15 de Maio de 2009


O 1º encontro do Círculo Literário aconteceu no dia 15 de Maio de 2009, em Düsseldorf, na minha casa. Convoquei um grupo de amigas, às quais transmiti o meu propósito de criar um Círculo Literário.
Expliquei, a quem me acusou de que eu só lia livros difíceis, que todos os membros do Círculo tinham a oportunidade de escolher o livro que gostariam de opiniar com o grupo. O Castelo de Vidro (
The Glass Castle) da jornalista e escritora americana Jeannette Walls foi o livro escolhido por Karin Merse para o encontro de 26 de Junho de 2009.


O último encontro do Círculo Literário, ao qual não estive presente, porque ía a caminho de Paris, realizou-se no dia 6 de Março, em Düsseldorf.
Entretanto, a chanceler federal alemã, Angela Merkel, pediu à população do país que restringisse o máximo possível os contatos sociais para conter a disseminação do coronavírus Sars-Cov-2 no país, o que nos obrigou a cancelar os encontros literários.
 Os tempos que correm obrigam-nos a recorrer à criatividade: para assinalar o 11º aniversário do Círculo Literário reunimo-nos em grupos de 3 membros, como é permitido pelo governo alemão. A Ingrid e eu fomos até ao belo jardim da Lieselotte — maior do que o mini-parque perto de minha casa Usamos máscaras e mantivemos uma distância entre 1,5 e 2 metros. Mais tarde, apareceu a Helga.
Herbert estava sempre a espreitar para saber, se precisavamos de alguma coisa. Com a máquina fotográfica eternizou o nosso encontro sob o perigo da Covid-19.
Comemos morangos e bebemos champanhe. 
Um encontro diferente e divertido.
E quando isto tudo passar — porque vai passar — teremos a oportunidade de organizar a melhor festa de todos os tempos e de recuperar o tempo perdido, apresentando os livros que lemos durante o afastamento.

Kommentare

  1. Sim senhora, grandes projectos livrescos. E não só projectos e não só livrescos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Enfrentamos o raio do vírus, fazendo planos para os meses de verão.

      Löschen
  2. Bom dia:- Tudo se consegue minimizar, se for esse o desejo, quando existe criatividade. Essa, a criatividade, inventa e consegue restringir ao mínimo, os estragos que certas situações desagradáveis, para não dizer más, criam.

    Foi, na minha modesta opinião, o que vocês usaram. Criatividade. Haja esperança que no próximo ano essa festa se vai mesmo realizar

    Um beijinho daqui, até aí, em ti.... com ou sem máscara.
    .
    Bom fim de semana
    Cuida-te

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ficamos no jardim até escurecer, animadas pelo champanhe, elaboramos programas e atividades culturais para os próximos meses. A Lieselotte e eu moramos na mesma rua, e vemo-nos quase todos os dias.

      Queres um beijo de Düsseldorf, Rike, que substitua a abstinência do gemido?!

      Löschen
  3. Teresa, excelente ideia ! Espero que tenham bastante sucesso nas vossas actividades que serão muito mais profícuas, quando esta epidemia se for !

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Cansada e feliz cheguei agora a casa, após uma longa caminhada com o Caldor Amadeo. Lentamente, volto à minha vida social e cultural.

      Löschen
  4. E foi uma bela maneira de contornar toda esta situação, sem deixarem de estar protegidas. Muitos parabéns por estes 11 anos :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Bem, foi um encontro muito agradável e troca de experiências e recordações muito interessantes e valiosas. Levantar um pouco a máscara para comer os morangos e beber o champanhe já foi menos agradável.

      Löschen
  5. Uma inciativa inspiradora! :) Mas siga tomando cuidado, Teresa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Estou com melhor cara agora do que antes da covid-19. Deve ser porque levo uma vida mais descansada. Não me sinto nada débil, muito pelo contrário.

      Cuida-te, Ulisses!!

      Löschen
  6. Livros, cavaqueira e tudo animado
    e pelo champanhe regado
    só posso saudar a iniciativa
    minha querida amiga

    Boas leituras

    Se não tem, mando-lhe o meu livro

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Somos um grupo divertido, que não quer salvar o mundo!!!

      O teu livro ainda não o temos, Rogério.

      Num dos encontros literários, opiniamos sobre um livro de José Saramago “Caim”, que não deixou indiferentes as leitoras do Círculo Literário.

      Löschen
  7. Já estive em algumas comunidades de leitores e foi bom para descobrir autores e livros e interessante ouvir o que os demais pensavam das leituras

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Bem, eu pertenci a vários grupos de leitura da biblioteca pública, mas sempre com o pensamento de organizar um Círculo Literário com os meus amigos.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!