa-cumprida-comprei-o-livro-do.html

    AntwortenLöschen
  7. Parece-me uma bela seleção, ainda que apenas conheça a escrita de Valter Hugo Mãe [que adoro]

    AntwortenLöschen
  8. Crónicas de um novo normal.
    Macau já só tem uma pessoa internada.
    há 60 dias!!! :)))
    Boa semana

    AntwortenLöschen
  9. Li já dois livros do Mário de Carvalho e tive o prazer de o conhecer pessoalmente quando estive na Faculdade de Letras, pela mão de um outro escritor, o professor Ernesto Rodrigues.
    Vou procurar este artigo no respectivo Jornal.
    Obrigado Teresa, tomei nota !!!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!