11 de Maio de 1904


Salvador Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol nasceu a 11 de Maio de 1904, em Figueres, na Catalunha, e faleceu a 23 de Janeiro de 1989.
Filho de um prestigiado notário local, cedo se dedicou ao desenho e à pintura.
Em 1922 começou os seus estudos de Belas-Artes em Madrid. Mais tarde mudou-se para Paris e integrou o grupo de pintores e escritores surrealistas.
Nos anos 40 instalou-se em Nova Iorque. Regressa a Espanha em 1948, dando continuidade à genial produção artística que o havia de consagrar mundialmente como um dos grandes artistas do século XX.
Uma das primeiras obras de Dalí foi o Autorretrato com L’Humanité, pintada quando o artista tinha apenas 19 anos. A tela encontra-se atualmente no Teatro-Museo Dalí. O Autorretrato faz parte do período cubista do pintor, Dalí foi profundamente influenciado nesta fase pelo artista uruguaio Rafael Barradas.

Kommentare

  1. Dali era um gajo porreiro?... Julgo que o não tinha nessa cotação Picasso

    Sobre Dali, leia aqui:
    «...foi um dos intelectuais espanhois que desde o começo apoiaram Franco na Guerra Civil. Quando de seu retorno à Espanha após a temporada nos EUA, Salvador Dalí não escondia sua admiração pela figura do general. Essa relação de amizade entre os dois culminou na entrega da Gran Cruz de Isabel la Católica, prêmio concedido pelo governo de Franco a Salvador Dalí. Em troca, em 1972 Dalí doou ao Estado espanhol, ainda sob o governo de Franco, uma grande parte de sua obra. Dalí chegou a qualificar publicamente a Franco como “un santo, un místico, un ser extraordinário”…

    Que diríamos disso tudo? Jogamos fora a obra com o artista? Talvez não. Mas não deixa de ser incômodo saber que enquanto milhões de espanhois viviam na miséria e sob um regime de medo imenso, sem liberdade absolutamente nenhuma, e quando milhares de pessoas eram presas e assassinadas pelo governo fascista, um artista fazia olhos cegos para tudo isto e não vacilava em se deixar fotografar ao lado de um dos maiores ditadores do século 20?

    Há como separar o homem do artista? Salvador Dalí não foi só artista. Se alinhou nas posições contrárias às da maioria dos intelectuais e artistas de seu tempo. Viu o massacre do seu povo, enquanto aplaudia o autor dos massacres. Surrealismo? Excentrismo? Irresponsabilidade de um espírito egóico?

    Talvez esse mesmo espírito ainda flane nos tempos atuais. Colocar o ego acima do coletivo pode ser bom para a auto-estima pessoal, mas pode levar o artista a lugares escabrosos…»

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Há muitos caminhos para a felicidade. Um deles é aceitar os indivíduos que tenham uma ideologia política diferente da tua, Rogério‼

      Löschen
    2. Sim, há muitos caminhos para a felicidade... eu diria que, em larga medida, Franco foi um homem feliz! Salazar, Hitler, Mussolini, também!
      Quanto a mim, estás farta de saber que considero a felicidade uma treta.
      Para mim, saramaguiano até ao tutano, o que conta é estar de bem com Minha Alma e com o Meu Contrário

      Löschen
    3. Mandaste a memória ao Diabo?!

      Esqueceste uma das figuras mais brutais do século XX: Josef Vissariónovitch STALIN. O seu governo totalitário tem sido amplamente condenado por supervisionar repressões em massa, limpeza étnica, deportações, centenas de milhares de execuções e fomes que causaram a morte de milhões de pessoas.

      Quantas pessoas morreram durante o governo de Mao Tsé-tung?!

      A tua alma COMUNISTA concorda com os assassinatos em massa sob regimes comunistas, que foram cometidos durante o século XX!?

      ESTALINE e HITLER são duas faces da mesma medalha!!!

      Löschen
  2. O verdadeiro génio louco!
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Genialidade e loucura andam de mãos dadas‼

      Löschen
  3. Como artista considero-o excepcionalmente dotado, um génio. Como pessoa...um excêntrico que me parece também egocêntrico e com defeitos ainda mais graves. Mas separo um do outro. A genialidade de um não perturba os ideais fascistas desligados da realidade do povo espanhol e dos valores humanos fundamentais. Parece-me que, humanamente falando, Dali era uma poia, caca pura. E um Artista Maior. Há assim contradições.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora Salvador Dalí seja considerado uma figura chave no movimento surrealista, o grupo não gostava em tê-lo por perto no início de sua carreira. Muitos no grupo eram comunistas e não estavam satisfeitos com as simpatias fascistas de Dalí.

      Contradições faziam parte do seu espírito inventivo!!

      Löschen
  4. Olá:- Pela obra deixada merece todos os elogios. Pelo seu carácter humano merecia ser fuzilado 1000 vezes. Já sei que não é com violência que se julga outra violência.

    Ele ao lado de Franco quando esse mandou fuzilar tantos e tantos inocentes que apenas reclamavam um pouco de pão para dar aos filhos, merece o meu total desprezo como ser humano. Não o odeio, porque nem o meu ódio merece,

    E como olhar para a sua obra sem pensar no carácter do artista?
    .
    Feliz inicio de semana.

    Um beijinho daqui, para aí, em ti --- mas sem ( a máscara) de Dali
    Cuida-te

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech — um dos grandes ícones da vanguarda surrealista — causou polémicas sendo expulso pelo líder e fundador do movimento André Breton, por motivos de interesses e tendências políticas distintas. O carácter Dalí sempre se afastou dos padrões convencionais, contudo não era um homem violento. O carácter do grupo comunista do movimento surrealista não era um máximo de qualidades.

      Não penso no carácter do artistas, quando olho para a sua obra. Quem sou eu para incriminar o carácter dos outros. Não sou adepta de grande severidade em relação à moral.

      Löschen
    2. Nisso tens toda a razão. Também não sou ninguém para avaliar - quiçá fazer juizos de valor - o carácter seja de quem for. Não fui correcto nessa minha apreciação.

      Um beijinho daqui, até aí, em ti.

      Löschen
    3. AQUI todas as apreciações são aceites e daí correctas‼
      Se TODOS nós pensássemos o mesmo, o mundo era então cinzento e tedioso‼
      Olha que eu NÃO engoli a colher da sabedoria‼

      Um beijo melancólico de Düsseldorf 💋

      Löschen
  5. Antworten
    1. Um dos mais excêntricos artistas do século XX, Salvador Dalí construiu uma imagem extravagante, como uma espécie de personagem de si mesmo. Um pintor polémico, com o qual eu gostaria de ter tomado um café!!!

      Löschen
  6. Quando se fala da obra de Dali, penso nos três quadros que, para mim, são os menos excêntricos: “A persistência da memória” – cujo nome não me recordava neste momento : ) – “O Sono” e este do teu post.

    O quadro dos relógios derretidos – em “A persistência da memória” - como costumam chamar, uma vez estudado, é fácil compreender e reter o seu simbolismo. A maior parte dos outros são um emaranhado de símbolos que podem ser interpretados de tantas formas que me confundem. : ))
    Cada um de nós pode interpretar o trabalho dos pintores à sua maneira, eu prefiro saber exatamente o que o pintor quis transmitir. A minha interpretacão, para mim, não é importante ou relevante.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não sou uma grande admiradora de Salvador Dalí: uma obra e vida cheia de controvérsias desde a suposta "reencarnação" ao seu apoio ao fascismo. Dalí ficou eternamente na história da arte com a sua obra: A Persistência da Memória‼

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon