Notícias de Berlim


"Passamos da fase inicial da pandemia. Chegamos ao ponto em que podemos dizer que alcançamos o objetivo de tornar a propagação do vírus mais lenta e proteger o sistema de saúde de uma sobrecarga."

Angela Merkel em Berlim, anunciou amplo relaxamento nas restrições devido ao coronavírus.

Os governos dos 16 estados federados, denominados Bundesländer (no singular Bundesland) terão liberdade para decidir até que ponto novos relaxamentos serão permitidos no seu território. Cada estado será responsável por decidir quando e como reabrir restaurantes, bares, discotecas, hotéis, pensões e apartamentos de férias, bem como universidades, feiras, teatros e cinemas, entre outros. 

O governo federal exigiu, no entanto, que haja um retorno a medidas mais rígidas de isolamento se houver um aumento no número de casos do novo coronavírus. Assim, ficou acertado que, se uma cidade registrar mais de 50 novas infecções por 100 mil habitantes ao longo de sete dias, ela deverá adotar imediatamente medidas mais rígidas contra a propagação do vírus, que deverão vigorar até o número ficar abaixo de 50 por no mínimo sete dias.

Kommentare

  1. Falando de Portugal e dos portugueses direi que conheço um pouco da irresponsabilidade que muitos mostram nos seus comportamentos e, falo em relação ao covid-19.

    Um "cordel" mais frouxo e, é vê-los a passear lado a lado, conversando animadamente, pelas ruas, cantos, espaços tipo praças ou pracetas. Usam máscara, dirão. Sim é verdade. A maioria até usa. Mas ...

    As praias só não estão cheias porque o calor ainda não deu para isso. Quando vier em força vai ser um Deus me salve e acuda, junto às praias. Não sei se haverão policias e outras autoridades que consigam suster essa irresponsabilidade

    As pessoas estão cansadas de estar em casa. Concordo. Mas a saúde é preciosa demais para que se brinque com ela. Ir duas vezes junto ao precipicio pode-se não cair. Numa terceira, avança-se mais um pouco, e o destino é o fundo da ravina

    Oxalá me engane e tudo corra bem. Oxalá...

    Um beijo, daqui até aí, em ti.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não esquecer: a luta continua...

      Sem problemas de peso, praticante de desporto, fazendo uma alimentação saudável, receio o amplo relaxamento nas restrições devido ao coronavírus.

      Adoro o beijo, daí até aqui, em mim.

      Löschen
  2. E quanto ao Brasil, ontem li que estamos em terceiro lugar no mundo em casos de pessoas infectadas, não me surpreendeu, afinal somos governados pelo presidente mais irresponsável do mundo diante da pandemia (e isso não é apenas afirmação minha, há jornais pelo mundo dizendo), ou seja, há muitas pessoas que seguem o péssimo exemplo e agem como se fosse apenas uma "gripezinha", como disse o presidente. Ontem morreram 600 pessoas no Brasil, anteontem foram 200, quer dizer, o número voltou a aumentar. Espero que esteja tudo bem contigo, Teresa, e que estejas tomando cuidado (com os vírus e, também, com os idiotas irresponsáveis). Beijo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Jair Bolsonaro é um IGNORANTE.
      Dou graças a um deus desconhecido, porque me dar a oportunidade de viver num país governado por uma MULHER inteligente e pragmática. Hoje, ela caiu, mas caiu elegantemente, ao aceitar o amplo relaxamento imposto pelos governadores dos dezasseis estados. A chanceler alemã avisou o povo alemão que a luta contra a COVID-19 continua...

      Eu cá estou ótima e tu, Ulisses?! Beijinho 💋

      Löschen
  3. Que corra tudo pelo melhor! Se cada um fizer a sua parte, com consciência, não será necessário retroceder a medidas mais rígidas

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A chanceler alemã foi obrigada pelos governadores dos dezasseis estados a um amplo relaxamento. O povo alemão é disciplinado... mas NUNCA confiar‼

      Löschen
  4. "receio o amplo relaxamento nas restrições devido ao coronavírus"
    Onde é que eu assino, Teresa.
    Cautelas e caldos de galinha.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A minha amiga Angie também receia o amplo relaxamento nas restrições, mas compreendeu que o povo alemão, embora disciplinado começava a ficar impaciente‼

      Eu continuo cautelosa, prescindindo dos caldos de galinha‼

      Löschen
  5. De certa forma admiro as linhas de fronteira traçadas. Que em Portugal, claro, não existem. Ou existem vagamente. Veremos o que sucede.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ontem em Berlim foi um acto de guerra entre a chanceler alemã e os governadores dos dezasseis estados. O governador da região onde vivo é o mais assanhado. Vamos lá ver o que acontece nos próximos sete dias.

      Löschen
  6. Funciona bem a relação do governo federal com os governos dos estados ou há muita crispação?
    E dos vários estados entre si, há políticas muito diferentes e estados mais privilegiados do que outros?
    Um abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os dezasseis estados são governados por partidos políticos diferentes, daí a desunião ainda antes da COVID-19. A rivalidade entre governador da Baviera e governador de NRW, as regiões mais ricas da Alemanha, é compreensível, porque ambos querem ser os sucessores da Angela Merkel.

      Löschen
  7. O relaxamento pode ser perigoso se as pessoas não entenderem que têm de continuar a serem muito cautelosas e a terem os comportamentos de higiene muito bem decorados, para se evitarem retrocessos. Isto é para todo o Mundo, embora estejamos todos em fases diferentes.
    Na Europa têm morrido muitas pessoas, mas estes número serão ultrapassados nos países onde as condições de vida são muito piores que as nossas, infelizmente !
    Espero que na Alemanha tudo se mantenha disciplinado e organizado como até aqui !

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Confio na disciplina alemã, mas não na disciplina dos alemães com raízes estrangeiras. Vamos lá ver o que acontece nos próximos 7 dias.

      Mete a barata no quarto de banho, mas não metas lá a tua MULHER.

      Löschen
  8. Great post!Love your blog so much,you are amazing!Im looking forward to read your next posts!Thanks for sharing!

    Hope you'll maybe visit and follow mine blog too!
    beautyqueen000.blogspot.rs

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Do you understand the portuguese language?!

      Löschen
  9. Seria bom era se aparecesse logo um remédio...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A vacina é uma forma eficaz e, muitas vezes, a única alternativa para prevenir doenças, seja em crianças ou em adultos.

      Löschen
  10. Penso que deve equivaler a se Lisboa tivesse 500 novos casos… Mesmo assim, parece-me uma grande margem… antes de um regresso.

    A Europa está confrontada com a economia e este confinamento esperou deixar a incerteza de quantos eventuais milhares de casos estavam a circular para a probabilidade e um número substancialmente reduzido após este confinamento de mês e meio… vamos aguardar. Vejo amigos e colegas a fazer uma vida normal… ou quase, eu continuo a reservar-me e a analisar os números.

    Um beijo de bom fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A crise do coronavírus é avassaladora, mas ela também tem outros aspectos. O que nós aprendemos nestas semanas: as coisas são voláteis, mudam dia a dia. As máscaras faciais, descritas pelos especialistas como bastante inúteis no início da pandemia, dominam agora o cenário nas ruas. O que não pode acontecer: que se espalhe a sensação de que o fantasma se foi, de que a vida continua como antes. Este vírus vai durar muito tempo ainda.

      Abraço-te neste maravilhoso fim-de-semana, Sam!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon