5 de maio de 1818 em Tréveris


„O problema de saber se ao pensamento humano se pode atribuir uma verdade objectiva não é um problema prático. É na prática onde o homem deve demonstrar a verdade, isto é, a realidade, o poder, a terrenalidade do seu pensamento. 
A discussão em volta da realidade ou irrealidade do seu pensamento — isolado da prática — é um problema meramente escolático.“ 

Karl Marx, Os Manuscritos Económico-Filosóficos

Kommentare

  1. Merece ser lido sem fanatismos.
    De nenhum dos lados.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Estudei a filosofia de Karl Marx (1888-1883) sem ideologias políticas. A contribuição do filósofo alemão e, de modo geral, do marxismo é de grande importância no equacionamento do problema das condições da liberação humana.

      Löschen
  2. Bom dia:- Se o disse é porque tem algo de verdade
    .
    Um beijin ho daqui, até aí, em ti. Mas será que existe algum pensamento que encerre toda a verdade e que essa não pode ser desmitificada?
    Cuida-te

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. É uma critíca ao posicionamento filosófico de Ludwig Andreas Feuerbach, que se limita a interpretar o mundo de diferentes modos; do que se trata é de o transformar.

      Também te beijo com amizade, Rike.

      Löschen
  3. Marx, como qualquer filósofo, lê-se com certa admiração; mas a sua teoria, que é afinal mais uma teoria acerca do mundo e do homem, ainda que acentuando a dimensão da prática humana, não serve a tudo e nem sempre; até por assim negar um dos seus fundamentos, a dialéctica material. E no entanto, contém verdades inegáveis. Há muitos anos que não leio Marx. e nem sei se voltarei a lê-lo.
    Bom dia, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ler os filósofos alemães em tempo de desorientação é salutar.
      Temos em Düsseldorf um dia maravilhoso para passear.

      Löschen
  4. Um excelente ponto de vista, até porque, inúmeras vezes, a nossa teoria não é colocada em prática. Nem sempre caminham lado a lado de uma forma complementar

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A concepção de Filosofia não é essencialmente prática; tem por objetivo duvidar, questionar, chegar ao conhecimento verdadeiro através da lógica.

      Löschen
    2. "A religião é o ópio do povo" escreveu Marx na sua Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Gostei de estudar Marx.
      Aprender filosofia e gostar de filosofia implica ter o espírito aberto a todas as correntes filosóficas, a todas as formas de pensamento. Tendo sido educado em Portugal, e portanto geograficamente influenciado pela doutrina cristã, desde jovem procurei saber de outras vias para o "altíssimo" tendo encontrado algum refúgio e ressonância no pensamento budista, centralizado no próprio homem. Com o passar dos anos aproximei-me dos agnósticos, mas com um profundo respeito por todos os credos e confissões.
      Como dizia Montaigne, a inconstância do homem deve-se à sua natureza e faz com que nada dele seja sólido. Assim como o comportamento muda dependendo das circunstâncias, também mudam as suas opiniões e costumes. Não queremos nada absolutamente, nada constantemente.
      Um abraço

      Löschen
    3. A leitura dos seus comentários, Joaquim Ramos, infelizmente tão raros, é SEMPRE um deleite‼

      A filosofia de Georg William Friedrich Hegel assim como a filosofia de Ludwig Andreas Feuerbach tiveram uma profunda influência na filosofia de Karl Marx, apesar das diversas controvérsias.

      Um abraço filosófico de Düsseldorf 💚

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!